sábado, 3 de dezembro de 2011

EBD: T04 L10 - O EXERCÍCIO MINISTERIAL NA CASA DO SENHOR


Escola Dominical - Esboços da EBD
LIÇÕES BÍBLICAS DO 4º TRIMESTRE - 2011
Neemias Integridade e Coragem em Tempos de Crise


Lição 10 - 4 de dezembro de 2011



Leitura Bíblica em classe: Neemias 13.1-8


1. O DESPENSEIRO FIEL FAZ USO DA PALAVRA DE DEUS - Neemias 13.1 - Naquele dia, leu-se no livro de Moisés aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de DEUS,

* Nas situações conflitantes tem ousadia de pregar, doa a que doer - 2 Timóteo 4.2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina;

* Em situações que prejudicam a obra usa-se de autoridade a palavra  - 2 Coríntios 13.10 Portanto, escrevo estas coisas estando ausente, para que, estando presente, não use de rigor, segundo o poder que o Senhor me deu para edificação, e não para destruição.

2. O DESPENSEIRO FIEL MOSTRA OS CUIDADOS DIVINOS - Neemias 13.2 - porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes, assalariaram contra eles a Balaão para os amaldiçoar, ainda que o nosso DEUS converteu a maldição em bênção.

* Orienta o povo sobre as oposições da obra de Deus  - Lucas 11.23 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

* Encoraja o povo que Deus sempre está no controle - Mateus 16.18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

3. O DESPENSEIRO FIEL ZELA PELA SANTIDADE DO POVO - Neemias 13.3 Sucedeu, pois, que, ouvindo eles esta lei, apartaram de Israel toda mistura.

* Mostra que a obediência a palavra é o caminho da santificação - João 17.17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade

* Mostra que a obediência a palavra é o caminho da purificação - Efésio 5.26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

4. O DESPENSEIRO FIEL NÃO SE ASSOCIA COM CORRUPTOS -  Neemias 13.4 - Ora, antes disso, Eliasibe, sacerdote, que presidia sobre a câmara da Casa do nosso DEUS, se tinha aparentado com Tobias;

* Não se envolve em jogo de interesses com o corrupto - 2 Coríntios 6.15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?

* Não se envolve com o corrupto para obter proveitos - Provérbios 25.19 Como dente quebrado, e pé desconjuntado, é a confiança no desleal, no tempo da angústia.

5. O DESPENSEIRO FIEL TEM ZELO NAS FINANÇAS DA OBRA -  Neemias 13.5 - e fizera-lhe uma câmara grande, onde dantes se metiam as ofertas de manjares, o incenso, os utensílios e os dízimos do grão, do mosto e do azeite, que se ordenaram para os levitas, e cantores, e porteiros, como também a oferta alçada para os sacerdotes.

* As finanças da obra devem ser administradas com transparência - Malaquias 3.8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

* As finanças da obra devem ser utilizadas na sua manutenção - Malaquias 3.10a..Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa

6. O DESPENSEIRO FIEL EM TODO TEMPO CUIDA DA OBRA - Neemias 13.6 - Mas, durante tudo isso, não estava eu em Jerusalém, porque, no ano trinta e dois de Artaxerxes, rei de Babilônia, vim eu ter com o rei; mas, ao cabo de alguns dias, tornei a alcançar licença do rei.

* O cuidado com a obra divina deve ser a nossa prioridade - Lucas 14.33 Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.

* Quem cuida da obra de Deus não se embaraça em negócios - 2 Timóteo 2.4 Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra

7. O DESPENSEIRO FIEL TROCA SEU CONFORTO PELA OBRA - Neemias 13.7 - E vim a Jerusalém e compreendi o mal que Eliasibe fizera para beneficiar a Tobias, fazendo-lhe uma câmara nos pátios da Casa de DEUS,

* Jesus deixou exemplos de simplicidade para serem seguidos - Lucas 9.58 E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

* Paulo deu exemplos fazendo tendas e não ser pesado a igreja -  2 Coríntios 11.8 Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado.

8. O DESPENSEIRO FIEL ZELA PELA PUREZA DA CASA DE DEUS -  Neemias 13.8 - o que muito me desagradou; de sorte que lancei todos os móveis da casa de Tobias fora da câmara.

* A casa do Senhor não é reduto de mercadores da fé - Mateus 21.12 E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;

* A casa do Senhor não pode ser uma casa de negócios - Apocalipse 3.17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;



Nesta lição, veremos que a tarefa de Neemias era dúplice: física e espiritual.
Não bastasse a reconstrução física de Jerusalém, tinha também sobre seus ombros a responsabilidade de reconstruir Jerusalém espiritualmente.
O zelo com que servia a Deus, fez com que agisse de forma enérgica, retirando do templo, toda a contaminação e subsequente maldição.

  1. A CONTAMINAÇÃO DO MINISTÉRIO

    1. Completado o tempo que Neemias havia solicitado a Artaxerxes para dirigir-se a Jerusalém a fim de reconstruí-la, o fiel servo persa, ausenta-se momentaneamente para logo retomar seu trabalho.
    2. Nesse ínterim, o mal que parecia estar distante do povo de Deus, penetra sorrateiramente no templo, através de:
                                          i.     Casamento misto do sacerdote.
1.    Os filhos de Israel foram precavidos pela Lei de Moisés que jamais deveriam casar-se com mulheres estranhas, a fim de não se afastarem dos retos caminhos do Senhor (Êx 34.12-15/Dt 7.1-3). No entanto, apesar da advertência o erro foi cometido.
2.    Aproveitando a ausência temporária de Neemias, o sacerdote Eliasibe, que presidia a câmara da casa do Senhor, resolveu transgredir este mandamento aparentando-se com a família de Tobias, o amonita, que se opôs a Neemias na reconstrução de Jerusalém.
3.    A instrução paulina à igreja quanto a esta união é a de total reprovação. O apóstolo denominou-a de “jugo desigual”, quando exortou os crentes de Corinto dizendo: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas. E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel” (II Co 6.14,15)
4.    Se um cristão não pode cometer tal erro, o que dizer de um cristão que exerce liderança, como foi o caso de Eliasibe, o sacerdote?
5.    O apóstolo Paulo também instruiu à cerca do comportamento adequado de um ministro de Deus quando disse: “Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel” (I Co 4:2).
6.    Portanto, associar-se com Tobias é aparentar-se com o mundo e com aqueles  cujas obras Deus aborrece (Tg 4.4; I Jo 2:15).
7.    Sejamos resolutos em fazer a vontade de Deus, como o salmista, ao ponto de amarmos o que Deus ama, e odiarmos o que Deus odeia: “Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim” (Sl 101:3).
                                         ii.     Privilégios abusivos.

1.    Não bastasse o primeiro terrível erro cometido pelo sacerdote Eliasibe, ainda cometeu outro, favorecendo Tobias, permitindo que este residisse nas dependências do Santo Templo do Senhor, numa câmara bem grande (Ne 13.5).
2.    Quando Israel peregrinava no deserto, Balaque o rei dos moabitas, contratou Balaão a fim de que amaldiçoasse o povo do Senhor. E não conseguindo desta forma, foi aconselhado de que promovesse festas pagãs a fim de fazer pecar o povo do Senhor. Por isso, Deus havia prevenido Israel de que jamais deixasse um amonita ou moabita entrar dentro do templo (Dt 23.3-6).
3.    Semelhantemente, não podemos agir como este sacerdote, permitindo que pessoas que não comungam da nossa fé tenham tanta intimidade conosco. Jamais devemos ceder espaço em nossa vida, família, igreja a coisas que por Deus são condenadas.
4.    Sigamos, pois o exemplo de Jesus que disse: “Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim” (Jo 14:30).

  1. A JUSTA INDIGNAÇÃO DO HOMEM DE DEUS

    1. É simplesmente admirável como Neemias após retornar a Jerusalém, reage ao pecado do sacerdote Eliasibe, conforme o relato bíblico:
    2. “E voltando a Jerusalém, compreendi o mal que Eliasibe fizera para Tobias, fazendo-lhe uma câmara nos pátios da casa de Deus, o que muito me desagradou, de sorte que lancei todos os móveis da casa de Tobias fora da câmara” (Nm 13.7,8).

  1. CARACTERÍSTICAS DO LÍDER NEEMIAS

    1. Com essa atitude, o servo de Deus, demonstrou possuir as seguintes características:
                                          i.    Zelo: Ao arrancar os móveis de Tobias de dentro da câmara que estava nos pátios da casa de Deus, Neemias, estava zeloso pela causa divina. Segundo o dicionário esta palavra significa: dedicação, desvelo, diligência em qualquer serviço. 
1.    Foi esta mesma atitude que Jesus Cristo revelou ao se deparar com o comércio irreverente que havia dentro do Templo:
2.    “E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará” (Jo 2.16,17);
                                         ii.    Firmeza: Se Neemias fosse um líder que apenas usasse a emoção, jamais tiraria o moabita com seus móveis de dentro da câmara do templo, considerando que foi o sacerdote Eliasibe quem o colora.
1.    No entanto, ele mostra bastante firmeza em seu propósito, desagradando o sacerdote, porém agradando a Deus.
2.    Conforme o dicionário a palavra firme significa: sólido, seguro, inalterável, resoluto, decidido.
3.    Tal qual os três judeus que se opuseram a Nabucodonosor, não adorando a estátua de ouro que ele levantou, porque estavam decididos em agradar a Deus, mesmo que isto lhes custasse a vida.
4.    Assim, devemos nos comportar diante deste mundo que dia a dia nos convida a andarmos em seu curso, no entanto, nós devemos permanecer andando conforme a Palavra de Deus (Sl 119:103);
                                        iii.    Fidelidade: Esta terceira característica de Neemias, sem dúvida, é a principal delas.
1.    Pois, nenhum líder poderá obter êxito em seu trabalho para Deus, se não fizer com lealdade, honradez, pontualidade, exatidão e veracidade.
2.    Ele demonstrou fidelidade, honestidade, e transparência na administração dos recursos financeiros, trazendo a memória do povo o compromisso com os dízimos e com as ofertas que sustentavam os levitas, restituindo aos seus cargos os tesoureiros que cuidariam deste importante negócio (Ne 5.9-12; 12.44; 13.5,12).

3.    Deus preza pela fidelidade dos seus servos (Nm 12.7; I Sm 12.24; I Co 4.2).
4.    Isto Jesus deixa claro, ao contar a parábola dos dez talentos.
5.    Nesta ilustração, podemos perceber que o senhor que concedeu os talentos a três dos seus servos, lhes dá um prazo para que possam com eles render lucros.

6.    Ao retornar, o senhor começa a conferir o resultado que eles obtiveram, e a sua palavra com os que procederam corretamente, teve pelos menos três significados:

a.    Palavra da aprovação: “E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25:21-a).
b.    Palavra da promoção: “E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25:21-b).
c.    Palavra da recompensa: “E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25:21-c).



Concluímos que todo aquele que é chamado por Deus a fim de exercer liderança sobre o seu povo deve se portar diante de Deus, da igreja e dos homens como um fiel homem de Deus, tendo por objetivo agradá-lO e receber o Seu reconhecimento, custe o que custar.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia Sagrada. Revista e Atualizada. Brasília: SBB, 1995. LOPES, Hernandes Dias. Avivamento urgente. Vitória: Vida, 1994.
LOPES, Hernandes Dias. Neemias o líder que restaurou uma nação. São Paulo: Hagnos, 2006.
FRESTON, Paul. Neemias: um profissional a serviço do reino. São Paulo: ABU, 2003. PACKER, J. I. Neemias paixão pela fidelidade. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
RENOVATO, Elinaldo. Neemias integridade e coragem em tempos de crise. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.

FONTES:




Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More