domingo, 20 de novembro de 2011

EBD: T04 L08 - O COMPROMISSO COM A PALAVRA DE DEUS

Escola Dominical - Esboços da EBD
LIÇÕES BÍBLICAS DO 4º TRIMESTRE - 2011
Neemias - Integridade e Coragem em Tempos de Crise

Lição 8 - 20 de Novembro de 2011



"Texto áureo. Firmemente aderiram [...] de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do SENHOR, nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos". (Ne 10.29).

"Verdade prática. O compromisso com a Bíblia é o requisito imprescindível para a Igreja de Cristo seguir vitoriosa."


O COMPROMISSO COM A PALAVRA É GARANTIA DE VIDA COM DEUS

  1. COMPROMISSO É CONSCIENTIZAÇÃO PARA UM RECOMEÇO - Neemias 10.28 E o restante do povo, os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, os servidores do templo, todos os que se tinham separado dos povos das terras para a lei de Deus, suas mulheres, seus filhos e suas filhas, todos os que tinham conhecimento e entendimento,
    1. * A palavra de Deus transforma o miserável num vitorioso 
                                          i.    Joel 2.13 : E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
    1. * A palavra de Deus tem promessas de uma vida abundante
                                          i.    Zacarias 9.12 Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje vos anuncio que vos restaurarei em dobro.
  1. COMPROMISSO É A RENOVAÇÃO DE PACTO COM O SENHOR - Neemias 10.29 Firmemente aderiram a seus irmãos os mais nobres dentre eles, e convieram num anátema e num juramento, de que andariam na lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés, servo de Deus; e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do SENHOR nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos;
    1. * Quem renova a aliança com Deus é transformado 
                                          i.    Atos 3.19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
    1. * Quem renova a aliança com Deus terá vida plena
                                          i.    Ezequiel 18.32 Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.
  1. COMPROMISSO É NÃO SE ENVOLVER COM O JUGO DESIGUAL - Neemias 10.30 E que não daríamos as nossas filhas aos povos da terra, nem tomaríamos as filhas deles para os nossos filhos.
    1. * A palavra é contrária ao casamento de um vivo com um morto
                                          i.    2 Coríntios 6.14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
    1. * A palavra adverte quanto ao perigo de comunhão com trevas
                                          i.    Josué 23.7 Para que não entreis no meio destas nações que ainda ficam convosco; e dos nomes de seus deuses não façais menção, nem por eles façais jurar, nem os sirvais, nem a eles vos inclineis,
  1. COMPROMISSO É SEMPRE SEPARAR UM TEMPO PARA DEUS - Neemias 10.31 E que, trazendo os povos da terra no dia de sábado qualquer mercadoria, e qualquer grão para venderem, nada compraríamos deles no sábado, nem no dia santificado; e no sétimo ano deixaríamos descansar a terra, e perdoaríamos toda e qualquer cobrança.
    1. * O crente verdadeiro tem o seu tempo dedicado ao Senhor
                                          i.    Efésios 6.18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
    1. * O crente verdadeiro não mede esforço em servir ao Senhor
                                          i.    I Coríntios 15,48 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
  1. COMPROMISSO É ESFORÇO NA MANUTENÇÃO DA CASA DE DEUS - Neemias 10.33 Para os pães da proposição, para a contínua oferta de alimentos, e para o contínuo holocausto dos sábados, das luas novas, para as festas solenes, para as coisas sagradas, e para os sacrifícios pelo pecado, para expiação de Israel, e para toda a obra da casa do nosso Deus.
    1. * O Senhor se agrada de quem usa de generosidade no seu reino 
                                          i.    1 Crônicas 16.29 Tributai ao SENHOR a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade.
    1. * O Senhor abençoa os liberais, mas retém as bênçãos do avarento 
                                          i.    Provérbios 11.24 Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda.


INTRODUÇÃO
        
  • Uma das principais atribuições de Neemias em Jerusalém foi liderar a restauração dos muros e das portas. Mas, esta não foi a sua única missão.
  • Ele também foi o principal responsável em promover um grande avivamento e a conduzir o povo para mais perto de Deus.
  • E, sem dúvidas, isso só foi possível por causa da leitura do livro da Lei, e do propósito assumido pelo povo de ler e obedecer aos mandamentos divinos estabelecidos na Palavra de Deus. Aprendemos com Neemias que o nosso compromisso com a Bíblia Sagrada deve ser prioridade, e que devemos obedecê-la, sem questionar, independente de toda e qualquer circunstância.

  1. A BÍBLIA: O GUIA PARA UMA VIDA VITORIOSA E ABUNDANTE
    1. A Bíblia é a revelação escrita de Deus à humanidade. Através dela Deus se faz conhecido e revela seus propósitos para homem.
    2. Ao contrário do que muita gente pensa, ela não é apensas um livro religioso, e sim, um manual que nos ensina como devemos viver e proceder neste mundo, e como podemos obter uma vida feliz e vitoriosa, através da obediência aos seus mandamentos e ordenanças. Vejamos:

                                          i.    Quando os filhos de Israel estavam prestes a entrar em Canaã, Deus os advertiu por intermédio de Moisés que se eles ouvissem e cumprissem os mandamentos divinos, todas as bênçãos viriam sobre eles:
1.    E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus” (Dt 28.1,2);
2.    Porém, se eles não dessem ouvidos e não guardassem os mandamentos, todas as maldições lhes alcançariam: “Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão” (Dt 28.15).
                                         ii.    O salmista afirmou que aquele que anda em retidão e medita na Lei de Deus será próspero como uma árvore frutífera:
1.    Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará” (Sl 1.1-3).
                                        iii.    O Senhor disse a Josué que ele seria bem sucedido se meditasse e obedecesse aos mandamentos divinos:
1.    “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido ”  (Js 1.8).

    1. Possivelmente Neemias conhecia esses textos das Sagradas Escrituras.
                                          i.    Ele sabia muito bem que para conduzir o povo ao arrependimento e abandono do pecado, e, consequentemente, a um grande avivamento, era necessário que o povo se voltasse à Palavra de Deus.
                                         ii.    Por isso, juntamente com Esdras, ele fez com que o povo ouvisse a leitura da Lei (Ne 8.1,8,13,18), e fizesse um concerto com Deus, assumindo o compromisso de servi-Lo e obedecê-Lo.


  1. O CONCERTO COM DEUS
    1. Após a leitura das Escrituras (Ne 8.1-8) e do arrependimento e confissão de pecados (Ne 9.1-37), o povo fez um concerto com o Senhor e assumiu o compromisso de obedecer a Lei.
                                         
                i.    Este concerto foi feito não apenas pelo povo, mas também:
1.    Por sacerdotes (Ne 10.2-8),
2.    Levitas (Ne 10.9-13),
3.    Os chefes de família (Ne 10.14-27),
4.    Que firmaram um propósito de andar na Lei de Deus e de cumprir todos os seus mandamentos e estatutos (Ne 10.28,29).
                                         ii.    Dessa forma, o povo que outrora estava em miséria e desprezo (Ne 1.3) caminhava agora para a prosperidade, pois, de acordo com a Palavra de Deus, a obediência à Lei divina resulta em bênçãos (Dt 28.1-14).

  1. OS COMPROMISSOS DO CONCERTO

    1. Compromisso de não casar com outros povos: “E que não daríamos as nossas filhas aos povos da terra, nem tomaríamos as filhas deles para os nossos filhos” (Ne 10.30). 
                                          i.    Deus havia proibido terminantemente que os filhos de Israel se misturassem com outros povos. Não era simplesmente uma questão de pureza racial, mas, principalmente espiritual (Ex 34.12-16; Dt 7.3,4).
                                         ii.    Lamentavelmente, o povo de Deus por diversas vezes se uniu a outros povos, dando seus filhos e suas filhas em casamento (Jz 3.5-7; Ed 9.1,2), casamentos esses que os conduziram à idolatria, como ocorreu com o rei Salomão (I Rs 11.1-8), provocando a ira divina.
                                        iii.    Mas, nos dias de Neemias, o povo assumiu o compromisso de não repetir este grave erro.


    1. Compromisso de observar o dia do sábado: “E que, trazendo os povos da terra no dia de sábado qualquer mercadoria, e qualquer grão para venderem, nada compraríamos deles no sábado, nem no dia santificado...” (Ne 10.31a).
                                          i.    Ao estabelecer a Lei, Deus instituiu o sábado como dia de descanso e de adoração para os israelitas (Ex 20.8-11; Dt 5.12-15).
                                         ii.    Mas, aos poucos, os judeus estavam esquecendo este preceito divino.
                                        iii.    Porém, no concerto firmado nos dias de Neemias, o povo decidiu que não mais negociaria neste dia, para guardá-lo, como o Senhor lhes havia ordenado.

    1. Compromisso de observar o ano sabático: “... e no sétimo ano deixaríamos descansar a terra, e perdoaríamos toda e qualquer cobrança” (Ne 10.31b).
                                          i.    Deus havia estabelecido na Lei o ano da remissão, que a cada sete anos, todas as dívidas seriam canceladas e os escravos seriam libertos (Ex 21.1,2; Dt 15.1,2), bem como o ano de descanso da terra (Ex 23.10,11; Lv 25.3,4), para que a terra descansasse e os pobres pudessem também se alimentar.
                                         ii.    Ao firmarem o concerto com o Senhor, os filhos de Israel prometeram guardar estes mandamentos do Senhor.
    1. Compromisso de entregar as ofertas para a manutenção do Templo: “Também lançamos sortes entre  os sacerdotes, levitas, e o povo, acerca da oferta da lenha que se havia de trazer à casa do nosso Deus, segundo as casas de nossos pais, a tempos determinados, de ano em ano, para se queimar sobre o altar do SENHOR nosso Deus, como está escrito na lei” (Ne 10.34).

                                          i.    O Templo em Jerusalém era o centro da adoração e da vida religiosa para os judeus.
                                         ii.    Era no Templo em que eram oferecidos holocaustos e sacrifícios ao Senhor (I Rs 8.64; 9.25; I Cr 16.39,40).
                                        iii.    Nos dias de Neemias, o povo firmou o propósito de entregar ao Senhor as ofertas, os dízimos e as novidades e primícias da terra (Ne 10.32-39).


  1. LIÇÕES QUE APRENDEMOS NESSE CONCERTO
    1. Como pudemos observar, este concerto foi feito na Antiga Aliança, onde o relacionamento do homem com Deus estava baseado na fé e na obediência à Lei e ao sistema sacrificial que fora estabelecido pelo Senhor para a nação de Israel (Ex cap. 20; Dt cap. 5; Lv caps 1-6).
                                          i.    E, como estamos em uma nova Aliança, onde o relacionamento do homem com Deus está baseado na morte expiatória de Cristo (Mt 26.28; Mc 14.24; Hb 9.14,15; 10.29; 12.24); não temos o dever de guardar o sábado, a circuncisão, o ano da remissão, e outras exigências da Lei.
                                         ii.    Mas, devemos entender que esse concerto nos deixa grandes lições, tais como: 
1.    Não devemos nos prender em um jugo desigual com os infiéis (II Co 6.14);

2.    Devemos reservar um dia na semana para o serviço e a adoração a Deus, bem como para o descanso;
3.    Devemos assumir o compromisso de contribuir com dízimos e ofertas (Mt 23.23; Lc 11.42; Hb 7.4,5: II Co 9.6-11).




  • Neemias liderou não apenas a restauração dos muros, mas também da vida espiritual do povo.
  • Ele levou o povo a firmar um concerto com o Senhor, assumindo o compromisso de obedecer a Sua Lei. 
  • Neemias nos ensina que não pode haver um concerto com o Senhor, sem que firmemos um propósito de obedecê-Lo e servi-Lo com fidelidade, o que envolve também os nossos dízimos, a nossas ofertas e as nossas primícias.

REFERÊNCIAS

  • ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. CPAD.
  • LOPES, Hernandes Dias. Neemias, o Líder que restaurou uma nação. Hagnos.
  • PACKER, J. I. Neemias Paixão Pela Fidelidade. CPAD.
  • RENOVATO, Elinaldo. Neemias, Integridade e Coragem em Tempos de Crise. CPAD. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More