domingo, 2 de setembro de 2012

EBD: T03L05 - AS AFLIÇÕES DA VIUVEZ



Escola Dominical - Esboços da EBD
Vencendo as Aflições da Vida
Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor as livra de todas

AS AFLIÇÕES DA VIUVEZ

Lição 5 - 29 de Julho de 2012


EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO AFLITIVAS DA VIUVEZ

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Lucas 2.35-38; Tiago 1.27

     1.       A VIÚVA MARIA SOFREU NA ALMA AO VER O FILHO ENCRAVADO NA CRUZ

Lucas 2.35 - (e uma espada transpassará também a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.

 ü  O sofrimento de alguém fragilizado só é aliviado quando existe a solidariedade

João 19:24-27 E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.

     2.       A PROFETIZA ANA UMA VIÚVA QUE SUPRIA A SOLIDÃO SERVINDO AO SENHOR

Lucas 2.36 - E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade,

 ü  Uma vida de prática piedosa e dedicada à oração supera as aflições da solidão 

Timóteo 5.5 Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações;

Salmos 102.17 Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração.

     3.       A VIDA IMACULADA DE ANA ERA ACOMPANHADA DE CARIDADE NÃO FINGIDA

Lucas 2.37 - e era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.

 ü  A verdadeira religião toma forma havendo compaixão e caridade aos necessitados

I Timóteo 5.16 Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.

Atos 6.1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.

     4.       ANA SEMPRE FALAVA DA OBRA REDENTORA DE CRISTO PARA AOS DESAMPARADOS

Lucas 2.38 - E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.

 ü  É Deus que pode tornar cada momento da nossa vida significativo e proveitoso

I Reis 17.9 Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.

Rute 1.16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;

     5.       SÓ UMA VIDA SANTA E UM CORAÇÃO AMOROSO DEMONSTRAM A VERDADEIRA RELIGIÃO

Tiago 1.27 - A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tributações e guardar-se da corrupção do mundo

 ü  Sacrifícios a Deus envolvem uma vida santa e comunhão nos sofrimentos alheios

Zacarias 7.10 E não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu irmão.

Marcos 12.33 E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.



LIÇÃO 05 – AS AFLIÇÕES DA VIUVEZ



                     I.        Dentre os temas sociais abordados na Bíblia, certamente os mais comentados estão relacionados com a orfandade e a viuvez, pois nos tempos bíblicos quando uma mulher se tornava viúva, além de sofrer a perda da companhia física e afetiva do seu cônjuge, ela também declinava vertiginosamente do ponto de vista social, passando à pobreza extrema.
                     II.        Por isso, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, Deus estabeleceu normas para o amparo dessas pessoas.

                     I.        A VIUVEZ NO ANTIGO TESTAMENTO


a.     Já havia uma atenção específica dedicada à viuvez no Antigo Testamento. Deus advertiu de forma contundente o povo de Israel para que não desprezassem tais pessoas.
b.    O texto de Ex 22.22-24 declara o profundo zelo do Senhor para com os órfãos e viúvas que, se fossem afligidos e clamassem, certamente seriam ouvidos e a ira de Deus se acenderia contra os opressores.
c.     No texto de Dt 14.28,29 vemos o Senhor estabelecendo uma forma específica de arrecadação para os menos favorecidos, dentre eles, as viúvas.
d.    Interessante que se Israel não negligenciasse esse mandamento, o Senhor abençoaria o seu povo em todas as obras de suas mãos (Dt 14.29).
e.    No caso de uma mulher, a viuvez seria extremamente penosa, principalmente se ela não tivesse filhos.
f.     Nesses casos, ela retornaria à casa de seus pais e ficaria sujeita a lei do levirato, segundo a qual um parente próximo do falecido a desposaria para lhe dar um filho (Dt 25.5-9).
g.    Há vários exemplos de viuvez no Antigo Testamento e podemos observar as características de cada um:

                                          i.    A viuvez de Abraão. O grande patriarca perdeu a sua querida esposa Sara quando esta completou 127 anos de idade.
1.    Ela foi profundamente lamentada pelo nosso pai na fé (Gn 23.1,2), que adquiriu um valioso território para ali sepultá-la (Gn 23.16-18).

                                         ii.    A viuvez de Ló. Essa foi uma trágica forma de perder o cônjuge.
1.    Certamente a mulher de Ló estava conformada com o estilo de vida mundano e pecaminoso de Sodoma, e se sentiu triste por ter que deixar aquela cidade, por isso olhou para trás e morreu tragicamente (Gn 19.26).
2.    Jesus fez menção dela como figura daqueles que não estarão preparados por ocasião da sua vinda (Lc 17.32-37).
3.    Lembremos que a viuvez precoce do patriarca deu ocasião ao terrível pecado de incesto, que deu ocasião aos terríveis inimigos do povo de Israel (Gn 19.31-37).

                                        iii.    A viuvez de Rute e Noemi. Esse é um dos relatos mais tristes da Bíblia em termos de perdas familiares.
1.    Noemi e suas duas noras ficaram viúvas em um pequeno espaço de tempo nos campos de Moabe.
2.    Rute e Noemi regressaram vazias à terra de Judá.
3.    Senhor, porém, demonstrou com o passar do tempo não estar alheio às aflições dessas duas mulheres e provou ser o seu amparo.
4.    Rute, mesmo sendo gentia, contraiu novas núpcias com o judeu Boaz e o fruto dessa nova relação passou a ser contado na linhagem messiânica, sem contar que sua sogra Noemi também foi beneficiada por tal relação (Rt 1-4);

                                        iv.    A viuvez de Abigail. No caso dessa mulher, a viuvez acabou lhe trazendo um certo alívio, pois o seu marido Nabal era um homem ímpio, vil, avarento, egoísta e beberrão.
1.    Diante de tantos pecados, o próprio Senhor o feriu e ele acabou sem vida (I Sm 25.18-38).
2.    Vale salientar, porém, que em momento algum Abigail pediu a morte do seu marido, feri-lo de morte foi uma decisão divina.
3.    Convém clamar pela libertação e salvação do cônjuge, e não pela sua morte;

                                         v.    A viúva de Sarepta. Observamos que esta viúva era uma mulher piedosa, temente a Deus e humilde.

1.    Ela foi submissa ao homem de Deus mesmo atravessando a pior das crises.
2.    O resultado disso foi que o Senhor não a desamparou e encheu sua casa de provisões (I Rs 17.9-16).
3.    A fé de tal viúva era tão grande que Deus ressuscitou o seu filho, um dos únicos casos de ressurreição em todo o Antigo Testamento (I Rs 17.17-24).

                    II.        A VIUVEZ NO NOVO TESTAMENTO

a.     Já nas páginas do Novo Testamento, Jesus condenou de forma contundente os escribas e fariseus, que desrespeitavam as viúvas e as exploravam financeiramente (Mt 23.14; Lc 20.47).
b.    Isso demonstra o zelo e o cuidado que ele tinha por esta classe tão sofrida. A Bíblia nos mostra que devemos honrar as verdadeiras viúvas (I Tm 5.3).
c.     É importante também lembrar que o diaconato foi estabelecido, dentre outras coisas, por causa do desprezo que vinha sendo dispensado para com as viúvas dos gregos (At 6.1).
d.    O cuidado com essas mulheres aparece na definição do que vem a ser a verdadeira religião (Tg 1.27).
e.    Alguns exemplos de viuvez são mencionados no Novo Testamento: 


                                          i.    A profetisa Ana (Lc 2.26-38). Tratava-se de uma mulher piedosa que nunca se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações de noite e de dia.

                                         ii.    A viúva de Naim (Lc 7.11-17). Após perder o seu marido, esta pobre mulher também perdeu o seu único filho.
1.    A sua bem-aventurança foi ter se encontrado com Jesus, que não deixa desamparadas as viúvas.
2.    A Bíblia diz que ele olhou para ela e se moveu de íntima compaixão. Ele, então, consolou-a com as palavras: “Não chores” (Lc 7.13), mas principalmente com a operação de um grande milagre, pois disse ao defunto: “Jovem, eu te digo: Levanta-te”. (Lc 7.14);

                                        iii.    A viúva pobre (Lc 21.1-4). Temos aqui um verdadeiro exemplo de fé, devoção e desprendimento das coisas materiais.
1.    Ela estava oferecendo o melhor ao Deus que podia ampará-la em meio às aflições da viuvez;

                   III.        CRITÉRIOS PARA SE AJUDAR AS VIÚVAS


a.     Dentre alguns textos no Novo Testamento que tratam da questão da viuvez, a primeira carta de Paulo à Timóteo estabelece alguns pré-requisitos para que se possa amparar as viúvas: “Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas” (I Tm 5.3).
b.    É bom lembrar que naquela época não havia pensão alimentícia e nem outras políticas de amparo social como hoje se vê. Logo, a assistência que a igreja presta nos dias atuais é muito mais espiritual do que financeira, à exceção de alguns casos.
c.     Vejamos quem são as verdadeiras viúvas:



                                          i.    Aquelas que não têm quem as ampare. A Bíblia recomenda que se dê o apoio necessário àquelas que perdem o marido e não têm nenhum parente para ajudá-las.
1.    O texto é muito claro: “Mas, se alguma viúva tiver filhos ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável a Deus” (I Tm 5.4);

                                         ii.    Aquelas que não são relaxadas, preguiçosas e tagarelas. O apóstolo Paulo é enfático na sua recomendação à Timóteo quando fala de alguns tipos de viúvas: “E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém” (I Tm 5.13).
1.    Tais mulheres demonstravam um total desinteresse pela obra do Senhor e uma vida de santidade.
2.    A igreja não poderia usar os o dinheiro dos santos irmãos para ajudar mulheres totalmente comprometidas com o mundo;

                                        iii.    As que tivessem mais de sessenta anos de idade. Em I Tm 5.9 está escrito: “Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido”.
1.    A igreja não poderia sustentar mulheres que estavam mais preocupadas em conquistar um novo marido do que em se dedicar ao serviço de Deus.
2.    O apóstolo Paulo as chama no versículo 11 de “levianas”, e o termo grego usado no original significa “orgulhosas e cheias de luxúria”.
3.    Vale salientar que a Bíblia não condena que a pessoa viúva venha a contrair novas núpcias e recomeçar na vida ( I Co 7.8,9).
4.    O texto de I Tm 5.14 é claro: “Quero, portanto, que as viúvas mais novas se casem, criem filhos, sejam boas donas de casa e não deem ao adversário ocasião favorável de maledicência”.

                                        iv.    Aquelas que têm bom testemunho. O texto de I Tm 5.10 nos mostra pelo menos cinco qualificativos que compõem o bom testemunho de uma verdadeira viúva, que é digna de ser amparada pela igreja.



     1.    O cristão que está enfrentando a viuvez deve fazê-lo consciente de que o Senhor não o desamparou.
     2.    Portanto, não deve entregar-se à inércia ou à melancolia, e sim, dedicar-se ao serviço divino onde encontrará consolo e graça, e poderá ser, mesmo em meio às aflições, um poderoso instrumento de Deus para abençoar a vida de muitos.

REFERÊNCIAS

MACARTHUR. Bíblia de Estudo. SBB.
MEARS, Henrietta. Estudo panorâmico da Bíblia. VIDA.
DOUGLAS, J.D. O novo dicionário da Bíblia. VIDA NOVA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More