sexta-feira, 25 de novembro de 2011

EBD: T04 L09 - A ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO RELIGIOSO


Escola Dominical - Esboços da EBD
LIÇÕES BÍBLICAS DO 4º TRIMESTRE - 2011
Neemias - Integridade e Coragem em Tempos de Crise

Lição 9 - 27 de Novembro de 2011



"Texto áureo. “E sacrificaram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram, porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe” (Ne 12.43)."



"Verdade prática. Nosso serviço em prol do Reino de Deus somente terá validade se o dedicarmos ao Senhor em adoração e louvor."

Leitura Bíblica em Classe: Neemias 12.27-31,43

UM CULTO ORGANIZADO É UM CULTO AVIVADO



1. É PRECISO BUSCAR O MELHOR PARA O LOUVOR E ADORAÇÃO - Neemias 12.27 - E, na dedicação dos muros de Jerusalém, buscaram os levitas de todos os seus lugares, para os trazerem, a fim de fazerem a dedicação com alegria, louvores, canto, saltérios, alaúdes e harpas.
* O Senhor se manifesta quando há preparação - I Crônicas 15.28 E todo o Israel fez subir a arca da aliança do SENHOR, com júbilo, e ao som de buzinas, e de trombetas, e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas.
* O Senhor se manifesta onde há organização - Êxodo 40.34 Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo;
2. É PRECISO AJUNTAR QUEM SE DEDICA A QUESTÃO MUSICAL - Neemias 12.28 - E se ajuntaram os filhos dos cantores, tanto da campina dos arredores de Jerusalém como das aldeias de Netofa,
* Os músicos devem se esmerar naquilo que fazem - I Samuel 16.17 Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo.
* Os músicos devem ser espirituais na arte de tocar - Amós 5.23 Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.
3. É PRECISO USAR QUEM É HABILIDOSO EM MINISTRAR LOUVOR - Neemias 12.29 - como também da casa de Gilgal e dos campos de Gibeá e Azmavete; porque os cantores tinham edificado para si aldeias nos arredores de Jerusalém.
* O louvor envolve falar das maravilhas de Deus - I Crônicas 16.9 Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas.
* O louvor deve ser ministrado com sabedoria - Salmos 47.7 Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência
4. É PRECISO SANTIDADE PARA PRESTAR UM CULTO AO SENHOR - Neemias 12.30 - E purificaram-se os sacerdotes e os levitas; e logo purificaram o povo, e as portas, e o muro.
* Não se presta um culto para Deus de qualquer maneira - Eclesiastes 5.1 Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.
* Não se presta um culto para Deus sem quebrantamento - Salmos 51.17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
5. É PRECISO UNANIMIDADE EM OFERECER O MELHOR AO SENHOR -  Neemias 12.31 - Então, fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro e ordenei dois grandes coros e procissões, sendo um à mão direita sobre o muro da banda da Porta do Monturo.
* O Senhor se agrada quando existe comunhão no seu povo - Atos 2.46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
* O Senhor se agrada do que é feito sem nenhuma malícia - Mateus 21.16 E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?
6. É PRECISO ORGANIZAÇÃO PARA O CULTO SER UM REGOZIJO - Neemias 12.43 - E sacrificaram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram, porque DEUS os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.
* O Senhor se alegra em sacrificarmos o melhor para Ele - Salmos 107.22 E ofereçam os sacrifícios de louvor, e relatem as suas obras com regozijo
* O Senhor se alegra quando o seu nome é engrandecido - Salmos 35.27 Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O SENHOR seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo.




  • Estudaremos nesta lição, a importância da organização do serviço religioso no culto. Veremos qual a função dos sacerdotes e levitas, e, analisaremos seus deveres no culto ao Senhor.
  • Havia três tipos de sacerdócio: o sumo sacerdote, os sacerdotes comuns e os levitas. Os sacerdotes tinham que ser descendentes de Arão.



  • Os levitas descendiam de Levi.


  • Segundo Champlin, todos os sacerdotes eram levitas, porém, nem todos os levitas eram sacerdotes (2001, p. 5201).
  • Estes homens eram os responsáveis pela ministração do culto ao Senhor.
  • Deus queria que Israel fosse uma nação santa, “um reino sacerdotal” (Êx 19.6).
  • Assim, Deus “nomeou a Arão e seus filhos para constituírem o sacerdócio” (RENOVATO, 2001, p.113).


     1.   FUNÇÕES DOS SACERDOTES



a.    O ofício sacerdotal judaico foi estabelecido pelo Senhor nos dias de Moisés (Êx 28.1, 41; 29.9,30; Lv 10.1,2; Nm 3.4; 1Cr 24.2) mas antes da instituição do sumo sacerdócio e do ofício sacerdotal, lemos do sacerdócio de Melquisedeque (Gn 14.18).



                                          i.    Não há dúvidas que “funções” sacerdotais eram realizadas nos tempos prémosaicos pelo chefe da família como Noé, Abraão e Jó.
                                         ii.    Um sacerdote era um ministro autorizado que ministrava no altar e em outros ritos cultuais (VINE, 2002, p. 272).
                                        iii.    Segundo o dicionário exegético e expositivo do Antigo Testamento VINE, a palavra kõhen “sacerdotes” aparece 741 vezes no AT.
                                       iv.    Um sacerdote cumpria deveres sacrificiais, ritualísticos e cultuais.
                                        v.    Ele representava o povo diante de Deus.
                                       vi.    Vejamos algumas atribuições dos sacerdotes:
1.    Agiam como professores ou mestres da Lei (Lv 10.10,11; Dt 33.10; 2Cr 5.3; 17.7-9; Ez 44.23; Ml 2.6-9);
2.    Discerniam a existência de lepra e efetuavam o rito de purificação “um tipo de médico” (Lv 13-14);
3.    Determinavam os castigos por assassinatos e outras questões civis (Dt 21.5; 2Cr 19.8-11);
4.    Eram os responsáveis pela ministração do culto ao Senhor (Lv. 16:1-32);
5.    Serviam como intercessores entre o povo e Deus, e ofereciam sacrifícios pelos pecados, visando à reconciliação com o Senhor (Êx 30.7; Lv 16.11; 15-17; Nm 3.3; 2Cr 13.11);
6.    Consultavam a Deus pelo povo, buscando discernir a vontade do Senhor (Dt 33.8; Nm 27.21);
7.    Deveriam viver em santidade e ser irrepreensíveis no seu viver (Lv 21.16-21).

     2.   FUNÇÕES DOS LEVITAS



a.    Os levitas foram os responsáveis pela solenidade da dedicação dos muros de Jerusalém após a reconstrução (Ne 12.27-29). 
                                          i.    Existe uma distinção óbvia entre os sacerdotes e os levitas.
                                         ii.    Na ordem hierárquica da cultura judaica, os levitas ocupavam o segundo lugar, após os sacerdotes, em comparação com os demais israelitas. (HARRIS, 1998, p. 780).
                                        iii.    Os levitas eram os descentes de Levi e os responsáveis pelos cultos de adoração a Deus.
                                       iv.    Somente os levitas estavam autorizados pelo Senhor a servir no tabernáculo.
                                        v.    De conformidade com a legislação mosaica, alguns dos deveres dos levitas no tabernáculo são:



1.    Levar a Arca da Aliança (1Sm 6.15; 2Sm 15.24);
2.    Realizar vários serviços no tabernáculo (Êx 38.21; Nm 1.50-53);
3.    Servir Arão e seus filhos “os sacerdotes” (Nm 3.9; 8.19);
4.    Eram responsáveis pela música e liturgia no tabernáculo (Ne 12.27-29; 7.44, 67; 1Cr 15.16, 17, 22);
5.    Eram os guardas do templo (1Cr 9. 26; 26.17);
6.    No tempo de Esdras e Neemias ensinavam a Lei ao povo (Ne 8.7-8; cf. Dt 31.25; 33.10).

     3.   O CULTO DEVE SER CONDUZIDO COM REVERÊNCIA

a.    O propósito do culto ao Senhor é de que ele seja glorificado e reverenciado como um Deus de amor, caridade e respeito.



                                          i.    “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (Jo 4.23).
                                         ii.    Assim como nos dias de Esdras e Neemias, os cultos hoje são sistemas particulares de adoração religiosa com referências especiais a rituais e cerimônias.
                                        iii.    O culto é o ponto central de uma religião e eventualmente assume formas e símbolos que revelam mais claramente o caráter distintivo da religião.
                                       iv.    Dois fatores importantes do Culto a Deus encontramos no livro de Neemias:
1.    Adorar a Deus. É a forma de prestarmos culto ao nosso Deus. Portanto, existem alguns propósitos no culto.
a.    No Antigo Testamento observa-se a maneira de adorar: (Êx 4.31; 34.8; Lv 10.3; I Cr 16.29; II Cr 7.3; Ne 8.6; Ec 5.1);
2.    Ter comunhão. Podemos observar com clareza no livro de Neemias a comunhão entre os israelitas durante a reconstrução dos muros e depois também.
a.    É o vinculo de unidade fraterna, mantido pelo Espirito Santo, que leva os cristãos a se sentirem um só corpo em Cristo Jesus (II Co 13.13; I Jo 1.3). 
b.    Do grego “Koinonia”, lat. “Comunicare”, significa “comunicar.”
c.    Comunhão também significa cooperação. Exemplos de adoração: (Hb 11.21; II Sm  12.20; II Cr 20.18; Jó 1.20).

     4.   DEUS NÃO MAIS ACEITA SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS

a.    No AT o sacrifício de animais (Hb Thusia) era parte de um ritual que o sumo sacerdote realizava para purificar o povo israelita (Êx 30.7; Lv 16.11; 15-17; Nm 3.3; 2Cr 13.11).



                                          i.    O sacrifício de animais não mais é aceito pelo Senhor, pois o maior sacrifício já foi feito através da morte de Cristo na cruz por nossos pecados (Jo 3.14-16; Ef 5.2; Hb 9.23-25; 10.12)
                                         ii.    Sabemos que os elementos para o culto e a adoração estão agora centrados na oração, no louvor, confissão de pecados, leitura bíblica, pregação, Ceia do Senhor e contribuições.

     5.   A ADORAÇÃO NO CULTO DO AT

a.    No Antigo Testamento a liturgia do culto, ou seja, a adoração era realizada da seguinte forma:



                                          i.    Os sacrifícios levíticos:
1.    Holocaustos (Lv 1; 6.8-13; 8.18-21;16.24),
2.    Oblação (Lv 2; 6.14-23);
3.    Oferta de Paz (Lv 3; 7.11-34),
4.    Oferta pelo pecado (Lv 4.1; 5.13; 6.4-30; 8.14-17; 16.3-22),
5.    Sacrifício de restituição (Lv 5.14-6.7; 7.1-6);
                                         ii.    No tabernáculo:
1.    A adoração pública de Israel começou por ocasião da observância da páscoa, no Egito.
2.    Essa adoração girava em torno do tabernáculo ou da tenda da congregação. (Êx 3.4; Dt. 16.13; At.7);
                                        iii.    Nas festividades religiosas:
1.    A adoração a Deus, por parte de Israel, concentravam-se quase toda em torno das grandes festas religiosas da Páscoa, do Pentecostes e dos Tabernáculos (Lv 3.1-44);
                                       iv.    Nos sacrifícios:
1.    Desde o começo os holocaustos faziam parte da adoração bíblica.
2.    Quando da revelação dada no Sinai, eles receberam uma forma organizacional de âmbito nacional.
3.    As ofertas foram divididas em Levítico em várias categorias, a saber:
a.    os holocaustos ou ofertas queimadas;
b.    as ofertas de manjares;
c.    as ofertas pelo pecado;
d.    e as ofertas pela culpa. (Lv 16.15-34);
                                        v.    No templo: 
1.    Quando os israelitas entraram na terra prometida, houve a localização da adoração, a princípio em Siló, e mais tarde em Jerusalém (At. 2.43).
2.    A adoração no templo de Jerusalém seguia as diretrizes básicas da adoração na tenda, porém, melhor organizada, especialmente no tocante ao sacerdócio.
3.    A grande contribuição da adoração no templo foi o desenvolvimento do lado musical e poético.(II Sm 6:5 e I Cr 25);
                                       vi.    Na Sinagoga:
1.    A destruição do templo de Jerusalém, por ocasião do exílio, criou uma nova situação; o aparecimento das sinagogas.
2.    As sinagogas tiveram prosseguimento em Israel e nas terras da dispersão.
3.    Visto que a adoração sob a forma de sacrifícios só podia ter lugar em Jerusalém, foi mister a criação de uma nova forma de adoração, nas sinagogas (Mt 4.33; Mc 3.1; Lc 4.38; Jo 18.20).

     6.   A ADORAÇÃO NO CULTO DO NT

a.    Os Evangelhos pressupõem as formas de adoração nativas ao judaísmo no começo do século I d. C.
                                          i.    Isso significa que o templo continuava ocupando o lugar na adoração primitiva do NT (Jo 4.21).
                                         ii.    Zacarias pai de João Batista, era sacerdote, e a revelação divina lhe foi dada quando ele estava cumprindo o ritual do ministério no templo (Lc 1.5).
                                        iii.    José e Maria tiveram cuidado de observar a lei da circuncisão e a lei da purificação (Lc 2.21).
                                       iv.    Quando Jesus criticava a adoração que se efetuava no templo, fazia-o contra os abusos daqueles que corrompiam e contaminavam essa adoração propriamente dita.
                                        v.    Por isso, que ele expulsou do templo os cambistas e negociantes (Jo 2.17). 
                                       vi.    A Igreja primitiva também tinha uma liturgia de adoração a Deus (At 2.38-47).



  • Assim como fez Neemias, cultuemos ao Senhor reverentemente.
  • O culto a Deus não pode ser feito de qualquer maneira.
  • Como sacerdotes de Cristo (1Pe 2.9) sejamos santos e irrepreensíveis em toda nossa maneira de viver.
  • Que possamos estar sempre restaurando “os muros” da nossa vida e glorificarmos a Deus em tudo (Mt 5.16).


REFERÊNCIAS

ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia de Estudo Pentecostal  . São Paulo: CPAD, 1995. LOPES, Hernandes Dias. Avivamento urgente. Vitória: Vida, 1994.
______, Hernandes Dias. Neemias o líder que restaurou uma nação. São Paulo: Hagnos, 2006.
FRESTON, Paul. Neemias: um profissional a serviço do reino. São Paulo: ABU, 2003.
PACKER, J. I. Neemias paixão pela fidelidade. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
RENOVATO, Elinaldo. Neemias integridade e coragem em tempos de crise. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.




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1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

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