ESTUDO Nº 04
BEM AVENTURADO QUEM NÃO SE CONDENA
4º
Segredo da Felicidade: Consciência
INTRODUÇÃO:
O apóstolo Paulo declara,
indiretamente, que a pessoa que descobriu o segredo da felicidade verdadeira, o
sentido da vida, não condena a si mesmo.
Quando falamos de
auto-condenação, estamos falando de consciência, a qual pode ser comparada a um
alarme, que é um instrumento excelente, mas que pode transformar-se em um
tormento.
Da mesma forma, a
consciência pode ser comparada a dor física, que, a princípio normalmente é
vista como algo ruim, todavia do ponto de vista da preservação da integridade
física do ser humano é uma bênção.
E o que é a consciência?
- É o Sentido ou a percepção que o ser humano possui do que é moralmente certo ou errado, em atos e motivos individuais.
O apóstolo Paulo em sua
doutrina expôs, em outros contextos, sobre alguns tipos de consciência:
- a consciência fraca (1 Co 8.7);
- a contaminada (Tt 1.15);
- a cauterizada (1 Tm 4:1, 2);
- a Pura (1 Tm 3. 9, 2 Tm 1.3);
- e a Boa (At 23:1, At 24:16, Rm 9:1, 1 Tm 1:5, 1 Tm 1:19).
O contexto do texto bíblico
introdutório é o trecho de Romanos 14.1 a 15.7.
- Nesta passagem, vemos na igreja primitiva de Roma, os motivos de condenação de alguns irmãos para com os outros.
- Estes não eram felizes na igreja e atrapalhavam a felicidade dos outros.
- Por isso, Paulo se contrapõe a isso declarando que o “Reino de Deus [...] é justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (v. 17).
- E no versículo 22 revela que um dos segredos da felicidade verdadeira é o salvo não condenar a si mesmo.
Quem não se auto condena
encontrou o sentido da vida e tem as seguintes atitudes enumeradas adiante.
1. PERMITE
QUE A ALEGRIA, A SATISFAÇÃO E A AUSÊNCIA DE CULPA TENHAM LIVRE CURSO EM SUA
ALMA.
a. A
consciência funciona como o juiz, que ordena acerca de coisas futuras e que se
traduz em sentimentos de alegria, satisfação, ou de culpa, remorso, acerca de
coisas passadas.
i. Quem
tem uma má consciência irá se condenar por coisas que Deus não o condena, logo,
coloca-se acima de Deus.
ii. Tal
pessoa obstruirá o livre curso da verdadeira felicidade em sua vida, mas quem
não se condena a alegria tem livre curso em sua alma.
2. NÃO
SE TORTURA ASSUMINDO PARA SI A RESPONSABILIDADE DE CONVENCER OS IRMÃOS DO QUE É
CERTO E DO QUE É ERRADO.
a. A
felicidade é motivada por uma fé madura .
i. Mas,
esta maturidade deve gerar a responsabilidade de não rejeitar um irmão de fé
imatura que tenha uma idéia diferente da dele quanto àquilo que é
verdadeiramente certo ou errado (v.1).
b. A
alegria na igreja entre os primeiros cristãos romanos estava comprometida.
i. Alguns
irmãos em Roma estavam se estranhando, pois os mais imaturos viviam se
torturando em sua consciência porque alguns membros da igreja estavam agindo de
modo que eles julgavam ser pecado.
ii. Eis
os motivos:
1. o
ato de comprar no açougue e comer carne que houvera sido sacrificada aos
ídolos, adorados pelos romanos pagãos (vv. 2 -3).
2. não
observância dos dias santificados pelo Judaísmo por parte dos não judeus –
gentios – (v.5);
3. a
ingestão de vinho e outros motivos não especificados por Paulo (v. 21);
iii. Quem
assume, indevidamente, da responsabilidade para si de convencer os irmãos do
que é certo e do que é errado, acaba se condenando, caso fique quieto diante de
fraquezas dos demais irmãos.
1. O
que Paulo diz é que Deus mesmo, que é SENHOR, é quem é capaz de convencer os
seus servos do que é certo daquilo que é errado (v.4).
a. Quem
se comporta dessa forma e não se corrige irá amargar uma infelicidade crônica.
b. Quem
rejeita um servo de Deus, um membro do corpo de Cristo, ainda que este tal
tenha uma fé imatura também não poderá ser plenamente feliz, pelo fato de que a
postura de exclusão produz dor e tristeza na alma.
c. Isso
porque fomos criados para a glória de Deus e para a comunhão com o corpo de
Cristo; caso contrário, perderemos o sentido da vida e jamais seremos
verdadeiramente felizes, se esses propósitos não forem uma realidade em nós.
iv. Os
imaturos, não conseguiam ser verdadeiramente felizes, pois não assimilaram a
revelação do verdadeiro sentido da vida e do evangelho.
1. Tal
comportamento acaba desenvolvendo uma consciência contaminada.
a. Se
estes não se amadurecerem, começarão a praticar aquilo que outrora condenavam,
para serem aceitos ou porque não assimilaram a liberdade que a graça de Deus
nos dá.
b. Consequentemente,
a consciência deles se tornará contaminada.
c. É o
que Paulo ensinou em 1ª Coríntios 8:7: “Entretanto,
nem em todos há esse conhecimento; pois alguns há que, acostumados até agora
com o ídolo, comem como de coisas sacrificadas a um ídolo; e a sua consciência,
sendo fraca, contamina-se”.
d. Estes
poderão se corromper: “Uma pessoa pura de
coração vê virtude e pureza em tudo; mas uma pessoa cujo próprio coração é
maligno e descrente, acha maldade em tudo, pois sua mente impura e seu coração
rebelde pintam assim tudo o que ela vê e ouve” (Tt 1.15 - B. Viva).
3. SEGUE
AS COISAS QUE SERVEM PARA A PAZ E PARA EDIFICAÇÃO PARA COM OS OUTROS MEMBROS DO
CORPO DE CRISTO (v. 19).
a. Quem
encontrou a verdadeira felicidade procurará sempre as coisas que trazem a paz e
que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.
i. Quem
tem esta atitude nunca irá condenar a si mesmo e, portanto, será
bem-aventurado, descobrirá o sentido da vida.
CONCLUSÃO:
1. Possuir
a verdadeira Felicidade pressupõe ter uma boa consciência, de modo que ela não
o condene equivocadamente, mas sim, traduza sentimentos de alegria, satisfação
e do perdão de Deus.
2. Conscientize-se
que você sempre será uma pessoa triste na igreja se não entender que não tem o
direito de condenar e nem olhar outros irmãos com desprezo por questões de
conduta pessoal (vv. 10-13) .
a. Paulo
disse que os cristãos de Roma não tinham o direito de condenarem os outros
irmão ou olharem com desprezo para eles pelos motivos que eles censuravam os
imaturos.
b. O
Senhor é o Juiz e um dia cada um de per si será julgado (vv.10-12).
c. Temos
que viver de tal modo que não sejamos motivo de fazer nenhum irmão nosso
tropeçar no caminho da salvação, por fazermos algo que o irmão imaturo julga
ser pecado (v. 13).
3. Amadureça-se
quanto às questões periféricas da fé, e assuma um compromisso de agir por amor;
caso contrário, você nunca será verdadeiramente feliz.
a. “Ame
e faça o que você quiser, pois nada do que você fizer por amor será pecado”
(Agostinho).
4. Tome
cuidado com o fato de que o exercício da sua alegria pode transformá-lo em
pedra de tropeço para alguém (vv 14-17, 20,21).
a. Reveja
as suas atitudes, que podem escandalizar os mais fracos.
i. Nossa
alegria e vida pessoal devem ser regidas pelo amor que temos para com nossos
irmãos.
ii. Paulo
disse que para ele não seria errado para si próprio comer uma carne que fora
sacrificado aos ídolos, mas, segundo ele, quem achasse isto errado não deveria
comê-la (v. 14).
iii. No
entanto, para Paulo se ele soubesse que este comportamento escandalizaria
alguém (por amor à alma daquele irmão) ele não comeria a carne que fora
sacrificada aos ídolos (v.15).
iv. Paulo
aconselha que mesmo que alguma atitude nossa não seja verdadeiramente pecado,
mas, caso vá gerar censura, não devemos praticá-la (vv. 16,17), pois o
importante não é ter razão, mas sim, que nossa vida seja uma ferramenta na mão
de Deus para que o Reino de Deus (que é justiça, paz e alegria no Espírito
Santo) se estabeleça.
v. Assim
sendo seremos agradáveis ao Pai e os irmãos ficarão satisfeitos (v.18).
vi. Não
podemos desfazer a obra de Deus em salvar pessoas (mesmos imaturos na fé),
fazendo-as tropeçar (escandalizar-se) por causa de um pedaço de carne ou qualquer
outra atitude (20,21).
5. Evite
praticar coisas que não se constituem pecado (do ponto de vista de Deus), mas
que você sabe que não se constituem pecado, (22a,23).
a. Isto
porque o fraco se praticar coisas que ele pratica em dúvida - peca (v.23).
6. Tenha
como padrão de conduta (modelo, paradigma) para estas questões o Senhor Jesus
Cristo que nunca agradou a si mesmo (Rm 15.1-3) e que em breve aniquilará
definitivamente a força do pecado e da morte (vv. 4-6).
a. O
registro da profecia do sofrimento Jesus e de tudo que de fato ele padeceu
devem ser um incentivo para termos a esperança de que Ele um dia
definitivamente vencerá o pecado e a morte (v.4).
b. A atitude
de saber essa verdade e assimilá-la traz a verdadeira felicidade e torna a
igreja capaz de louvar o Pai em harmonia (vv. 5,6).
Fonte: PR. ROBSON
BRITO
Divulgação: http://www.admaringa.com.br
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