segunda-feira, 8 de agosto de 2011

DISCIPULADO- ETAPA 1 - LIÇÃO 01

CURSO DE DISCIPULADO:
ETAPA1 - ENTENDENDO A VIDA CRISTÃ
LIÇÃO 01 - UMA VISÃO GLOBAL DA VIDA CRISTÃ



GUIA DA LIÇÃO

APRESENTANDO A VIDA CRISTÃ COMO UM “QUEBRA-CABEÇAS”.

O objetivo principal desta lição é apresentar uma visão global da Vida Cristã Normal. Enquanto o novo crente vai adquirindo conceitos e conhecimentos bíblicos, queremos ajudar-lhe a unir mentalmente as peças do plano global de Deus para a sua vida.

         Nós usamos a ilustração de um quebra-cabeças. Imagine-se tentando unir as peças do quebra-cabeças sem poder ver o quadro que está na tampa da caixa. É muito menor a frustração quando o quadro está disponível para vê-lo. O seguinte diagrama, “Uma Breve Visão Global”, seria como o quadro da tampa do quebra-cabeças, enquanto que as peças representariam porções de conhecimento bíblico.

         Normalmente, um novo convertido começará a acumular informação espiritual da Bíblia, de seus amigos, e dos livros espirituais, dos sermões, de outras conversas, etc., porém para ele será difícil saber como se aplica este conhecimento adquirido a sua vida cotidiana aqui na terra, ou pior ainda, poderia chegar a conclusões erradas que distorceriam sua compreensão de Deus e da vida espiritual.

         Muitos novos convertidos se sentem frustrados e tentam retornar a sua vida secular, enquanto que outros dividiram suas vidas em compartimentos, resultando em uma percepção de uma “vida espiritual” e uma “vida secular”.  Frequentemente tentaram viver uma vida espiritual aceitável diante dos demais, enquanto que ao mesmo tempo concluem que de alguma maneira os princípios bíblicos não tem relação com a “vida secular”. É necessário ajudar o discípulo a ver que na realidade os vários componentes de sua vida diária são uma só unidade, e que Deus está envolvido em todos os aspectos dessa vida.

1.    1.Uma meta é ajudar o discípulo a entender como por em prática o conhecimento bíblico em sua relação diária com Deus e com os outros, e lhe proteger de cair no costume comum de simplesmente arquivar informações bíblicas.
2.    2.Um crente em crescimento chegará a ser mais consciente de sua necessidade de caminhar constantemente diante do Senhor (em todo momento), buscando Sua aprovação, de modo, que terá menos dependência e necessidade de buscar a aprovação dos demais.




GUIA PARA A VISÃO GLOBAL DA VIDA CRISTÃ “NORMAL”.[1]

1.    1.Do Nascimento ao Renascimento: Cada um de nós deve ser capaz de se identificar facilmente nesta etapa pela qual já passamos, ou seja, estávamos afastados de Deus, vivendo na escuridão espiritual e sem nenhuma esperança.
2.      2.Se uma pessoa rejeita a Cristo e morre durante este tempo, é como um homem que esta construindo sua casa sobre areia, sem fundamento algum. Essa pessoa participará do juízo dos incrédulos permanecendo toda a eternidade separada de Deus. É importante compreender que este juízo não é para os crentes, somente para os nãos crentes.
Mateus 7:24-27 (Jesus disse) "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu à chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda".

Apocalipse 20: 11-15 (O apóstolo João escreveu) Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.
3.    3.A Cruz: Este evento é o mais importante na vida do ser humano. Desde a perspectiva de Deus, passou da “morte” (viver sem o Senhor), a “vida” (viver com o Senhor), do desespero, a esperança.
João 5:24 "Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.”
4.    4.A Nova Vida: Faz-se importante entender que o feito da salvação é o começo, ou seja, “o primeiro passo”, para uma nova vida com Deus, preparada por Ele mesmo para satisfazer completamente todas as nossas necessidades conforme somos integrados em seu projeto. Estamos introduzidos no conceito de integração ao plano de Deus durante nosso tempo aqui na terra, o qual é nada mais que uma pequena parte de Seu plano eterno para cada um de nós. Dois exemplos bíblicos podem ilustrar a vida cristã: o primeiro é o de uma planta que brota desde a semente até converter-se em uma árvore; o outro é de um ser humano que cresce de bebê para um adulto. Repetimos, o feito da salvação é o primeiro passo da nova vida de aprender a andar com Deus. Durante este tempo, é muito importante para o novo convertido ser discipulado de forma pessoal e individual (como os pais ensinam seus filhos).
1 Tessalonicenses 2: 7-13... Embora, como apóstolos de Cristo, pudéssemos ter sido um peso, tornamo-nos bondosos entre vocês, como uma mãe que cuida dos próprios filhos. Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós. Irmãos, certamente vocês se lembram do nosso trabalho esgotante e da nossa fadiga; trabalhamos noite e dia para não sermos pesados a ninguém, enquanto lhes pregávamos o evangelho de Deus. Tanto vocês como Deus são testemunhas de como nos portamos de maneira santa, justa e irrepreensível entre vocês, os que crêem. Pois vocês sabem que tratamos cada um como um pai trata seus filhos, exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória. Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que creem.
5.    5.O Objetivo Esperado (Meta) à alcançar – Assim como esperamos que uma planta saudável cresça até se tornar uma árvore frutífera; e que um bebê saudável cresça até chegar a se tornar um adulto e pai (ou mãe), assim mesmo, a intenção de Deus é que possamos crescer espiritualmente saudáveis até que nos tornarmos crentes espiritualmente maduros e frutíferos.
6.    6.O Fundamento de Deus, e Minhas Opções para Construir – Deus já tem posto o Fundamento: Jesus Cristo, o qual representa a minha salvação. Isto é igualmente verdadeiro para todos os crentes. No entanto, cada um, de nos de forma individual, temos uma opção de como construiremos sobre esse Fundamento. Os edifícios representam o uso dos meus recursos próprios (tempo, energia e posses) durante minha vida física aqui na terra. Se permito que o Espirito Santo utilize meus recursos como um Mestre de Obras, Ele, usará esses materiais para criar em mim uma estrutura eterna de ouro, prata e pedras preciosas. Aquilo que eu lhe nego a usar, produzira uma estrutura de madeira, palha e feno.
1 Coríntios 3: 10-15 Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói. Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém constrói sobre esse alicerce, usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo.
7.    7.Estes versículos falam de uma futura cerimonia de recompensas chamada de o Tribunal de Cristo, onde o crente no seu devido tempo, será apresentado individualmente diante de Jesus Cristo para ser recompensado (por toda a eternidade) pelo que ele (ou ela) tenha permitido que o Espirito Santo fizesse durante sua vida enquanto permaneceu aqui na terra. Não deverá ter temor ao castigo nesse evento, no entanto, cada um de nós, devemos necessariamente estar consciente de uma possível perda das recompensas eternas, devido ao que todo o que é madeira, palha e feno será convertido em cinzas. É importante saber que nenhum incrédulo estará presente neste acontecimento.
2 Coríntios 5:9-10... Por isso, temos o propósito de lhe agradar, quer estejamos no corpo, quer o deixemos. Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.
Mateus 6: 20-21 ... Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.




   


[1] Nota para o discipulador: Esta lição foi projetada para ser compartilhada em um encontro somente. O intuído é oferecer aos discípulos uma visão previa da vida cristã “normal”. Explique brevemente cada componente, pois, todo o conteúdo será ensinado em partes posteriormente com maiores detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More