domingo, 6 de maio de 2012

EBD: T02L06 - TIATIRA, A IGREJA TOLERANTE


Escola Dominical - Esboços da EBD
As Sete Cartas do Apocalipse
A mensagem final de Cristo à Igreja

TIATIRA, A IGREJA TOLERANTE

Lição 6 - 6 de Maio de 2012

Leitura Bíblica em Classe: Apocalipse 2. 18-25

A TOLERÂNCIA AOS VÍCIOS PAGÃOS É AFRONTA A DEUS

  1. OS OLHOS DE CRISTO ESTÃO FIXOS SOBRE A SUA IGREJA
  • Apocalipse 2.18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente.


* Toda tolerância ao erro está sob os olhos julgadores de Cristo

  • Provérbios 5.21 Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas.


    1. Será que podemos tolerar passivamente situações que desagradam a Deus, sabendo que os seus olhos estão em todo lugar contemplando os bons e os maus?
    2. Para aqueles que temem ao Senhor e são fiéis a Ele, é evidente que não; mas nem todos são assim e é o que acontecia na Igreja de Tiatira.
    3. Havia ali os fiéis remanescentes que não se deixavam seduzir com falsas doutrinas, doutrinas essas que iam contra todo um princípio de santificação, e, os incautos que acolhiam esses falsos ensinos vindos de um púlpito, usavam o pretexto de que se a instrução vem de um púlpito, podem se atirar em praticar tudo o que é ensinado, mesmo sabendo que a fonte do ensino era voltada a licenciosidade baseada na doutrina gnóstica que defendia a tese de que o cristão pode fazer tudo com o corpo no sentido pecaminoso, pois, o importante para eles é a preservação do Espírito, que segundo eles não é contaminado pelo corpo pecaminoso.
    4. É preciso entender que estamos diuturnamente rodeados de uma grande nuvem de testemunhas no mundo espiritual que envolvem anjos bons, anjos maus, e no mundo físico as pessoas em geral, e também o mais sério; o próprio Deus que conhece tudo que pensamos ou fazemos, e, não se pode ignorar isso.
    5. Precisamos atentar para todo o tipo de ensino que recebemos e ver se está condizente e respaldado a luz da Palavra de Deus.

  1. JESUS CONHECE QUEM FAZ A SUA OBRA ORDEIRAMENTE
  • Apocalipse 2.19 Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.


* Obras passadas nada valem se não há progressão nas presentes

  • Jeremias 9.24 Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.


    1. É preciso entender que todo o nosso empenho na obra do Senhor é louvável e elogiável, porém não podemos ignorar que a nossa vida espiritual passa intermitentemente pelo crivo do Senhor.
    2. Tudo o que fazemos em prol da obra de Deus é extremamente necessário e de suma importância, pois não podemos estar fazendo o papel de servos inúteis, pois quem procede desta maneira será lançado fora e essa deve ser uma preocupação de todos os que professam a fé cristã.
    3. Não podemos pensar que tudo o que fizemos ou que estamos fazendo em questão de obras para o reino, poderá servir de atenuante na prática de uma conduta desregrada, libertina e pecaminosa não condizente com a Palavra de Deus.
    4. Alguém pode alegar ou se vangloriar que em toda sua vida trabalhou para a obra de Deus, só que, se não estiver levando uma vida de santificação, de nada valerá como justificativa diante do Senhor em tudo o que fez no sentido de obras.
    5. Precisamos a cada dia conhecer mais e mais o Senhor que tem prazer em nos abençoar quando estamos fazendo a Sua vontade.
    6. O que não podemos esquecer que Ele é um Deus de juízo que se ira contra o pecado, e por isso temos que fugir de toda aparência do mal para não deixar o mal estar em nós e com isso carregarmos algo perigoso da qual o Senhor tem ódio.

  1. QUEM NÃO COMBATE PECADO NA IGREJA SERVE O DIABO
  • Apocalipse 2.20 Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.


* Falsos ensinos e objetos usados como ponto de fé levam a idolatria

  • Ezequiel 13.18 E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Ai das que cosem almofadas para todas as axilas, e que fazem véus para as cabeças de pessoas de toda a estatura, para caçarem as almas! Porventura caçareis as almas do meu povo, e as almas guardareis em vida para vós?


    1. A igreja de Cristo precisa ser conduzida pelo caminho da santidade, e no caminho da santidade não pode haver a pecaminosidade, pois, o Deus que nos servimos é santo e sem a santificação ninguém chegará até Ele.
    2. No caso da Igreja de Tiatira, a mulher mencionada como Jezabel e que na verdade não se pode afirmar que esse era o seu verdadeiro nome e sim uma alusão a Jezabel que foi mulher do rei Acabe, o qual reinava sobre as dez tribos de Israel.
    3. A Jezabel de Acabe era uma feiticeira afundada na idolatria, que levou o seu marido o Rei Acabe a aderir a sua crença e entrar pelo caminho da apostasia o que veio ser a sua ruína.
    4. A Jezabel de Tiarira era uma falsa profetiza que tinha a liberdade de ensinar no púlpito doutrinas dentro da sua linha de pensamento, que era voltada ao gnosticismo, e assim distorcia a palavra de Deus, pregando uma crença fácil e levando grande parte da Igreja a prática do pecado.
    5. Dos púlpitos que só vem promessas, ilusões, fábulas e uso de objetos como ponto de fé, podemos afirmar sem medo de errar, que estão a serviço do Diabo.
    6. A igreja verdadeira nunca se omite de pregar sobre o pecado, a justiça e o juízo de Deus.
    7. Quando o povo judeu estava no cativeiro em Babilônia, Deus revelou ao profeta Ezequiel, o que estava acontecendo no templo semi-destruído em Jerusalém.
    8. O povo que não foi levado cativo por Nabucodonozor, por se tratar de pessoas idosas, deficientes, e outros impedimentos e ficaram em Jerusalém, com o tempo se multiplicaram, e com isso surgiram por ali os falsos sacerdotes e oportunistas, os quais introduziram adereços para o povo usar como pontos de fé em busca de prosperidade, o que não é diferente nos dias de hoje em várias igrejas que tiram o povo do caminho da salvação para o caminho da perdição.

  1. QUANDO DEUS ADVERTE DO ERRO É MELHOR ATENDE-LO
  • Apocalipse 2.21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.


* O arrependimento é o caminho do livramento traçado por Cristo

  • Jeremias 26.3 Bem pode ser que ouçam, e se convertam cada um do seu mau caminho, e eu me arrependa do mal que intento fazer-lhes por causa da maldade das suas ações.


    1. O que traz uma certa esperança com relação ao arrependimento dos que estão trilhando em caminhos enganosos, é que Deus é longânimo, ou seja, tardio em irar-se, e isso porque Jesus está a destra do Pai intercedendo por nós e sempre dando um tempo para que o pecador venha a arrepender-se.
    2. Mas, com Deus não se brinca e aquele que é advertido por causa da sua vida pecaminosa, o melhor e mais inteligente que pode fazer é se arrepender enquanto é tempo, pois temos uma vida que pode sucumbir a qualquer momento e vindo uma morte súbita está na condição de condenado, ou também com relação a vinda de Cristo que pode acontecer a qualquer momento e quem for encontrado sem arrependimento não poderá subir para o Senhor.

  1. OS FILHOS ESPIRITUAIS DE JEZABEL SOMAM NAS IGREJAS
  • Apocalipse 2.22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.


* Quem insiste nos prazeres ilícitos atrai para si grandes sofrimentos

  • Sofonias 3.2 Não obedeceu à sua voz, não aceitou o castigo; não confiou no SENHOR; nem se aproximou do seu Deus.


    1. A igreja de Tiatira, saindo do período contemporâneo para o período cronológico enveredou-se para o caminho da idolatria, quando o imperador Constantino cessou com as perseguições aos cristãos decretando o cristianismo como a religião oficial do estado.
    2. Essa liberdade recebida deu ocasião ao surgimento do clero sacerdotal que veio com uma visão totalmente liberalista e imbuída de malignidade, permitindo aos povos pagãos que supostamente se convertiam a Cristo, a manterem a sua fé em imagens; as quais para segurar o povo nas igrejas introduziram várias dessas imagens para serem adoradas na própria igreja.
    3. Por isso essa igreja romanista é uma igreja doente e prostrada na cama, dada a sua fé obcecada pelas imagens, esquecendo que só Jesus é o caminho a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai se não for por Ele; também Ele é o único mediador entre Deus e os homens e não existe nenhum outro mediador ou mediadora.
    4. É preocupante esses adereços que estão colocando dentro de várias igrejas, os quais já tem se tornado objetos de idolatria.

  1. O CARÁTER INDIGNO NÃO PREVALECE DIANTE DE CRISTO
  • Apocalipse 2.23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.


* Cristo perscruta o nosso interior a fundo para recompensa ou juízo

  • Provérbios 21.2 Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações.


    1. O juízo de Deus está se aproximando para todos aqueles que estão levando uma vida cristã só de aparência.
    2. A bíblia adverte quanto a isso, a líderes ou não líderes que se mascaram com uma aparência de piedade, mas, que no seu interior impera intenções impuras, cheias de adultério em todos os sentidos estão enganando e sendo enganados.
    3. Deus é contra toda soberba e toda altivez de espírito.
    4. Todo aquele que acha que pode fazer o que bem entende, se esquece que temos que prestar conta de todas as nossas ações diante do supremo juiz que é Deus.
    5. Tudo o que fazemos exteriormente é visto, mas também tudo que fazemos interiormente não fica escondido diante daquele que sonda o profundo e o oculto, significando que nada escapa dos olhos divinos.
    6. Se os nossos propósitos com Deus são verdadeiros, seremos recompensados, mas, se forem falsos seremos ajuizados.

  1. SÓMENTE OS FIÉIS A SÃ DOUTRINA SÃO ISENTOS DE CULPA
  • Apocalipse 2.24 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.


* O mal é revelado pela palavra, não é preciso praticá-lo para conhecer

  • Romanos 6.6 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.


    1. Algo que é reconfortante é que em quase todas as igrejas de Cristo, incluindo com mais ênfase as que pregam o evangelho fácil, é que sempre, mesmo no meio de toda licenciosidade, tem os fieis remanescentes que não se curvam a isso, mantendo-se como verdadeiras colunas nessas igrejas.
    2. A bíblia diz que quem pregar outro evangelho mesmo que seja um anjo do céu será considerado maldito.
    3. O Senhor se agrada de todos que tem um compromisso de fidelidade coma a sua palavra.
    4. O homem velho gosta de tudo o que agrada a carne e só os verdadeiros convertidos e regenerados, tem o seu velho homem enterrado, porque o seu prazer está na palavra do Senhor, porque sabe que é ela que tem a direção para a nossa vida eterna com Cristo.

  1. A PROGRESSÃO ESPIRITUAL É EXIGIDA DOS FIÉIS A CRISTO
  • Apocalipse 2.25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.


* O apego a verdade é o que evita qualquer tolerância ao mundo pagão

  • Salmos 119.11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.


    1. Em nosso processo de santificação operado pelo Espírito Santo, que é o agente orientador e transformador em nossa vida, devemos entender que esse processo exige mudanças que deve ser notórias exteriormente e interiormente para mostrar que estamos sendo transformados ininterruptamente adquirindo características morais relevantes que nos leva a sermos a imagem e semelhança de Deus.
    2. Guardar a palavra e viver a palavra nos blindará de todas as investidas e tentações do inimigo das nossas almas e com isso nunca lhe daremos qualquer oportunidade de roubar a nossa coroa de salvação.

INTRODUÇÃO

  1. Nesta lição, obteremos importantes informações a cerca de Tiatira - uma das sete cidades da Ásia Menor.
  2. Veremos como o evangelho provavelmente chegou a esta próspera cidade; quais as virtudes que a igreja naquela localidade possuía, e que foram elencadas por Cristo em sua carta; por fim, destacaremos ainda que esta igreja foi severamente repreendida pelo Senhor por ter tolerado falsos ensinos, que conduziram alguns ao erro, os quais mesmo recebendo tempo para se arrependerem, não fizeram assim.

  • No entanto aos fiéis que não haviam aderido à nova doutrina, Jesus lhes fez exortações e promessas consoladoras.


  1. IMPORTANTES INFORMAÇÕES SOBRE A CIDADE
    1. Nome.
                                         i.    O nome Tiatira significa “sacrifício de trabalho”.
                                        ii.    Esta cidade foi fundada como guarnição por Seleuco I da Síria no século IV a.C., que posteriormente passou para o domínio romano em 133 a.C.
                                      iii.    Era um importante centro industrial e comercial da região de Lídia.
                                      iv.    Na época em que o livro do Apocalipse foi escrito, estava em grande desenvolvimento.
                                       v.    Seu comércio consistia em indústrias de tintas, fabrico de roupas, cerâmica e objetos de bronze, embora, politicamente nunca tenha conseguido grande importância, sendo a menos importante das sete cidades da Ásia Menor.
    1. Localização.
                                         i.    Uma cidade da província romana da Ásia Menor, área agora ocupada pela parte ocidental da moderna Turquia, que está localizada a aproximadamente 60 km a nordeste de Pérgamo.
    1. Religião.
                                         i.    Assim como na maioria das cidades daquela região, nos tempos neotestamentários, Tiatira tinha muitos templos dedicados a vários deuses.
                                        ii.    Havia o templo de Apolo, o de Tirimanios, o de Sambate e o de Artemis, que como já vimos em uma lição anterior, tinha como foco de adoração a cidade de Éfeso (At 19.27,28).

  1. COMO ERA A IGREJA DE TIATIRA

    1. Podemos compreender que o evangelho de Cristo chegou a Tiatira por intermédio de uma discípula chamada Lídia, a vendedora de púrpura, que foi a primeira convertida européia através do apóstolo Paulo, em sua segunda viagem missionária (At 16.14).
    2. Por isso a maioria dos estudiosos acredita que, a convertida Lídia e os seus parentes tenham sido os instrumentos que levaram a mensagem de Cristo para a cidade de Tiatira.
    3. Para esta igreja Jesus diz o seguinte:
                                         i.    O remetente identifica-se como o “Filho de Deus ”.
1.   Cada evangelho nos mostra Jesus Cristo de uma forma:
a.    Mateus identifica-o como “Messias e Rei” (Mt 1.1; 2.2);
b.    Marcos como “O Servo” (Mc 1.1-11; 14.1);
c.    Lucas como o “Filho do Homem” (Lc 5.24; 12.8);
d.    João dá-nos uma visão dele como o “Filho de Deus ”, tanto em seu evangelho (Jo 3.36;20.31), quanto em suas epístolas (I Jo 5.10,20), e, de igual modo no livro do Apocalipse (Ap 2.18; 12.5).
2.   A expressão Filho de Deus dada a Jesus indica:
a.    Que ele é Deus como o Pai (Fp 2.5),
b.    E que possui os atributos exclusivos da divindade, como: eternidade (Jo 1.1; 8.58);
c.    Onipotência (Mt 28.18; Ap 1.8);
d.    Onipresença (Mt 18.20; 28.20)
e.    E onisciência (Jo 1.47,48; Ap 2.23).
3.   “Que tem olhos como chama de fogo”.
a.    Já vimos em outra lição que esta expressão significa dizer que Jesus têm a capacidade de sondar (examinar).
b.    Mas, outra coisa também deve ser destacada, é que assim como fogo tem a capacidade de provar a autenticidade do ouro, Cristo também testa a legitimidade das nossas obras e as intenções com as quais as fazemos (I Co 3.13,14);
c.    Assim Cristo estava confessando aos cristãos de Tiatira que eles estavam sob o seu olhar e sua análise.
4.   “E os pés como latão reluzente”.
a.    Este termo aponta para a capacidade que Cristo tem de julgar, pois, o latão é uma liga formada por bronze e cobre.
b.    Ele representa o juízo ou julgamento contra o pecado.
c.    Por exemplo: os céus de Israel se tornariam de bronze se eles desobedecessem a Lei do Senhor (Lv 26.19; Dt 28.23).
d.    Portanto, o bronze é a justiça divina aplicada ao homem em juízo.
e.    Ele julgará e recompensará cada um segundo as suas obras (Ap 2.23; 22.12).
                                        ii.    “Eu sei as tuas obras”.
1.    Nós, os cristãos, devemos estar cientes de que apesar da fé preceder as obras, isto não significa dizer que ela não seja importante.
2.   Pois, Jesus Cristo ensinou que a árvore é conhecida pelos seus frutos (Lc 8.44); que a nossa justiça não pode ser apenas aparente, como a dos escribas e fariseus, mas deve ser evidenciada pelas atitudes, senão, jamais entraremos no reino dos céus (Mt 5.20).
                                      iii.    “E o teu amor”.
1.   Percebe-se claramente que contraste havia entre a igreja de Tiatira e a igreja de Éfeso.
2.   Enquanto Éfeso fora exortada a voltar ao primeiro amor, pois havia o abandonado (Ap 2.4), em Tiatira, Jesus destaca a presença do amor (Ap 2.19).
3.   Está em foco aqui o amor a Deus “ágape” como principal dos mandamentos (Mc 12.30), e, por conseguinte, o amor de Deus manifestado através de nós “phileo” para com os nossos semelhantes (Mc 12.31).
4.   Afinal de contas, o amor é a principal das três virtudes cristãs (I Co 13.13); é também a marca do verdadeiro discípulo do Nazareno (Jo 13.35) e ainda é o cumprimento da Lei e dos Profetas (Rm 13.10; Gl 5.14).
                                      iv.    “E o teu serviço”.
1.   A expressão “serviço” no grego é “diakonia ” que significa: atenção, assistência, ajuda.
2.   O termo foi usado por Paulo designando a obra social (Rm 15.31), ou seja, o ato de aliviar os necessitados com a distribuição de coletas aos pobres e as viúvas (At 6.1; 12.25; 2 Co 9.12).
3.   Isto significa dizer que a igreja em Tiatira se importava com os pobres e carentes ministrando-lhes o que necessitavam.
                                       v.    “E a tua fé”.
1.   A palavra “fé” Do grego “pistis ” significa confiança. Uma das principais virtudes da teologia (I Co 13.13), sem a qual é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).
2.   A fé é tão indispensável ao justo, que segundo as Escrituras, ele vive por ela (Hc 2.4).
3.   Esta igreja recebe de Cristo o reconhecimento de que possuía uma fé ativa, que opera pelo amor (Gl 5.6) e produz obras (Ap 2.19).
                                      vi.    “E a tua paciência”.
1.   A palavra paciência, do grego hupomone, diz respeito à constância, resistência.
2.   Paulo nos ensina que a tribulação produz paciência (Rm 5.3); logo, fica implícito que esta igreja, ante as perseguições e sofrimentos advindos da sua fé na pessoa de Cristo, mostrava-se constante sem diminuir seu crescimento e seu progresso.
3.   É o que deduzimos da expressão “E que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras” (Ap 2.19).

  1. TIATIRA A IGREJA TOLERANTE

    1. Como pudemos ver, Cristo elencou várias virtudes dos cristãos da igreja de Tiatira, mas aquele que tem “olhos como chama de fogo” não deixou passar despercebido uma gravíssima falha: a tolerância para com o pecado.
    2. O dicionário Aurélio define a expressão “tolerar” como consentir.
    3. Mas, o que esta igreja consentiu que Cristo reprovou?
    4. Vejamos mais detalhadamente:
                                         i.    “Mas tenho contra ti que toleras Jezabel”.
1.   O nome “Jezabel” do hebraico “izebel” para alguns eruditos significa:
a.    “Montão de lixo”, mas, na opinião de outros: “casta”.
b.    Aparece pela primeira vez nas Escrituras como filha de Etbaal, reisacerdote de Tiro e Sidom (I Rs 16.31).
c.    No entanto, é evidente que essa pessoa a quem o Senhor chama de Jezabel aqui no NT, não é a mesma do AT.
d.    O fato de denominar como Jezabel a que estava perturbando a igreja em Tiatira com o mesmo nome da esposa de Acabe, indica que ambas tinham o mesmo caráter maligno.
e.    Perceba as similaridades que havia entre ambas:
f.     Uma se dizia sacerdotisa (I Re 16.32), a outra se dizia profetisa (Ap 2.20-a);
g.    Uma seduziu os profetas do Senhor a adorarem a Baal (I Rs 18.19), a outra enganava os servos do Senhor com um evangelho liberal (Ap 2.20-b);
h.    Por fim, uma procurava matar os servos do Senhor que se lhe opusessem (I Rs 18.4), a outra, com seus errôneos ensinamentos, conduziu muitos a morte espiritual, e, se não se arrependessem, seriam mortos fisicamente (Ap 2.23).
                                        ii.    “Ensine e engane os meus servos”.
1.    Como podemos perceber do texto, o conteúdo das profecias desta Jezabel, consistia em enganos, como o próprio Senhor Jesus afirma (Ap 2:20).
2.   Ela ensinava os servos do Senhor participarem de cultos pagãos, comendo das coisas sacrificadas aos ídolos (Ap 2.20).
3.   Prática esta não só proibida no Antigo Pacto (Êx 34.14,15) como também no Novo Pacto (At 15.29).
4.   É preciso entender que a profecia é um dom do Espírito (I Co 12.1), porém, na presente dispensação, o dom profético que têm como função exortar, consolar e edificar o povo de Deus jamais poderá modificar artigos de fé, alterar doutrinas ou trazer novas revelações (I Co 14.26-40; Ap 22.18,19).
5.   Portanto, as profecias têm de passar pelo crivo da Palavra de Deus para serem recebidas pela igreja (I Co 14.29).
                                      iii.    A punição para Jezabel e seus seguidores.
1.   Diante do que foi exposto pelo Senhor Jesus àquela igreja, depois que lhes deu tempo para que se arrependessem, mas não se arrependeram (Ap 2.21).
2.   Tanto a Jezabel como os seus seguidores receberiam a punição, que provavelmente diz respeito a enfermidade ou a morte física (Ap 2.22,23).
3.   Esta correção tinha como propósito dar exemplo para os demais que não haviam abraçado este falso ensino (Ap 2.24), bem como a todas as outras igrejas (Ap 2.23).

  1. EXORTAÇÕES E PROMESSAS

    1. Percebemos nos últimos versículos desta carta de conteúdo tão forte que apesar de alguns cristãos estarem se afastando de Cristo e da sua doutrina, havia um remanescente fiel, que o Senhor exorta a reter o que tinha (obras, amor, serviço, fé e paciência) até que ele viesse (Ap 2.25).
    2. A expressão “reter” no grego “katechõ” significa: segurar firme.
    3. Os que assim procedessem seriam galardoados com a oportunidade de reinar com Cristo no Milênio, recebendo poder sobre as nações (Ap 2.26,27) e com a estrela da manhã: o próprio Senhor Jesus Cristo que havia de raiar sobre eles no arrebatamento da igreja (Nm 24.17; Ap 22.16).

CONCLUSÃO

Concluímos dizendo que apesar da igreja em Tiatira possuir pontos positivos, destacados por Cristo em sua carta, não fizeram com que estes superassem o ponto negativo da tolerância para com o pecado. Imitemos, pois os bons exemplos e rejeitemos os maus; e nos dediquemos em agradar a Deus com uma vida de santificação sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).

REFERÊNCIAS

MACARTHUR, John. Bíblia de Estudo. SBB
SILVA, Severino Pedro da. Apocalipse, versículo por versículo. CPAD.
ANDRADE, Claudionor de. Dicionário Teológico. CPAD.
ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.

SITES CONSULTADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More