sábado, 4 de fevereiro de 2012

EBD: T01L06 - A PROSPERIDADE DOS BEM-AVENTURADOS


Escola Dominical - Esboços da EBD
Lições Bíblicas 1° Trimestre de 2012
A verdadeira prosperidade - A vida cristã abundante



Leitura bíblica em classe: Mateus 5.1-12

NOVE LIÇÕES PARA SER UM BEM-AVENTURADO PRÓSPERO

1. APRENDA A ASSUMIR A FORMA DE UM SERVO FIEL

Mateus 5.3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;

Filipenses 2.7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

2. APRENDA A SER SENSÍVEL A DOR DO PECADO

Mateus 5.4 bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

2 Coríntios 1.4 Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

3. APRENDA A PADECER O MAL SEM SE AMARGURAR

Mateus 5.5 bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

Hebreus 12.15 Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

4. APRENDA A SENTIR QUEM ANSEIA POR SALVAÇÃO

Mateus 5.6 bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Marcos 6.34 E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.

5. APRENDA A EXERCER A MISERICÓRDIA RECEBIDA

Mateus 5.7 bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Mateus 9.13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

6. APRENDA A TER UM CARÁTER COMO O DE CRISTO

Mateus 5.8 bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Efésios 4.13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

7. APRENDA A NÃO ODIAR, MAS AMAR SEUS INIMIGOS

Mateus 5.9 bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

Mateus 5.44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

8. APRENDA A VIVER PIAMENTE NO SERVIÇO CRISTÃO

Mateus 5.10 bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus;

2 Timóteo 3.12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

9. APRENDA A SOFRER INJUSTIÇAS SERVINDO A CRISTO

Mateus 5.11 bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa.

I Pedro 4.13 Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.

10. PERSEVERE EM OBTER O PRÊMIO ESPIRITUAL ETERNO

Mateus 5.12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Apocalipse 22.12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.


  •  O Sermão do Monte é um dos mais famosos ensinos de Jesus. 
  • A expressão Bem-aventurado do grego “Makários” significa, literalmente: “feliz, afortunado, ditoso”.
  • Já a expressão “Makarismos” denota “felicitação, felizes, alegres” (Gl 4.15; Rm 4.6,9).

  • Jesus estava descrevendo o bem-estar concedido por Deus que pertence apenas ao fiel.
  • As Beatitudes demonstram que o caminho para a felicidade celestial é o oposto do caminho mundano normalmente seguido na busca da felicidade.
  • A ideia mundana é que a felicidade é encontrada nas riquezas, nos prazeres, na abundância, no lazer e em coisas semelhantes.
  • A verdade é exatamente o oposto.
  • A verdadeira prosperidade não é sinônima de riqueza material, como muitos pensam.
  • Nem sempre um homem rico pode ser considerado como próspero e, da mesma maneira, não podemos dizer que um homem pobre não possa ser próspero (1Co 13.4-7; Fp 2.3-5).


  1. QUEM SÃO OS BEM-AVENTURADOS
    1. Os Bem-aventurados referem-se ao estado abençoado daqueles que, por seu relacionamento com Cristo e sua Palavra, recebem de Deus:
                                                              i.      O amor,
                                                            ii.      O cuidado,
                                                          iii.      A salvação
                                                          iv.      E sua misericórdia.
    1. Cada Bem-aventurança diz respeito a uma bênção de Deus, significa mais do que ter alegrias.
                                                              i.      Implica o estado afortunado daqueles que fazem parte do Reino de Deus.
                                                            ii.      As Beatitudes não prometem:
1.      Riso,
2.      Prazer
3.      Prosperidade terrena,
4.      Mas, eternas!
    1. Sedo assim quem são os Bem-Aventurados?

                                                              i.      Os pobres de espíritos (V.3) . São aqueles que perderam seu orgulho próprio, reconheceram seus pecados e arrependeram-se.
1.      Reconhecem que não tem qualquer auto-suficiência espiritual e que dependem exclusivamente da vida que vem do Espírito Santo e sentem-se inteiramente dependentes da graça de Deus.
2.      Reconhecer a verdadeira pobreza de espírito é a primeira das graças “porque deles é o Reino dos céus” (Ap 3.17);


                                                            ii.      Os que choram (V. 4) . São aqueles que se contristam profundamente por causa das suas fraquezas e sentem pesar por aquilo que entristece a Deus.
1.      Sentem aflição em seu viver por causa do seu pecado, da imoralidade e da crueldade do mundo.
2.      Estes “serão consolados” (Lc 19.41; At 20.19; 2Pe 2.8);

                                                          iii.      Os mansos (V.5) . São aqueles que vivem humildes e submissos a Deus e acham Nele o seu refúgio e lhe consagram todo o seu viver e não são violentos.
1.      São aqueles que aborrecem a violência. “porque eles herdarão a terra”;

                                                          iv.      Os que tem fome e sede de justiça (V.6) . São aqueles que desejam o que é justo (Êx 33.13, 18; Sl 42.1-2; 63.1-2; Fp 3.8-10).
1.      São aqueles que tem fome das coisas de Deus pois “porque eles serão fartos” (Mt 5.6);

                                                            v.      Os misericordiosos (V.7). São aqueles que estão cheios de compaixão e dó dos que sofrem.
1.      São aqueles que desejam minorar os sofrimentos dos outros, conduzindo estes à graça de Deus por meio de Jesus Cristo ( Mt 1833-35; Lc 10.30-37; Hb 2.17), pois assim “porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5.8);

                                                          vi.      Os limpos de coração (V.8). São aqueles que foram libertos do poder do pecado mediante a graça de Deus, e que agora se esforçam para agradar a Deus e serem parecidos com Ele (Hb1.9; 1Sm 13.14; Mt 22.37; 1Tm 1.5), pois somente os limpos de coração “porque eles verão a Deus” (Mt 5.8; Ap 21.7; 22.4);

                                                        vii.      Os pacificadores (V.9). São aqueles que se reconciliaram com Deus.
1.      Tem paz com Ele mediante a cruz (Rm 5.1; Ef 2.14-16) e agora se esforçam, mediante seu testemunho para levarem outras pessoas, inclusive seus inimigos, à paz com Deus “porque eles serão chamados filhos de Deus”.

                                                      viii.      Os perseguidos por causa da justiça (V.10). São aqueles que procuram viver de acordo com a Palavra de Deus, e por amor a justiça sofrerão perseguição (Ap 2; 3.1-4;, 14-22).
1.      O mundo lhes persegue com oposição (Mt 10.22; 24.9; Jo 15.19) “porque deles é o Reino dos céus”.


  1. OS BEM-AVENTURADOS TAMBÉM SOFREM
    1. Segundo o dicionário Aurélio próspero significa: “ditoso, afortunado”.
                                                              i.      Nos dias hodiernos, muita ênfase tem se dado à riqueza e a prosperidade, inclusive em muitos púlpitos chamados de “evangélicos”.
1.      A mensagem da cruz, da salvação e da santificação tem sido substituída pela pregação da Teologia da Prosperidade, que prega que o cristão não pode ser pobre e nem pode sofrer.
2.      Por causa disso, muitos cristãos vivem em busca de riquezas materiais e se esquecem das riquezas espirituais que Deus nos oferece através de Jesus Cristo (Ef 1.3; 2.6; Tg 2.5).
3.      Portanto, faz-se necessário entendermos, à luz das Escrituras, o que é ser Bem-aventurado. 
4.   Vejamos alguns exemplos:


4.      Uma das atividades que Jesus priorizou na sua missão dirigida pelo Espírito Santo foi “evangelizar os pobres” (Lc 4.18; cf. Is 61.1).
a.      Noutras palavras, o evangelho de Cristo pode ser definido como um evangelho dos pobres (Mt 5.3; 11.5; Lc 7.22; Tg 2.5);
b.      Jesus veio a este mundo e viveu como pobre (Zc 9.9).
c.       O barco onde ele ensinava as multidões, não era seu (Lc 5.3);
d.      O jumentinho no qual ele entrou montado em Jerusalém, também não era seu (Lc 19.30-35);
e.      E Ele mesmo disse que não tinha onde reclinar a cabeça (Mt 8.20).
f.        Quando precisou pagar o imposto, não tinha dinheiro algum, por isso mandou que Pedro fosse buscar a moeda na boca do peixe (Mt 17.27).
g.      Nem por isso, Ele deixou de ser próspero, pois cumpriu sua missão e foi exaltado por Deus (Ef 1.20,21; Fp 2.9);
5.      O apóstolo Paulo também sofreu muito e passou por muitas necessidades (II Co 11.24-33).
a.      Algumas vezes precisou de auxílio dos irmãos (Fp 4.10-19).
b.      Escrevendo aos filipenses ele disse que aprendeu a estar contente com o que tinha. Sabia ter abundância e sabia também padecer necessidade.
c.       Mesmo assim, ele foi um homem próspero (Fp 4.12-13);
6.      O NT menciona que algumas igrejas eram pobres (II Co 8.2; Ap 2.9).
a.      Os cristãos da Judéia passaram por dificuldades financeiras e foram ajudados pelos coríntios e pelos macedônios (IICo 8 e 9; Rm 15.26).
b.      Os próprios irmãos macedônios viviam em "profunda pobreza" (IICo 8.2).
c.       Lucas diz, acerca destas igrejas: “Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo” (At 9.31).

  1. O QUE É A PROSPERIDADE DOS BEM-AVENTURADOS
    1. A verdadeira prosperidade dos Bem-aventurados não se limita a posse dos bens terrenos, mas, principalmente a aquisição dos bens espirituais e eternos em Deus (Mt 5.1-12).
                                                              i.      Pedro disse: “ Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6.67,68).
                                                            ii.      O apóstolo Paulo falou: “O que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo” (Fp 3.7,8).
                                                          iii.      O apóstolo Paulo nos exorta a buscar e a pensar nas “coisas que são de cima” (Cl 3.1,2);
                                                          iv.      Pedro não tinha prata nem ouro, mas tinham autoridade para curar em nome de Jesus (At 3.1-6);
                                                            v.      A igreja de Laodicéia era materialmente rica, mas vivia em miséria espiritual. Por isso, foi repreendida pelo Senhor Jesus (Ap 3.17-18).
1.      Enquanto que a igreja de Esmirna vivia em pobreza, e o Senhor Jesus disse que ela era rica (Ap 2.9);
                                                          vi.      Jesus disse: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam” (Mt 6.19,20);
                                                        vii.      Lázaro era um mendigo que vivia cheio de chagas, mas, depois da morte, foi levado pelos anjos para o seio de Abraão (Lc 16.19-31);
                                                      viii.      O apóstolo Paulo disse: “Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele” (I Tm 6.7).
                                                           ix.      E o escritor da Epístola aos Hebreus, disse: “Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura ” (Hb 13.14).
                                                             x.      Por isso, o apóstolo Paulo diz que nós somos “... como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo ” (II Co 6.10).

  1. ADVERTÊNCIAS BÍBLICAS SOBRE AS RIQUEZAS TERRENAS
    1. Predominava entre os judeus daqueles tempos a ideia de que as riquezas eram um sinal do favor especial de Deus, e que a pobreza era um sinal da falta de fé e do desagrado de Deus (Lc 6.20; 16.13; 18.24-25).
    2. Essa cosmovisão é falsa e foi firmemente repelida por Jesus.
    3. A Bíblia traz muitas advertências sobre os perigos que envolvem as riquezas.
    4. Vejamos algumas:
                                                              i.      Jesus disse que dificilmente entrará um rico no céu (Lc 18.24-25; Mt 19.24; 13.22);
                                                            ii.      A Bíblia identifica a busca insaciável e avarenta pelas riquezas como idolatria, a qual é demoníaca (1Co 10.1920; Cl 3.5; Mt 6.24).
1.      O apóstolo Paulo disse os que querem ser ricos, caem em tentação e em muitas concupiscências; e que o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males (I Tm 6.9,10);
                                                          iii.      A riqueza pode conduzir a avareza, excluindo-o do reino dos céus (I Co 5.11; 6.10; Ef 5.5; Cl 3.5);
                                                          iv.      Não devemos colocar a nossa confiança na riqueza (Sl 49.6,7; 52.7; 62.10; Pv 11.28; I Tm 6.17);
                                                            v.      A avareza pode tirar a tranquilidade (Jó 27.19-20; Ec 5.12).
                                                          vi.      Além disso, a riqueza não garante solução para os maiores problemas do ser humano (Pv 11.4).



1)     Ser um Bem-Aventurado próspero exige ser um verdadeiro discípulo de Jesus, que aceita a sua instrução e acolhe em seu coração o conhecimento da palavra de Deus.
a)      Quem é Bem-Aventurado tem plena convicção de fazer parte do reino de Deus e se porta como tal, investindo todo esforço em aprender mais e mais o conhecimento das Sagradas letras.
b)     Quem é fiel ao Reino de Deus faz parte das promessas de ser um Bem-Aventurado.
c)      Quem é discípulo de Jesus é totalmente sintonizado com Ele, e tem uma vida de confiança no seu Salvador e na sua palavra.
d)     É dotado de uma obediência e dedicação explícita aos seus preceitos.
2)     A prática das bem-aventuranças indicam quem são os verdadeiros cidadãos dos céus e não podemos imaginar a realidade do que é o céu, mas podemos entender que é um lugar de maravilhas e que para conquistar nosso espaço nesse lugar todo o esforço desprendido é pouco para adentrarmos na dimensão celestial.
a)      A transformação a imagem de Cristo que nos encaminha a uma elevação acima do nível dos anjos é uma condição irrevogável da parte de Deus.
b)     O apóstolo Paulo faz um apelo em Romanos 12.2 para não nos conformarmos mais com este mundo, e sim que haja uma renovação no nosso entendimento e uma conscientização de que devemos agradar a Deus em tudo dentro da sua perfeita vontade.
3)     Diante do que aprendemos com as bem-aventuranças fica a conscientização de que a idéia materialista sobre os céus não levará a uma mudança de natureza e transformação da alma e que muitos líderes ávidos por poder e riquezas, estão levando milhares de incautos e ignorantes ao caminho da perdição.
a)      Esse evangelho enganoso tem se expandido de uma forma preocupante por todos os cantos levando muitos a uma visão deturpada do que é a verdadeira prosperidade.
b)     Exploram o povo usando o nome de Deus com promessas que Ele não autoriza pela sua palavra.
c)      Que a igreja autêntica de Cristo possa levantar clamores para que esses mercenários sejam desmascarados e desacreditados.
d)     Lembre-se que a palavra diz que o ímpio não permanecerá na congregação dos justos.
4)     As Bem-aventuranças de Jesus contrariam totalmente os conceitos errôneos da Teologia da Prosperidade, pois o que aprendemos do Mestre é que a verdadeira felicidade não se origina nos bens materiais que possuímos, mas em termos nossos pecados perdoados por Cristo . 

REFERÊNCIAS

BÍBLIA de Estudo. CPAD.
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.
GONÇALVES, José. A Prosperidade à Luz da Bíblia. CPAD.

Sites Consultados: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More