sábado, 24 de dezembro de 2011

DEVOCIONAL: GÊNESIS - A CRIATIVIDADE DE DEUS


DEVOCIONAL NO LIVRO DO GÊNESIS 

ABRAÃO
Deus começa a reconstruir

E farei de ti uma grande nação, e abençoar-te-ei (...) e em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12:2-3).

Todo o relato do Gênesis muda radicalmente no capítulo 12. Deixando de lado o quadro geral em que a humanidade é o foco, passa a ficar centrado em só indivíduo. Não é um grande rei, nem um fazendeiro abastado, com muitas terras e grandes riquezas. Trata-se de um nômade que sequer possui filhos. Seu nome é Abraão.
Chamado por Deus, Abraão abandona a sua nação e se infiltra num deserto, onde passa a sua vida vagando, indo de um lugar para outro com seus rebanhos, desviando-se de lutas ou batalhas campais com os povos hostis que encontrava pelo caminho. Abraão teve de ser muito forte para sobreviver. Entretanto, neste particular ele não era especial; havia muitos nômades valorosos, que vagavam pelo Oriente Médio. O que fez, então, este nômade vir a ser tão importante?

A nova maneira de Deus agir

Em primeiro lugar, Abraão chegou a ser tão importante porque Deus o escolheu. Pouco depois da destruição causada pelo grande dilúvio, Deus escolheu a Abraão como o alicerce de uma nova humanidade. Em várias ocasiões notáveis, Deus falou com ele diretamente, prometendo-lhe que sua família seria muito grande e importante na terra que se encontrava. Era muito difícil acreditar nestas promessas: a esposa de Abraão era estéril, e ele estava demasiado velho para ter filhos; não possuía sequer um pedaço de terra, nem havia perspectivas de que viesse a possuir algum. Todavia, Deus pediu a Abraão que confiasse nEle.

Verdade sem censura

A vida de Abraão é uma história fascinante, com todas as características da vida real, plena de momentos maus e bons. Não se pode dizer que foi um teólogo; uma compreensão mais completa de Deus teria que esperar até a chegada de Moisés. Contudo, a fé de Abraão é a raiz do judaísmo e também do cristianismo. Em seus encontros com Deus, temos uma verdade crua, sem censura; não se trata de uma religião criada por um filósofo, antes é uma religião que brota do encontro de Deus com o homem.
Não nos surpreende, então, que o Novo Testamento cite Abraão mais de 80 vezes, e que Paulo diga aos crentes que são verdadeiros descendentes de Abraão (Gl 3:6-9). A vida de Abraão inicia a história dos amplos planos de Deus. Dois mil anos depois, Jesus, o descendente de Abraão, veio a cumprir as promessas feitas a Abraão e as suas gerações posteriores.

Pense Nisso:

Deus ordenou a Abraão que deixasse sua casa e sua família para ir para uma terra longínqua e estranha.
  • Se você estivesse no lugar de Abraão, o que teria respondido?
  • Deus tem pedido a você algo difícil ou arriscado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More