segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ESTUDO BÍBLICO: SEGREDOS DA FELICIDADE - PARTE 04


ESTUDO Nº 04
BEM AVENTURADO QUEM NÃO SE CONDENA
4º Segredo da Felicidade: Consciência

INTRODUÇÃO:

O apóstolo Paulo declara, indiretamente, que a pessoa que descobriu o segredo da felicidade verdadeira, o sentido da vida, não condena a si mesmo.

Quando falamos de auto-condenação, estamos falando de consciência, a qual pode ser comparada a um alarme, que é um instrumento excelente, mas que pode transformar-se em um tormento.

Da mesma forma, a consciência pode ser comparada a dor física, que, a princípio normalmente é vista como algo ruim, todavia do ponto de vista da preservação da integridade física do ser humano é uma bênção.

E o que é a consciência?
  • É o Sentido ou a percepção que o ser humano possui do que é moralmente certo ou errado, em atos e motivos individuais.

O apóstolo Paulo em sua doutrina expôs, em outros contextos, sobre alguns tipos de consciência:
  •  a consciência fraca (1 Co 8.7);
  •  a contaminada (Tt 1.15);
  • a cauterizada (1 Tm 4:1, 2);
  • a Pura (1 Tm 3. 9, 2 Tm 1.3);
  • e a Boa (At 23:1, At 24:16,  Rm 9:1, 1 Tm 1:5, 1 Tm 1:19).

O contexto do texto bíblico introdutório é o trecho de Romanos 14.1 a 15.7.
  • Nesta passagem, vemos na igreja primitiva de Roma, os motivos de condenação de alguns irmãos para com os outros.
  • Estes não eram felizes na igreja e atrapalhavam a felicidade dos outros.
  • Por isso, Paulo se contrapõe a isso declarando que o “Reino de Deus [...] é justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (v. 17).
  • E no versículo 22 revela que um dos segredos da felicidade verdadeira é o salvo não condenar a si mesmo.

Quem não se auto condena encontrou o sentido da vida e tem as seguintes atitudes enumeradas adiante.

1.    PERMITE QUE A ALEGRIA, A SATISFAÇÃO E A AUSÊNCIA DE CULPA TENHAM LIVRE CURSO EM SUA ALMA.
a.    A consciência funciona como o juiz, que ordena acerca de coisas futuras e que se traduz em sentimentos de alegria, satisfação, ou de culpa, remorso, acerca de coisas passadas.
                                 i.    Quem tem uma má consciência irá se condenar por coisas que Deus não o condena, logo, coloca-se acima de Deus.
                                ii.    Tal pessoa obstruirá o livre curso da verdadeira felicidade em sua vida, mas quem não se condena a alegria tem livre curso em sua alma.

2.    NÃO SE TORTURA ASSUMINDO PARA SI A RESPONSABILIDADE DE CONVENCER OS IRMÃOS DO QUE É CERTO E DO QUE É ERRADO.
a.    A felicidade é motivada por uma fé madura .
                                 i.    Mas, esta maturidade deve gerar a responsabilidade de não rejeitar um irmão de fé imatura que tenha uma idéia diferente da dele quanto àquilo que é verdadeiramente certo ou errado (v.1).
b.    A alegria na igreja entre os primeiros cristãos romanos estava comprometida.
                                 i.    Alguns irmãos em Roma estavam se estranhando, pois os mais imaturos viviam se torturando em sua consciência porque alguns membros da igreja estavam agindo de modo que eles julgavam ser pecado.
                                ii.    Eis os motivos:
1.    o ato de comprar no açougue e comer carne que houvera sido sacrificada aos ídolos, adorados pelos romanos pagãos (vv. 2 -3).
2.    não observância dos dias santificados pelo Judaísmo por parte dos não judeus – gentios – (v.5);
3.    a ingestão de vinho e outros motivos não especificados por Paulo (v. 21);
                               iii.    Quem assume, indevidamente, da responsabilidade para si de convencer os irmãos do que é certo e do que é errado, acaba se condenando, caso fique quieto diante de fraquezas dos demais irmãos.
1.    O que Paulo diz é que Deus mesmo, que é SENHOR, é quem é capaz de convencer os seus servos do que é certo daquilo que é errado (v.4).
a.    Quem se comporta dessa forma e não se corrige irá amargar uma infelicidade crônica.
b.    Quem rejeita um servo de Deus, um membro do corpo de Cristo, ainda que este tal tenha uma fé imatura também não poderá ser plenamente feliz, pelo fato de que a postura de exclusão produz dor e tristeza na alma.
c.    Isso porque fomos criados para a glória de Deus e para a comunhão com o corpo de Cristo; caso contrário, perderemos o sentido da vida e jamais seremos verdadeiramente felizes, se esses propósitos não forem uma realidade em nós.
                               iv.    Os imaturos, não conseguiam ser verdadeiramente felizes, pois não assimilaram a revelação do verdadeiro sentido da vida e do evangelho.
1.    Tal comportamento acaba desenvolvendo uma consciência contaminada.
a.    Se estes não se amadurecerem, começarão a praticar aquilo que outrora condenavam, para serem aceitos ou porque não assimilaram a liberdade que a graça de Deus nos dá.
b.    Consequentemente, a consciência deles se tornará contaminada.
c.    É o que Paulo ensinou em 1ª Coríntios 8:7: “Entretanto, nem em todos há esse conhecimento; pois alguns há que, acostumados até agora com o ídolo, comem como de coisas sacrificadas a um ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, contamina-se”.
d.    Estes poderão se corromper: “Uma pessoa pura de coração vê virtude e pureza em tudo; mas uma pessoa cujo próprio coração é maligno e descrente, acha maldade em tudo, pois sua mente impura e seu coração rebelde pintam assim tudo o que ela vê e ouve” (Tt 1.15 - B. Viva).
3.    SEGUE AS COISAS QUE SERVEM PARA A PAZ E PARA EDIFICAÇÃO PARA COM OS OUTROS MEMBROS DO CORPO DE CRISTO (v. 19).
a.    Quem encontrou a verdadeira felicidade procurará sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé. 
                                 i.    Quem tem esta atitude nunca irá condenar a si mesmo e, portanto, será bem-aventurado, descobrirá o sentido da vida.

CONCLUSÃO:

1.    Possuir a verdadeira Felicidade pressupõe ter uma boa consciência, de modo que ela não o condene equivocadamente, mas sim, traduza sentimentos de alegria, satisfação e do perdão de Deus.

2.    Conscientize-se que você sempre será uma pessoa triste na igreja se não entender que não tem o direito de condenar e nem olhar outros irmãos com desprezo por questões de conduta pessoal (vv. 10-13) .
a.    Paulo disse que os cristãos de Roma não tinham o direito de condenarem os outros irmão ou olharem com desprezo para eles pelos motivos que eles censuravam os imaturos.
b.    O Senhor é o Juiz e um dia cada um de per si será julgado (vv.10-12).
c.    Temos que viver de tal modo que não sejamos motivo de fazer nenhum irmão nosso tropeçar no caminho da salvação, por fazermos algo que o irmão imaturo julga ser pecado (v. 13).

3.    Amadureça-se quanto às questões periféricas da fé, e assuma um compromisso de agir por amor; caso contrário, você nunca será verdadeiramente feliz.
a.    “Ame e faça o que você quiser, pois nada do que você fizer por amor será pecado” (Agostinho).

4.    Tome cuidado com o fato de que o exercício da sua alegria pode transformá-lo em pedra de tropeço para alguém (vv 14-17, 20,21).
a.    Reveja as suas atitudes, que podem escandalizar os mais fracos.
                                 i.    Nossa alegria e vida pessoal devem ser regidas pelo amor que temos para com nossos irmãos.
                                ii.    Paulo disse que para ele não seria errado para si próprio comer uma carne que fora sacrificado aos ídolos, mas, segundo ele, quem achasse isto errado não deveria comê-la (v. 14).
                               iii.    No entanto, para Paulo se ele soubesse que este comportamento escandalizaria alguém (por amor à alma daquele irmão) ele não comeria a carne que fora sacrificada aos ídolos (v.15).
                               iv.    Paulo aconselha que mesmo que alguma atitude nossa não seja verdadeiramente pecado, mas, caso vá gerar censura, não devemos praticá-la (vv. 16,17), pois o importante não é ter razão, mas sim, que nossa vida seja uma ferramenta na mão de Deus para que o Reino de Deus (que é justiça, paz e alegria no Espírito Santo) se estabeleça.
                                v.    Assim sendo seremos agradáveis ao Pai e os irmãos ficarão satisfeitos (v.18).
                               vi.    Não podemos desfazer a obra de Deus em salvar pessoas (mesmos imaturos na fé), fazendo-as tropeçar (escandalizar-se) por causa de um pedaço de carne ou qualquer outra atitude (20,21).

5.    Evite praticar coisas que não se constituem pecado (do ponto de vista de Deus), mas que você sabe que não se constituem pecado, (22a,23).
a.    Isto porque o fraco se praticar coisas que ele pratica em dúvida - peca (v.23).

6.    Tenha como padrão de conduta (modelo, paradigma) para estas questões o Senhor Jesus Cristo que nunca agradou a si mesmo (Rm 15.1-3) e que em breve aniquilará definitivamente a força do pecado e da morte (vv. 4-6).
a.    O registro da profecia do sofrimento Jesus e de tudo que de fato ele padeceu devem ser um incentivo para termos a esperança de que Ele um dia definitivamente vencerá o pecado e a morte (v.4).
b.    A atitude de saber essa verdade e assimilá-la traz a verdadeira felicidade e torna a igreja capaz de louvar o Pai em harmonia (vv. 5,6).

Fonte: PR. ROBSON BRITO
Divulgação: http://www.admaringa.com.br





Um comentário:

  1. MUITO BOM!LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A Bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More