Escola Dominical -
Esboços da EBD
As Sete Cartas do Apocalipse
A mensagem final de Cristo à Igreja
LIÇÃO 08 - FILADÉLFIA, A IGREJA DO AMOR
PERFEITO
Lição 8 - 20 de Maio de 2012
Leitura Bíblica em Classe: Apocalipse 3.7-13
AS AÇÕES DE JESUS COMO O SENHOR DO REINO E DA IGREJA DE DEUS
- JESUS É QUE TEM O PODER DE ADMITIR E EXCLUIR CONFORME O SEU QUERER
Apocalipse
3.7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo,
o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e
fecha, e ninguém abre:
- Ao prudente a porta é aberta e ao néscio que dorme no dia da graça, fechada
Mateus
25.10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas
entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
- A PORTA DO REINO ESTÁ ABERTA, MAS A QUALQUER MOMENTO ELA SE FECHARÁ
Apocalipse
3.8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém
a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o
meu nome.
- A visão missionária não pode esmorecer, pois a ordem é propagar o
evangelho
Marcos
16.15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
- TODO ESFORCO EM SER UMA FONTE DE FÉ FORÇARÁ O INIMIGO RECONHECE-LA
Apocalipse
3.9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não
são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e
saibam que eu te amo.
- Todos que perseguem uma obra séria terão que reconhecer seus próprios
erros
I
Reis 18.39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só
o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!
- CRISTO PROMETE CONSUMAR SUA GRAÇA NAS ÉPOCAS DE MAIOR PROVAÇÃO
Apocalipse
3.10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da
hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam
na terra.
- Ele irá arrebatar todos fiéis remanescentes antes do inicio da grande
tribulação
I
Tessalonicenses 5.9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a
aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,
- A CONQUISTA DA COROA É CONDICIONAL A DILIGÊNCIA NA CAMINHADA DE FÉ
Apocalipse
3.11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua
coroa.
- Jesus promete preservar sua graça protetora constantemente até a sua
vinda
Mateus
28.20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis
que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
- O CRENTE VITORIOSO TEM A RECOMPENSA DE MORAR NA JERUSALÉM CELESTIAL
Apocalipse
3.12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá;
e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a
nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
- Só quem vence recebe recompensas terrenas e não é diferente com as
celestiais
2
Timóteo 4.8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor,
justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que
amarem a sua vinda.
- O ESPÍRITO CONTINUA FALANDO E EXORTANDO E QUEM TEM JUÍZO OBEDEÇA
Apocalipse
3.13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
- A conquista da salvação eterna exige sensibilidade e obediência à voz
do Espírito
I
Timóteo 4.1 Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão
alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
INTRODUÇÃO
- Dentre as sete igrejas, endereçadas nos capítulos
segundo e terceiro do Apocalipse, somente as de Esmirna e Filadélfia não
recebem nenhuma palavra de repreensão, mas de advertência.
- Apesar de que a questão da “pouca força” parece
ser uma reprimenda suave, contanto que compreendamos isto como força
espiritual, e não como a inutilidade da igreja diante do mundo.
- A despeito dessa advertência gentil, o caráter
desta igreja está muito acima do da maioria das outras igrejas, pois o que
é dito muito provavelmente se aplica a um remanescente dentro da igreja de
Filadélfia, e não aquela igreja inteira.
- Esta igreja
podia ter pouca força, mas era muito fiel (CHAMPLIN, 2002, p. 421 grifo nosso).
- IMPORTANTES INFORMAÇÕES SOBRE A CIDADE
- Nome.
i. A cidade de Filadélfia gozava de uma localização estratégica de
acesso entre os países antigos de Frígia, Lídia e Mísia.
ii. Foi fundada pelo rei de Pérgamo Átalo II, que no segundo século a.C.
iii. Diz a história que ele amava tanto a seu irmão Eumenes que
apelidou-o de "philadelphos"
(o que ama a seu irmão).
iv. Ele foi conhecido por sua lealdade, dando assim origem ao nome da cidade (Filadélfia que significa
“amor fraternal” ou “amor de irmão”).
v. Nos tempos do NT Filadélfia era a segunda cidade mais importante
de Lídia. Filadélfia estava perto do limiar de um trecho fértil da região do
planalto, o que lhe dava grande parte de sua prosperidade. (CHAMPLIN, 2004, pp.
727-728 - grifo nosso).
- Localização Geográfica.
i. Filadélfia era uma cidade da província romana da Ásia Menor.
ii. A cidade era chamada “a porta do Oriente”.
iii. A cidade servia como base para a divulgação do helenismo
(cultura grega) às regiões de Lídia e Frígia.
iv. Localizava-se num vale no caminho entre Pérgamo e Laodiceia.
v. Filadélfia foi destruída por um terremoto em 17 d.C. e
reconstruída pelo imperador Tibério, e depois de ser reconstruída, foi chamada
de Neocesaréia (a nova cidade de César).
vi. Durante o reinado de Vespasiano, foi também chamada de Flávia (nome
da mulher dele, e a forma feminina de um dos nomes dele).
vii. Atualmente, a cidade de Alasehir (na atual Turquia) fica no
mesmo lugar, construída sobre as ruínas da antiga Filadélfia (CHAMPLIN, 2004,
pp. 727-728 grifo nosso).
- Religião.
i. “A região produzia uvas, e o povo especialmente honrava a
Dionísio, o deus grego do vinho. Também era chamada de pequena Atenas, por ter
muitos templos dedicados aos deuses” (LOPES, 2006, p. 6).
ii. Como quase todas as cidades do império, Filadélfia cultuava o
imperador e praticava o paganismo romano.
iii. Além disso, possuía grandes templos e muitas festas religiosas,
seguindo os rituais pagãos.
- CARACTERÍSTICAS DA IGREJA DE FILADÉLFIA
- O
Senhor Jesus introduz a carta falando de seus atributos como santidade e
verdade (Ap 3.7-a) e ainda acrescenta ser o possuidor da chave de Davi,
“que abre e ninguém fecha e fecha e ninguém abre” (Ap 3.7-b).
- Esta expressão
está em linha com (Is 22.22-25), que nos mostra o senhorio absoluto de
Cristo sobre a terra e, especialmente, sobre a Igreja. (Mt 28:18).
- Após
identificar-se, o Senhor relata algumas características dos crentes de
Filadélfia.
- Vejamos
quais são:
i. Ap. 3.8-a “Conheço as tuas obras...”.
1.
Percebe-se que não somente a cidade, mas a
própria igreja destacava-se por seu amor – a primeira virtude desta igreja.
2.
Que se expressa em primeiro lugar, em
obediência implícita aos Seus Mandamentos (Jo 14:15,21,23; 15:10; I Jo 2:5) e o
amor fraternal (entre irmãos), que representa mais intimamente “afeto terno” (I
Co16.22; Jo 21.15-17);
ii. Ap. 3.8-b “... guardaste a minha palavra...”.
1.
Destaca-se aqui a segunda virtude desta
igreja: fidelidade. Aurélio diz que fiel é a pessoa que é leal, honrado,
íntegro.
2.
Depois do amor é a principal característica
de um verdadeiro servo de Deus.
3.
Afinal de contas, ele preza pela fidelidade
dos seus servos (Nm 12.7; I Sm 12.24; I Co 4.2);
iii. Ap. 3.8-b “...e não negaste o meu nome...”.
1.
Isto indica que os cristãos mesmo debaixo
das mais ferozes perseguições confessavam com firmeza sua fé e testemunho de
que serviam a Cristo.
2.
E procedendo assim, esses fiéis seriam
recompensados
3.
“Portanto, qualquer que me confessar diante
dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.” (Mt 10.32).
- AS DIFICULDADES DA IGREJA DE FILADÉLFIA
- Ap.
3.8-c “... tendo pouca força”.
i. A pouca força deve referir-se à pequenez da congregação ou à sua
falta de recursos.
ii. A sua fortaleza é afirmada no fato de que eles guardavam ou
observavam a Palavra.
- Ap.
3.9-a“Sinagoga de Satanás”.
i. A presente expressão, ocorre aqui e em Ap. 2.9 nas igrejas de
Esmirna e Filadélfia respectivamente.
ii. Nas igrejas de Esmirna e Filadélfia, os gnósticos tinham fundado
duas sinagogas, no dizer dos tais gnósticos estas sinagogas eram o “lugar” do
auge, de todo o saber (deles).
iii. Os que “se dizem judeus” fala de certos opositores que estavam
naquela igreja, mas eram enganadores que ensinavam o povo a praticarem
abominações contra o Senhor.
iv. Diante dos olhos divinos, elas foram e são classificadas: “de
sinagogas de Satanás” (Ap. 2.9; Ap. 3.9).
v. “Os chefes gnósticos, segundo se diz, degradavam a pessoa de
Cristo e sua missão; negavam também a possibilidade da encarnação do Verbo,
Jesus, o filho eterno (Jo 1.14); e negavam a expiação pelo sangue de Cristo.
(SILVA, 1996, p. 32 grifo nosso).
- IMPORTANTES INFORMAÇÕES SOBRE CARTA
- Ap.
3.8-a “...uma porta aberta”.
i. A porta aberta pode ser a oportunidade missionária peculiar a
Filadélfia, na fronteira da Frígia.
ii. Literalmente falando, “a porta aberta diante” da igreja de Filadélfia, aponta para sua
posição geográfica na rota que ligava Jerusalém a capital do império, Roma.
iii. Profeticamente, porém, refere-se à era missionária da Igreja,
que começou nos fins do século XVIII e que chega até nossos próprios dias.
iv. “Todos os viajantes vindos de Roma e todos os de Esmirna que se
dirigiam ao coração da Ásia Menor passavam em Filadélfia. A passagem quase
obrigatória desses viajantes por Filadélfia representava, para a igreja, uma
“porta aberta diante de ti”, para evangelização e testemunho. Por ela, podiam
ser alcançados até viajantes de longínquas regiões e cidades...” (SILVA, 1996,
p. 32).
- Ap.
3.10-b “te guardarei da hora da tentação”.
i. O termo “guardar” deriva-se do grego: “psilaké”.
ii. Os discípulos em Filadélfia seriam guardados de um período de
provação que afligiria o mundo.
iii. Isto pode ser uma menção à perseguição que começou no reinado de
Domiciano e que causou terrível sofrimento e a morte de centenas de milhares de
pessoas.
iv. Esta expressão é geralmente tomada como uma promessa que a
igreja fiel não passará pela Tribulação, sendo antes arrebatada.
v. A referência neste versículo sobre a “hora da tentação”, é um
termo técnico para descrever o período futuro e sombrio da Grande Tribulação, e
na sua fase final. “eu te guardarei DA hora da tentação” indicam que a Igreja não
passará pela Grande Tribulação que perdurará sete anos (1Ts 4.13-17).
vi. A palavra “DA” significa “para fora de” e em si
traz a ideia de ser guardado da tribulação (não meramente conservado através
dela , como alguns asseveram).
- EXORTAÇÕES E PROMESSAS FINAIS
- Percebemos que apesar de não constar nenhuma
repreensão na carta endereçada a fiel igreja de Filadélfia, temos uma
frase de exortação, que tem por objetivo avisar aquela igreja de pelo
menos três coisas:
i. Ap 3.10-a “Eis que venho sem demora”.
1. A palavra “demora” no grego “okneõ” significa “ser vagaroso, tardar”.
2. Logo a presente expressão é uma exortação a todos os cristãos
para aguardar a volta do Senhor, sem esmorecer, pois seu retorno é iminente
(está prestes a acontecer).
3. Quando não sabemos, mas temos certeza que ocorrerá (1Ts
4.13-18).
ii. Ap 3.10-b “guarda o que tens”.
1. A verbo “guardar” no grego “phulassõ” significa: vigiar,
conservar, manter.
2. Jesus queria deixar claro que apesar de os cristãos desta igreja
estarem bem espiritualmente, deveriam permanecer assim até o seu retorno.
3. Logo fica descartada a ideia de que “uma vez salvo, salvo para
sempre”, pois aquele que perseverar até o fim será salvo (Mt 24.13).
4. Na verdade, aqueles cristãos deveriam manter o amor, e a
fidelidade a Deus virtudes estas destacadas pelo Senhor na carta (Ap 3.8).
iii. Ap. 3.10-c “...para que ninguém tome a tua coroa”.
1. Segundo a história grega, na Grécia antiga, em Olímpia, de
quatro em quatro anos, se realizavam os jogos olímpicos desde o ano 776 a.C.
2. Aos vencedores se outorgava uma coroa - a coroa da vitória -
formada de folhas de Oliveira entrelaçadas.
3. Paulo se serve frequentemente de figuras dessas competições, por
conhecer a Grécia (At 17.15; 18.5), por certo, devia estar familiarizado com
elas.
4. Em (2Tm 2.5, 4.7-8), lemos: “...se alguém milita, não é coroado
se não militar legitimamente”
iv. Ap. 3.12 “...coluna no Templo do meu Deus”.
1. A Igreja do Senhor, já na presente dispensação é a “Coluna e firmeza
da verdade” (1Tm 3.15b), e o que ela representa na atualidade, será, sem dúvida
alguma na eternidade.
2. Claro está, que “coluna no templo” é também uma figura de
linguagem, significa que os crentes de Filadélfia (e a Igreja Universal)
haveriam de estar sempre na presença de Deus, pois Ele mesmo é o Templo da
Jerusalém Celeste (Ap 21.22).
3. O terremoto do ano 17. d.C., que destruiu Sardes, também atingiu
Filadélfia e as colunas de Filadélfia racharam e caíram, mas as colunas no
verdadeiro templo de Deus jamais seriam destruídas
4. "Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e
daí jamais sairá.".
CONCLUSÃO
- A igreja de Filadélfia não transigiu nem cedeu às
pressões.
- Ela preferiu ser “pequena” e fiel a ser “grande” e
mundana.
- Como identificar uma igreja fiel? Certamente Jesus
julga por critério diferente do nosso.
- Ele pode ver uma igreja “pobre” ou “fraca” como
uma congregação fiel, dedicada e perseverante.
- Ao invés de tentar impressionar os homens, devemos
nos dedicar ao desenvolvimento do caráter que agrada a Deus como fez a
igreja de Filadélfia.
REFERÊNCIAS
VINE, W.E, et al. Dicionário Vine . CPAD.
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por
Versículo. HAGNOS.
BÍBLIA de Estudo Pentecostal
. CPAD.
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