sábado, 17 de dezembro de 2011

EBD:T04L11 - O DIA DE ADORAÇÃO E SERVIÇO A DEUS


O DIA DE ADORAÇÃO E SERVIÇO A DEUS

Lição 11 - 11 de Dezembro de 2011


Texto Bíblico: Atos 20.7 No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.

As Leitura Bíblica em Classe: Neemias 13.15,17; Atos 20.7-12

A IGREJA E SEU DIA ESPECIAL DE ADORAÇÃO CRISTÃ



1. PARA O JUDEU O DIA DO SENHOR ERA UMA REGRA - ( Se for exceção é transgressão)
* Ao judeu a guarda do sábado era uma obrigação da lei - Neemias 13.15 Naqueles dias vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos, e toda a espécie de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos.
* Já o cristão todos os dias deve priorizar o serviço a Deus - Mateus 6.33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
* Ao judeu o recusar a guarda do sábado era profanação - Neemias 13.17 E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado?
* Já o cristão todos os dias deve-se dispor a servir a Deus - Efésios 6.18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
2. PARA O CRISTÃO O DIA DO SENHOR É UMA EXCEÇÃO - (Imposição de regra é legalismo)
* É importante separar um dia especial de adoração a Deus - Atos 20.7 E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. Lucas 10.41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
* É importante os cristãos se reunirem para adorarem a Deus - Atos 20.8 E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. Atos 2.44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
* É importante que seja um dia de atenção a palavra divina - Atos 20.9 E, estando um certo jovem, por nome Ežutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Tiago 1.25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
* É importante que seja um dia de alcançar almas perdidas - Atos 20.10 Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. Lucas 15.4 Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?
* É importante que seja um dia de ensino e comunhão conjunta - Atos 20.11 E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu. Atos 4.32 E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
* É importante que seja um dia de plena restauração espiritual - Atos 20.12 E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados. Romanos 12.1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Nota: O primeiro dia da semana, ou seja, o Domingo ficou como o mais apropriado para a adoração conjunta, pois o primeiro dia foi o que Deus removeu as trevas e fez o mundo, e também o dia em que o Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador ressuscitou dentre os mortos. Neste dia a igreja primitiva partia o pão, isto é, da ceia do Senhor.



  • Nesta lição, estudaremos sobre o real significado da guarda do sábado (Hb. Shãbat - descanso cf. Gn 2.2 ) para Israel e da guarda do domingo para Igreja.
  • Depois de tantos séculos de ensino bíblico e teológico acerca do cumprimento da Lei do Senhor, ainda há muitos que misturam as práticas do AT com os ensinamentos de Jesus nos Evangelhos no que diz respeito às práticas cerimoniais da antiga aliança.
  • Nesta ocasião, desejamos aproveitar o relato bíblico de Neemias quanto ao seu zelo pela guarda do sábado, com o objetivo de contribuir para o esclarecimento sobre o posicionamento do crente acerca do cumprimento dos preceitos legais do AT.

  1. A GUARDA DO SÁBADO FOI ORDENADA PELO SENHOR SÓ PARA ISRAEL

    1. “Neemias era um fiel cumpridor da lei de Deus[...] Como judeu verdadeiro, sabia o que significava desrespeitar os mandamentos e os juízos estabelecidos por Deus. Cumprir a lei não era opcional, era questão sagrada” (RENOVATO, 2011, p. 133).
    2. A guarda do sábado era um ritual que se repetia a cada final de semana e seu descumprimento equivalia atrair maldição sobre toda a nação.
    3. “Deus ordenou a guarda do sábado como um sinal de sua aliança e do seu relacionamento com Israel. Êx 31.12-17” (WYCLIFE apud RENOVATO, 2011, p.79).
    4. Deus havia ordenado na lei de Moisés, que os israelitas guardassem o dia de sábado.
    5. O propósito era que o povo tivesse um dia de descanso, a fim de adorar ao Senhor, e não como alguns entendem hoje como sendo um pré-requisito para salvação.
    6. Vejamos algumas informações sobre a guarda do sábado:

                                          i.    O sábado representava o selo da aliança mosaica (Êx 20.10; Êx 23.12; 31.15; Dt 5.15; Is 56.4-6);
                                         ii.    O sábado foi separado como santo (Êx 16.23-29; 20.10-11; 31.17);
                                        iii.    Era expressamente proibido trabalhar no sábado (Êx 35.3; Nm 15.32);
                                       iv.    Era um sinal entre Deus e seu povo “Israel” (Êx 31.13; Lv 26.14-16; Ez 20.12,20);
                                        v.    Na teologia hebraica, esse dia sagrado comemorava a criação original e a redenção de Israel do Egito (Dt 5.5);
                                       vi.    Era associado a festas solenes, especialmente aquelas em dia de lua cheia (Am 8.5; Os 2.13; Is 1.13);
                                      vii.    Era um sinal de lealdade entre Israel e Yahweh (Is 56.2; Ez 20.12,21);

                                     viii.    Era um dia de deleites e felicidades, não um dia de obrigações infelizes (Nm 10.10; Is 58.13; Os 2.11);
                                       ix.    Quem profanasse o dia de sábado morreria (Êx 31.14-15; Nm15.32-36; Jr 17.19-27);
                                        x.    Era para beneficiar aos pobres e escravos (Êx 23.12; 20.10; Dt 5.14-15).


  1. O QUE PODEMOS APRENDER COM A GUARDA DO SÁBADO ?
    1. “Assim como o sábado recorda o fato de os israelitas terem sidos libertados do Egito, de igual forma, torna-se um agente libertador, pondo em liberdade aqueles que na sociedade sofrem algum tipo de jugo” (HARRIS, 1998, p. 1522).
    2. “O descanso oferecia a oportunidade de engajamento em louvor, estudo e especialmente, a leitura das Escrituras[...] O dia era comemorado, provavelmente, como um dia de louvor, adoração e oração Lv 23.1-3” (CHAMPLIN, 2004, pp. 2-3).
    3. Vejamos o que podemos aprender com o “shabbatôn”:
                                          i.    Em primeiro lugar, aprendemos que precisamos de “um dia sabático”, ou seja, um dia para o descanso e adoração ao Senhor (Ex20:8; Is 56:4-6);
                                         ii.    Em segundo lugar, o sábado é uma estipulação social ou humanitária que concede um dia de descanso àqueles que trabalham sob as ordens de alguém (Êx 23.12; 20.10; Dt 5.14-15);
                                        iii.    Em terceiro lugar, o sábado é um sinal da aliança e, desse modo, se projeta no futuro;
                                       iv.    Em quarto lugar, enquanto para Israel isso demostra sua lealdade ao Senhor e assegura sua presença salvífica no seu meio, para o crente, essas promessas se cumprem numa pessoa, Cristo. Por meio dele entramos no próprio descanso de Deus (Hb 4.1-11);
                                        v.    Em quinto lugar, o que se deve guardar é a essência do sábado: o descanso em um dia da semana em gratidão a Deus pela criação, pela vida, pelo trabalho, enfim, por tudo;
                                       vi.    Em sexto lugar, Jesus nos ensinou que, o homem não havia sido feito para o sábado, mas, sim, o sábado havia sido feito para o homem (Mc 2.27; Mt 12. 1-4; 12.5; 12.8; Jo 5.1-18; 9.1-41; 9.40-41).

  1. A IGREJA PRIMITIVA E A ADORAÇÃO NO DOMINGO

    1. “Na questão do dia de descanso semanal, o que se deve ser observado é a sétima parte do tempo e não o dia. Como a lei de Moisés foi “ultrapassada” “passada além” , pela lei de Cristo, a guarda dos mandamentos de modo literal tornou-se legalismo sem amor.
    2. Converteu-se em radicalismo teológico ou em sectarismo perigoso” (RENOVATO, 2011, p.137 - Grifo nosso).
    3. Vejamos alguns motivos pelos quais a Igreja Ocidental observa o domingo:

                                          i.    Cristo ressuscitou num domingo (Mt 28.1; Mc 16.9);
                                         ii.    Jesus apareceu 5 vezes num domingo e outra vez no domingo seguinte (Lc 24.13; 33-36; Jo 20.13-19,26);
                                        iii.    O Espírito Santo foi derramado no domingo, ou seja, no dia de Pentecostes (At 2.1-4);
                                       iv.    Cristo se revelou ao apóstolo João na ilha de Patmos num domingo (Ap 1.10);
                                        v.    A Santa Ceia, as pregações e as ofertas eram observadas no domingo (1Co 16.1,2; At  20.7);
                                       vi.    Não estamos debaixo do Antigo Concerto (Hb 8.6-13). O sábado foi abolido (Os 2.11; Cl 2.14-17);
                                      vii.    O Didache (150 d.C), uma espécie de manual de ética e doutrina do cristianismo inicial, fala sobre o domingo como o dia no qual os cristãos se reuniam para o louvor e a adoração.
1.    O mesmo é mostrado nos escritos dos historiadores do segundo século, Hipólito (160 d.C) e Clemente de Alexandria (200 d.C);
                                     viii.    No NT (Cl. 2.16; Hb. 4.4), o sábado não é apresentado nem promovido como um dia que devesse ser celebrado, mas como um dia típico como todos os outros que Cristo dá àqueles que Nele acreditam.

  1. POR QUE OS CRENTES NÃO GUARDAM O SÁBADO?

    1. O sábado judaico não é obrigatório para os crentes, pois já não estamos sob o jugo da LEI (Rm 6.14; 7.14; 8.15).
                                          i.    Já não dependemos da LEI do AT para sermos salvos e aceitos diante de Deus (Gl 3.23-25; 4.4-5).
                                         ii.    Fomos transferidos da antiga aliança e unidos a Cristo para a salvação (Jo 3.16).
                                        iii.    Devemos crer em Jesus (1Jo 5.13), receber o seu Espírito e a sua graça e, assim receber o perdão, a regeneração e capacitação para produzir fruto para Deus (Rm 6.22-23; 8.3-4; Mt 5.17; Ef 2.10; Gl 5.22-23; Cl 5.6).
                                       iv.    “O acúmulo de regras ao sábado era sufocante na época de Jesus...” (CHAMPLIN, 2004, p.2).
                                        v.    Donald C. Stamps comentando Mt 5.17 nos diz o seguinte:
1.    A Lei que o crente é obrigado a cumprir consiste nos princípios éticos e morais do AT (Mt 7.12; 22.36-40; Rm 3.31; Gl 5.14), bem como os ensinamentos dos apóstolos (Mt 28.20 1Co 7.19; Gl 6.2);
2.    A guarda do sábado é um concerto entre Deus e Israel, somente. (Rm 1.18-21; 2.12-16);
3.    A celebração do sábado é uma forma de legalismo que Paulo refutou, pois os crentes não estão sob a LEI (Rm 6.14; Gl 3.10-23);
4.    O simples fato de que o sábado era um sinal do Pacto Mosaico mostra que ele não pertence ao Novo Pacto; As leis do AT destinadas diretamente a nação de Israel, tais como as leis sacrificiais, cerimoniais, sociais ou cívicas (Lv 1.2-3; 24.10), já não são obrigatórias (Col 2.16-17/ Hb 10.1-4);
5. O crente não deve considerar a Lei como sistema de mandamentos legais através do qual se pode obter mérito para o perdão e a salvação (Gl 2.16,19). Pelo contrário, a lei deve ser vista como um código moral para aqueles que já estão em um relacionamento salvífico com Deus e que, por meio de sua obediência à lei, expressam a vida de Cristo dentro de si mesmo ( Rm 6.15-22);
6.    A fé em Cristo é o ponto da partida para o cumprimento da lei. Mediante a fé Nele, Deus torna-se nosso Pai (Jo 1.12). Por isso, a obediência que prestamos como crentes não provém somente do nosso relacionamento com Deus como legislador soberano, mas também do relacionamento de filhos para com o Pai (Gl 4.6);
7.    Os crentes, tendo sido libertos do poder do pecado, e sendo agora servos de Deus (Rm 6.18-22), seguem o princípio da fé, pois estão “debaixo da lei de Cristo” (1Co 9.21). Ao fazermos assim, cumprimos “a lei de Cristo” (Gl 6.2) e em nós mesmos somos fiéis à exigência da lei (Rm 7.4; 8.4; Gl 3.19; 5.16-25).

  1. EXPLICANDO A QUESTÃO DO SÁBADO NO LIVRO DE NEEMIAS

    1. Deus havia ordenado na Lei de Moisés, que os israelitas guardassem o dia de sábado.
    2. O propósito era que o povo tivesse uma dia de descanso, a fim de adorar ao Senhor.
    3. Todavia, por diversas vezes, eles não cumpriram esta ordenança divina (Lv 25.4-5; 26.34-35,43; Jr 25.9,11-12; 26.6-7; 29.10; Dn 9.2).
    4. No tempo de Neemias não foi diferente, bastou o servo de Deus se ausentar por um tempo para que o povo voltasse a não observar a guarda do dia de sábado.





  • O ensinamento de Paulo era que, para o cristão, não há dias especiais (Cl 2.16).
  • Por outro lado, um cristão tem a liberdade de “tornar” um dia sagrado se fizer isso “para o Senhor” a fim de promover sua espiritualidade (Rm 14.1-6).
  • Lembrando que, este “dia sagrado” não se constitui um pré-requisito para sua salvação, visto que, sua salvação é pela graça e não pelas obras da LEI (Ef. 2.8-9).

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia de Estudo Pentecostal. São Paulo: CPAD, 1995. CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, teologia e filosofia. v. 6. São Paulo: Hagnos, 2004.
LOPES, Hernandes Dias. Avivamento urgente. Vitória: Vida, 1994.
______, Hernandes Dias. Neemias o líder que restaurou uma nação. São Paulo: Hagnos, 2006.
FRESTON, Paul. Neemias: um profissional a serviço do reino. São Paulo: ABU, 2003.
PACKER, J. I. Neemias paixão pela fidelidade. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
RENOVATO, Elinaldo. Neemias integridade e coragem em tempos de crise. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More