AS CONSEQUÊNCIAS DO JUGO DESIGUAL
Lição
12 - 18 de Dezembro de 2011
Leitura Bíblica em Classe: Neemias
13.23-29
OS TRÊS PERIGOS DO JUGO DESIGUAL
1.
OS RISCOS DO JUGO DESIGUAL ENVOLVENDO ENLACES MATRIMONIAIS
* O
casamentos com descrente é uma corrupção moral –
Neemias 13.23 - Vi também, naqueles
dias, judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.
Gênesis 6.2 Viram os filhos de Deus
que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as
que escolheram.
* O
casamento com descrente pode acarretar desacordos –
Neemias 13.24 - E seus filhos falavam
meio asdodita e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo.
Amós 3.3 Porventura andarão dois
juntos, se não estiverem de acordo?
* O
casamento com descrente pode envolver sofrimentos –
Neemias 13.25 - E contendi com eles,
e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e Ihes arranquei os cabelos, e os
fiz jurar por DEUS, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não
tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos.
Juízes 14.3 Porém seu pai e sua mãe
lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem
entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles
incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos
meus olhos.
2.
OS RISCOS DO JUGO DESIGUAL NAS SOCIEDADES POLÍTICAS E COMERCIAIS
* A
associação com descrente pode ter sérias conseqüências –
Neemias 13.26 - Porventura, não pecou
nisso Salomão, rei de Israel, não havendo entre muitas nações rei semelhante a
ele, e sendo amado de seu DEUS, e pondo-o DEUS rei sobre todo o Israel?
contudo, as mulheres estranhas o fizeram pecar.
2 Coríntios 6.15 E que concórdia há
entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
* A
associação com os descrentes é infidelidade ao Senhor –
Neemias 13.27 - dar-vos-íamos nós
ouvidos, para fazermos todo este grande mal, prevaricando contra o nosso DEUS,
casando com mulheres estranhas?
I Coríntios 7.39 A mulher casada está
ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu
marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.
3.
OS RISCOS DO JUGO DESIGUAL QUANDO SE ENVOLVE LAÇOS DE AMIZADES
* O
cristão precisa ter cuidado com os seus laços de amizade –
Neemias 13.28 - Também um dos filhos
de Joiada, filho de Eliasibe, o sumo sacerdote, era genro de Sambalate, o
horonita, pelo que o afugentei de mim.
2 Pedro 3.17 Vós, portanto, amados,
sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens
abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;
* O
cristão precisa ter cuidado no que prejudica a sua moral –
Neemias 13.29 - Lembra-te deles, DEUS
meu, pois contaminaram o sacerdócio, como também o concerto do sacerdócio e dos
levitas.
I Coríntios 6.19 Ou não sabeis que o
vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de
Deus, e que não sois de vós mesmos?
- Veremos nesta lição o que é jugo desigual, sua realidade descrita no Antigo e no Novo Testamento, bem como analisaremos suas desastrosas consequências para as pessoas e para a nação que abraçou tal prática.
- Deus exige exclusividade do nosso coração, sendo a separação espiritual do cristão pré-requisito para vivermos em comunhão com o Senhor.
- DEFINIÇÃO DE JUGO DESIGUAL
- À luz do texto de II Coríntios 6.14, podemos
afirmar que o jugo desigual é a comunhão ou relacionamento íntimo por
parte de um crente e um incrédulo, seja através de um casamento ou
amizade.
- O apóstolo faz uso da figura de um jugo, que é uma
peça de madeira colocada no lombo de dois bois, unindo-os, afim de que
eles possam arrastar o carro durante o cultivo da terra.
- O próprio Deus proibiu que dois animais diferentes
lavrassem a terra e que sementes diferentes fossem lançadas no mesmo
terreno (Dt 22.9,10).
- Interessante que nem entre o reino animal e
vegetal deve haver a junção de diferentes espécies, pois o resultado
sempre será uma anomalia, uma aberração.
- O JUGO DESIGUAL NO ANTIGO
TESTAMENTO
- Desde os primórdios da humanidade, vemos registros
de casamentos e relacionamentos mistos, que foram fomentados por desejos
pecaminosos daqueles que deveriam servir fielmente ao Senhor. Vejamos
alguns casos:
i. Gn 6.1,2. Diz o texto que
“os filhos de Deus” se enamoraram das “filhas dos homens”, isto é, a linhagem
piedosa de Sete terminou por se misturar com a linhagem ímpia de Caim. Tal
contaminação teve como ponto de partida o olhar cobiçoso dos descendentes dos
filhos de Deus, que despertou-lhes um sentimento que se assenhoreou deles,
levando-os à prática do pecado.
1. O resultado foi o
acendimento da ira de Deus, que resolveu destruir toda a humanidade (Gn 6.3-7).
2. Um dos fatores que
levaram ao dilúvio foi o jugo desigual.
3. Geralmente os que se dão
a esta prática terminam afogados no dilúvio da ira divina.
ii. Gn 19.24-38. Depois da
convivência na ímpia cidade de Sodoma, as filhas de Ló parecem ter absorvido
suas práticas imorais.
1. Acabaram cometendo um
incesto com o próprio pai, do que resultaram dois filhos, a saber: Moabe e Amom, e que vieram a ser
duas grandes nações ímpias e ferrenhas inimigas da nação de Israel.
2. O jugo desigual sempre
trará problemas futuros, que tomarão proporções cada vez maiores, resultando em
opressões, dores e, às vezes, em morte.
iii. Nm 36.1-9. Esse texto nos
mostra que os integrantes da tribo de Manassés deveriam se casar somente com as
pessoas da própria tribo.
1. Embora Israel fosse
composto de doze tribos, cada tribo tinha suas peculiaridades e costumes, o
que, de certa forma, os diferia, gerando dificuldades numa possível união
intertribal.
2. Sabemos que os salvos
estão espalhados em várias denominações sérias, mas convém que eles se casem
com pessoas da mesma denominação.
3. Fazendo isto, certamente
muitos conflitos e desconfortos serão evitados.
iv. Dt 7.1-4. Esse texto é
claríssimo.
1. O jugo desigual estava
terminantemente proibido.
2. Não era, porém, uma
proibição arbitrária ou sem fundamento.
3. As mulheres estranhas
fariam desviar os filhos de Israel e levá-los-ia à idolatria.
4. Tudo isso provocaria a
ira de Deus, que os consumiria rapidamente.
v. Jz 14.1-3. Sansão se
apaixonou três vezes por três mulheres erradas.
1. No cap. 14.2 ele se
apaixonou por uma filisteia, ou seja, integrante do povo que era inimigo dos
israelitas.
2. No cap. 16.1 ele se
apaixonou por uma mulher prostituta.
3. No cap. 16.4 ele se
apaixonou por Dalila, que foi a causa de sua queda.
4. O resultado foi a
derrota, a vergonha e a morte.
5. O jugo desigual traz
consigo uma forte carga emotiva, que envolve a pessoa ao ponto de cegá-la,
impedindo-a de perceber as consequências vergonhosas e catastróficas deste
pecado.
vi. Ne 13.23-29. O jugo
desigual trouxe para os filhos de Judá, na época de Neemias, uma perda da identidade.
1. Eles não conseguiam mais
falar a sua própria língua.
2. O idioma é, sem dúvida,
um dos traços mais fortes e marcantes de uma cultura.
3. A perda da capacidade de
falar o judaico não era apenas uma questão fonética, mas cultural, moral.
4. Juntamente com a língua,
os filhos de Judá também haviam absorvido a mentalidade e a prática daquelas
nações pagãs.
5. Quando um crente cai nos
laços do jugo desigual, ele começa a perder sua identidade cristã.
6. Percebe-se isso no seu
falar, agir, vestir, relacionar-se.
7.
Ele vai se conformando progressivamente ao mundo até desviar-se
por completo.
- A
mistura havia chegado a tal ponto que o sumo sacerdote Eliasibe se
aparentou com Tobias, um inimigo declarado do povo de Deus (Ne 13.4).
- O
neto do sumo sacerdote se aparentou com Sambalate, outro inimigo que
causou muitos males aos servos do Senhor (Ne 13.28).
- O
tratamento de Neemias para esse pecado foi extremamente enérgico e
traumático, mas aquelas pessoas eram as únicas responsáveis por tais
sequelas.
- O JUGO DESIGUAL NO NOVO
TESTAMENTO
- Devemos sempre lembrar que as exigências morais e
espirituais no Novo Testamento aumentaram.
- Prova disso é o Sermão da Montanha, em que Cristo
estabeleceu os princípios ético-morais da nova dispensação, tendo como
ponto de partida a velha aliança (Mt 5-7).
- Muito mais agora, o crente deve rejeitar o jugo
desigual, separando-se espiritualmente do pecado.
- Vejamos algumas coisas de que o crente deve
separar-se:
i. Do sistema mundial corrupto.
1. Jesus intercede por nós
para que sejamos livres de todo o mal (Jo 17.15,16).
2. O apóstolo Paulo traçou o
perfil moral e espiritual da sociedade do tempo do fim, que coincide perfeitamente
com o da nossa sociedade e, por fim, recomendou que Timóteo se afastasse dessa
corrupção (II Tm 3.1-5);
ii. Das más companhias.
1. Infelizmente, há pessoas
que se dizem cristãs, mas seu caráter e procedimento depõem contra elas.
2. Além de evitar
relacionamentos mais íntimos com os ímpios, o crente deve também evitar a
companhia destes pseudo cristãos (Mt 18.15-17; I Co 5.9-11; II Ts 3.6-8);
iii. Dos falsos mestre e profetas.
1. Os apóstolos eram muito
contundentes em relação aos falsos ensinadores.
2. O zelo apostólico
recomendava que os irmãos não dessem crédito algum aos hereges, mas que os
rejeitassem firmemente, não aceitando qualquer tipo de sociedade ou comunhão
(Rm 16.17; Gl 1.9; Tt 3.9-11; II Pe 2.17-22; I Jo 4.1; Jd 12,13).
3. Tais referências são
fortemente opostas a proposta ecumênica que tem ganhado forças nestes últimos
dias.
4. Não podemos nos prender a
um jugo desigual com os hereges;
iv. De um possível casamento misto.
1. O crente só deve se casar
com alguém que professe a mesma fé, isto é, o casamento do crente deve ser no
Senhor, pois, caso contrário, ele sofrerá duras consequências (I Co 7.39).
- Neste presente século, são cada vez mais comuns as igrejas que pregam o liberalismo teológico, que acarreta o liberalismo moral e espiritual.
- Em tais igrejas é proibido proibir ou fazer uso das palavras: renúncia, santificação, pureza. O jugo desigual acaba se tornando algo comum e até recomendável.
- Nós, porém, vimos os inúmeros malefícios trazidos por esta postura espiritual e não vamos aceitá-la jamais.
- Que o Senhor renove a nossa mente, dando-nos novo fôlego para sermos exclusivos do Senhor (Rm 12.1,2).
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, João Ferreira
de. Bíblia de Estudo Pentecostal. A.R.C. Rio de Janeiro: CPAD, 1997. BOYER,
Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. São Paulo: CPAD [Sa].
HOLANDA, Aurélio Buarque
de. Dicionário da língua Portuguesa. Curitiba: Positivo, 2004.
LOPES, Hernandes Dias.
Neemias o líder que restaurou uma nação. São Paulo: Hagnos, 2006.
PACKER, J. I. Neemias
paixão pela fidelidade. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
RENOVATO, Elinaldo.
Neemias integridade e coragem em tempos de crise. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
muito lindo, perfeito.
ResponderExcluirque DEUS abençoe o autor.
conheci um homem que se no inicio da jornada com cristo se desviou da igreja e aí conheceu uma mulher descrente, o relacionamento durou 15 anos até que a mulher descrente começou a se rebelar quando o homem tentou voltar pra igreja e eles finalmente se casaram para se arrumarem com Deus, então ela começou a traí-lo e ela virou mundana e hoje estão divorciados, a mulher ta no mundo e ele está servindo à Deus, penso que um cristão jamais deveria se casar com uma mulher mundana, com raríssimas excessões o casamento de um crente com um descrente dá certo
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