sábado, 11 de fevereiro de 2012

EBD: T01L07 - TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.


Escola Dominical - Esboços da EBD

Lições Bíblicas 1° Trimestre de 2012

A verdadeira prosperidade - A vida cristã abundante

Lição 7 - 12 de Fevereiro de 2012
Leitura bíblica em classe: Filipenses 4.10-19.

QUANDO É QUE EU TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

1. QUANDO EU NÃO DESISTO DAS MISSÕES COM A OBRA DE DEUS

Filipenses 4.10 - Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.

* Será que eu posso todas as coisas largando a mão do arado

Lucas 9.62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

2. QUANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS NÃO ALTERAM MEUS VALORES

Filipenses 4.11 - Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.

* Será que eu posso todas as coisas só quando tudo está bem

Eclesiastes 7.14 No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.

3. QUANDO EM POBREZA OU RIQUEZA MINHA FÉ NÃO É ABALADA

Filipenses 4.12 - Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.

* Será que eu posso todas as coisas com a alma murmuradora

I Coríntios 10.10 E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.

4. QUANDO A MINHA FÉ É TOTALMENTE VOLTADA PARA CRISTO

Filipenses 4.13 - Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

* Será que eu posso todas as coisas sem confiar tudo a Cristo

Tiago 1.6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.

5. QUANDO COM TODO O MEU AMOR EXERCITO O TER EM COMUM 

Filipenses 4.14 - Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição.

* Será que eu posso todas as coisas omitindo o amor mútuo

Atos 2.44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

6. QUANDO DOU EXEMPLOS EM MINHAS OFERTAS PARA A OBRA

Filipenses 4.15 - E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente.

* Será que eu posso todas as coisas olhando só o meu lado

Atos 20.35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.

7. QUANDO HÁ FRATERNIDADE O PODER DE DEUS OPERA EM MIM

Filipenses 4.16 - Porque também, uma e outra vez, me mandastes o necessário a Tessalônica.

* Será que eu posso todas as coisas com espírito de avareza

I Coríntios 6.10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

8. QUANDO O MEU INTERESSE MAIOR É VOLTADO AO MEU PRÓXIMO

Filipenses 4.17 - Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que aumente a vossa conta.

* Será que eu posso todas as coisas explorando a fé dos outros

Provérbios 1.19 São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.

9. QUANDO O MEU SACRIFÍCIO É UMA GRATIDÃO AO OPERAR DIVINO

Filipenses 4.18 - Mas bastante tenho recebido e tenho abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a DEUS.

* Será que eu posso todas as coisas tendo um coração ingrato

Lucas 17.18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?

10. QUANDO A MINHA GENEROSIDADE NÃO É MOVIDA COM INTERESSES

Filipenses 4.19 - O meu DEUS, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por CRISTO JESUS.

* Será que eu posso todas as coisas só buscando meus interesses

I Coríntios 10.24 Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.

  •  A vida cristã não é só de bênçãos, ela inclui sofrimentos e privações, a exemplo disto, temos o apóstolo dos gentios, Paulo.
  • Este instrumento escolhido por Deus, com a finalidade de levar seu nome por onde fosse enviado, padeceu necessidades, como uma pessoa qualquer.
  • No entanto, a despeito das agruras que sofreu, como um fiel seguidor de Cristo, contava com o seu poder que lhe proporcionava condições de viver os altos e baixos da vida, sempre com regozijo e fé, tornando-se exemplo para todas as gerações de cristãos (Fp 4.9).


1)   O CONTEXTO DO APÓSTOLO PAULO


        a)    A epístola aos filipenses foi escrita pelo apóstolo Paulo, entre o ano de 61 a 63 d.C, quando provavelmente se encontrava preso em Roma (Fp 1.13/4.22).
i)     O apóstolo confirma seu encarceramento com suas próprias palavras (Fp 1.7;13).
ii)    No entanto, apesar de estar sob esta condição, escreveu esta carta aos cristãos com imensa alegria que ardia em seu coração, e que usa como exemplo para exortá-los a sentirem o mesmo:
(1) Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos” (Fp 4.4).
        b)   A surpreendente ocorrência da palavra “alegria” na carta levou os filipenses a conhecerem este escrito de Paulo como “a epístola da alegria”.
i)     O substantivo “alegria” ocorre cinco vezes (Fp 1.4,25; 2.2,29; 4.1) enquanto o verbo “regozijar-se” aparece nove vezes (1.18; 2.17,18,28; 3.1; 4.4,10).
ii)    Esta alegria apesar do sofrimento, só pode ser desfrutada por aqueles que têm o fruto do Espírito (Gl 5.22).
iii)  É perceptível no conteúdo desta carta, que Paulo conseguia extrair de circunstâncias adversas, coisas boas.
(1) Podemos destacar aqui alguns efeitos positivos tirado de situações negativas, que ele experimentou:
(a)  As cartas que Paulo escreveu na prisão, em Roma (Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemon), serviram e ainda servem como compêndio doutrinário para a igreja de Cristo;
(b) A defesa do apóstolo, perante César no pretório, fez com que suas doutrinas se tornassem conhecidas no palácio e em outros lugares:
(i)   De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares” (Fp 1.13);
(c)  Os cristãos tomaram ânimo ao ver Paulo sendo preso pela fé que professava, e pregavam o evangelho sem receio do que lhes podia acontecer
(i)   E muitos dos irmãos no SENHOR, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor” (Fp 1.14);
(d) Paulo não conseguia escolher qual seria melhor a vida ou a morte, porque em ambos estava com Cristo:
(i)   Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Fp 1.20,21);

(e)  Sua necessidade despertou nos irmãos de filipos o desejo ardente de ajudá-lo com uma oferta que Paulo considera de grande valor:
(i)   Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus” (Fp 4.18).


2)   O QUE PAULO QUERIA DIZER

        a)    Infelizmente, não são poucos os que declaram a frase: “tudo posso naquele que me fortalece”, ignorando o seu real significado.
i)     O sentido mais popular dada a ela expõe mais presunção do que confiança; mais triunfalismo do que verdadeira fé. Fora do seu contexto, o entendimento que lhe é atribuído é que o crente pode possuir o que quiser, já que é Deus quem lhe garante isso. Tudo posso ganhou o sentido de “tenho posse”. Passa então a ser usado como um mantra que garante a conquista de bens materiais seja em que condição for(GONÇALVES, 2011, p. 95).
ii)    Mas, o que Paulo realmente queria dizer com a célebre frase: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.
(1) Para descobrirmos exatamente o que o apóstolo tinha em mente ao fazer tal declaração, devemos recorrer ao contexto deste versículo.
(2) Afinal de contas um dos grandes erros cometidos quanto a Bíblia, é o de interpretar um texto isoladamente, sem analisar o que diz o contexto, ou seja, o texto que vem antes ou depois do texto. Não devemos interpretar um texto sem o auxílio do contexto, pois, “um texto fora do contexto é um pretexto para heresia”.

iii)  Eis aqui o que algumas coisas merecem destaque nas palavras de Paulo em filipenses 4.11-13. Confira:
(1) A declaração paulina contida em (Fp 4.13) não se trata de uma confissão positiva, muito pelo contrário.
(a)  Esta expressão foi dita após as árduas experiências vividas pelo apóstolo (I Co 4.11-13).
(b) Estas lhe ensinaram a contentar-se com o que possuía, como ele mesmo confessa em suas palavras: “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”. Enquanto Hagin ensina aos seus adeptos almejarem coisas altas, aprendemos com Paulo a nos acomodarmos as coisas pequenas (Rm 12:16);
(2) A expressão “contentar” usada por Paulo significa: ter prazer; estar satisfeito.
(a)  Ou seja, ele diz estar satisfeito com o que tem.
(b) Esta declaração nos deixa evidente que a Teologia da Prosperidade faz parte de um evangelho que o apóstolo jamais pregaria. Pois enquanto o apóstolo prega contentamento com o que tem “pouco ou muito”, Hagin prega que o cristão obrigatoriamente tem que ter muito, porque pouco é falta de fé ou pecado;
(3) Outra coisa que merece ser considerada é que antes de Paulo declarar: “posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Fp 4.13), ele diz o que pode: “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade” (Fp 4.12).

(a)  Percebe-se nitidamente o que realmente Paulo queria dizer era que ele podia em Cristo viver sob qualquer condição, porque este lhe supria: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” (Fp 4.19).

3)   O QUE CRISTO CONCEDEU A PAULO

        a)    Algumas traduções modernas da Bíblia traduzem o verso praticamente igual como “tudo posso naquele que me fortalece”, já a Bíblia NTLH (Nova Tradução da Linguagem de Hoje), traz uma tradução bastante interessante “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”.
i)     Percebe-se claramente que o apóstolo apoiava-se na dependência de Cristo, sua fortaleza.
ii)    A palavra “fortalecer” no original grego “enduamo” significa: infundir forças, empregado para indicar, dois tipos de força:
(1) Força da fé:E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus” (Rm 4.20).
(2) Força espiritual:No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (Ef 6.10).
iii)  Como podemos ver, a declaração paulina em (Fp 4.13) que diz: “naquele”, que no original está a palavra grega “Cristo” que traduzido é Messias, mostra-nos que Cristo é a fonte da sua força.

(1) Por isso, em nenhum momento, encontramos Deus livrando Paulo dos sofrimentos, muito pelo contrário encontramos inúmeras vezes Deus fortalecendo-o nos sofrimentos, isto o fazia pregar sem medo, mesmo sabendo, que podia sofrer as piores agruras: “Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas, o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão” (II Tm 4.16,17).

  •  Definitivamente, os pregadores da prosperidade não podem usar a vida do apóstolo Paulo, como uma referência de alguém que nunca passou privações, dores e sofrimentos, para afirmar suas estranhas doutrinas.
  • Visto que o mesmo fora advertido assim que se converteu que “ia sofrer pelo Nome de Cristo” (At 9.15,16).
  • No entanto, gloriava-se nas tribulações que passou por três motivos: 1. porque reconhecia que elas produziam nele paciência (Rm 5.3); 2. porque elas são leves e momentâneas (II Co 4.17) e 3.
  • Porque que não podem ser comparadas com a glória que em nós há de ser revelada (Rm 8.18).


REFERÊNCIAS

PIERATT, Allan B. O evangelho da prosperidade. Vida Nova.
MACARTHUR. Bíblia de Estudo. SBB.
GONÇALVES, José. A verdadeira prosperidade. CPAD.
SHEDD. Bíblia de Estudo. SBB.
NTLH. Bíblia de Estudo. SBB.

SITES CONSULTADOS: 

http://pastorguilhermel.com.br/
http://www.redebrasildecomunicacao.com.br/
http://www.escola-dominical.com/





Um comentário:

  1. Tudo posso naquele que me fortalece. Inclusive estar contente na escassez e na tristeza.Esta é a verdadeira mensagem de Paulo.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More