segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

DISCIPULADO- ETAPA1 - LIÇÃO 05


COMO RECEBEMOS A NATUREZA HUMANA E A NATUREZA DIVINA




ORIGEM DAS DUAS NATUREZAS – GUIA

O principal objetivo desta lição é ajudar a esclarecer os acontecimentos, que resultaram em nossa presente condição: crentes tendo duas naturezas. Uma série de princípios Bíblicos fundamentais serão introduzidos, os quais nos ajudará compreender mais facilmente outras verdades que serão apresentadas em lições subsequentes.

1: O Caráter de Deus - É importante entender o significado dos termos bíblicos que descrevem Seus atributos. À medida que nós desejamos que o Espirito Santo nos fale através de sua Palavra escrita, Seus atributos serão reforçados. Importante: O proposito principal de explicar claramente os atributos de Deus sendo assim possível demonstrar que é razoável confiar nEle. Se o caráter de Deus é como ele é representado na Bíblia, então é muito lógico que confiemos nEle completamente e muito ilógico não confiar nele. Não há nenhum raciocínio lógico para não se render a Ele. A natureza humana corrompida é rebelde a Deus e será sempre oposta a Ele. A principal razão para nossa falta de confiança em Deus é nossa tendência para argumentar que a natureza de Deus é como a nossa. Se Deus fosse como nós, seria razoável desconfiar dele.

Deuteronômio 32:3-4 - Proclamarei o nome do Senhor. Louvem a grandeza do nosso Deus!
Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.
Hebreus 6:18 - para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.
1 João 4:16 - Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.
Malaquias 3:6 - De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos.
 2: A estratégia de Satanás – é tentar convencer as pessoas de que Deus não é confiável, corrompendo a confiança do homem no caráter de Deus.
Exemplo: Em Genesis 3: 1-5 - Ele tentou incutir dúvida, acusando Deus de ser um mentiroso. Ao mesmo tempo ele sugeriu que Deus não lhes amava de verdade, e não queria o melhor para eles, propondo que Ele estava negando-lhes aquilo que em alguma forma seria bom para eles. Se Deus não lhes amava, então, como poderiam confiar nEle?

Gênesis 3:1-5 - Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? " Respondeu a mulher à serpente: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal".
 3: Quando Adão e Eva foram criados, eles foram criados perfeitos, como toda a criação. Eles foram feitos sem faltar-lhes nada em todos os aspectos. Tudo o faziam estava em perfeita harmonia com o caráter de Deus. A morte todavia não existia nesse tempo.
1 Timóteo 2:14 - E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
1 Coríntios 15:21-22 - Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.

4e5: Adão e Eva creram na mentira de Satanás e comeram do fruto, satisfazendo-se escolhendo assim tornar-se independentes de Deus. A decisão de tornar-se independente de Deus era evidente em três áreas: (1) O entendimento humano (para ganhar sabedoria); (2) Os apetites do corpo (bom para alimentar-se); e (3) desejo de posse (agradável aos olhos) (As tentações também se enquadram em uma dessas três áreas). É importante ver que esta "ordem de independência" é a raiz dos problemas da humanidade e uma força que está dirigindo a resistência global e individual contra Deus.
Gênesis 3:6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
6: Cada ser humano, nascido na raça humana, herdou uma natureza pecaminosa de Adão (representado pela árvore de negra). Cada ser humano desde o nascimento, é incompatível com o
Caráter de Deus.
Gênesis 5:3 - Aos 130 anos, Adão gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem; e deu-lhe o nome de Sete.
7: Jesus nasceu dentro da raça humana, mas sem um pai humano pecador. Sendo o último Adão, ele nasceu sem pecado com a mesma natureza que Adão teve antes da queda. O caráter perfeito justo de Jesus foi evidente em sua vida, sendo este o projeto original de Deus para Adão.
1 Coríntios 15:45-46 - Assim está escrito: "O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente"; o último Adão, espírito vivificante. Não foi o espiritual que veio antes, mas o natural; depois dele, o espiritual.
Romanos 5:19 - Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.
8-9: Jesus foi tentado, como Adão, nas mesmas três áreas, mas Jesus escolheu se entregar e confiar nas mãos de Deus, ao invés de acreditar no engano de Satanás e a buscar viver uma vida independentemente de Deus.
10: Ao crer, o novo crente nasce na jornada espiritual e recebe a natureza divina na pessoa do Espírito Santo.
Importante: A natureza pecaminosa do homem nunca pode ser renovada ou melhorada.
Romanos 7:14-25 - Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado. Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio.
E, se faço o que não desejo, admito que a lei é boa. Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim. Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros. Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.
Gálatas 5:16-23 - Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei. Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More