domingo, 6 de maio de 2012

EBD: T02L05 - PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO


Escola Dominical - Esboços da EBD
As Sete Cartas do Apocalipse
A mensagem final de Cristo à Igreja

PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO

Lição 5 - 29 de Abril de 2012

Leitura Bíblica em Classe: Apocalipse 2.12-17

QUEM ESTÁ CASADO COM O MUNDO DIVORCIE-SE ENQUANTO É TEMPO

  1. NÃO PODEMOS SER PROFESSANTES ESTÉRIL EM NOSSA CAMINHADA
Ø  Apocalipse 2.12 E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:

* A espada bigúmia é a palavra de Deus que é o espelho da alma

ü  Hebreus 4.12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

  1. NÃO HÁ VITÓRIA SOBRE SATANÁS SEM VIGILÂNCIA E VIDA DE ORAÇÃO
Ø  Apocalipse 2.13 Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

* Cristo conhece nossas tentações que superamos não negando a fé

ü  Hebreus 3.12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.

  1. A NOSSA FÉ SÓ TEM RESPALDO DIVINO NA OBEDIÊNCIA CONSTANTE
Ø  Apocalipse 2.14 Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem.

* Cristo não tolera uma conduta de licenciosidade no seio da igreja

ü  I Coríntios 5.8 Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.

  1. COMO IGREJA DE CRISTO NÃO PODEMOS TOLERAR A CRENÇA FÁCIL
Ø  Apocalipse 2.15 Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço.

* A igreja não pode ser frouxa em atitudes de questões morais

ü  I Coríntios 5.13 Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.

  1. É O ARREPENDIMENTO QUE OBTEM O PERDÃO E EVITA O JUÍZO
Ø  Apocalipse 2.16 Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca.

* O mal é um câncer que se não for extirpado provoca estragos

ü  Salmos 32.3 Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.

  1. AQUELE QUE VENCE COM CRISTO GANHARA AS BENÇÃOS ETERNAS
Ø  Apocalipse 2.17 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

* Quem tem mente espiritual e cumpre a palavra será vencedor

ü  Colossenses 3.24 Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.


INTRODUÇÃO

  1. As cartas enviadas às igrejas da Ásia nos trazem grandes lições e ensinamentos, não apenas no aspecto histórico, mas, principalmente, espiritual.
  2. Estudando e meditando nestas cartas, somos motivados a imitar os bons exemplos daquelas igrejas, bem como evitar os mesmos erros que ocorreram nas mesmas.
  3. Nesta lição, além de estudarmos o contexto histórico e cultural da cidade de Pérgamo, veremos também a mensagem de Cristo à igreja que havia naquela cidade, tanto os aspectos positivos quando negativos, bem como a promessa de Cristo para os cristãos daquela localidade, que se aplicam a todos os vencedores.


  1. IMPORTANTES INFORMAÇÕES SOBRE A CIDADE
    1. Nome.
                                         i.    O nome Pérgamo no grego significa “casado”.
                                        ii.    A cidade fora construída sobre uma colina cuja altura chegava a 300 metros acima da região que a circundava, sendo portanto uma fortaleza natural.
                                      iii.    Era uma cidade sofisticada, centro da cultura e da educação grega com uma biblioteca de aproximadamente 200 mil volumes.
    1. Geografia. 
                                         i.    Era uma cidade da província romana da Ásia, na parte ocidental do que hoje é a Turquia.
                                        ii.    Ela havia sido a antiga capital de Átalo, uma cidade-estado doada ao império romano, em 133 a.C., estava próxima do vale do rio Caico.
                                      iii.    Tinha considerável importância comercial, política e religiosa.
                                      iv.    As principais estradas da Ásia ocidental convergiam para aquela cidade. Lá, fabricava-se unguento, vasos e pergaminhos.
    1. Religião. 
                                         i.    Pérgamo era a sede de um antigo culto de mágicas babilônicas.
                                        ii.    Também um importante centro de culto ao imperador, além de se tornar a sede de quatro dos maiores cultos pagãos, a saber:
1.   a Zeus,
2.   a Atena,
3.   a Dionísio
4.   e a Asclépio.
                                      iii.    Por tudo isso, Jesus declara que a igreja habitava onde estava “o trono de Satanás ” (Ap 2.13).
                                      iv.    A palavra “trono” (no grego hodierno, “thronos”), é usado no Novo Testamento como sentido de “trono real” (Lc 1.32,52), ou com o sentido de “tribunal judicial” (cf. Mt 19.28 e Lc 22.30).
                                       v.    Alguns estudiosos tentam imaginar literalmente qual seria esse trono, e afirmam que:
                                      vi.    Tratava-se da colina que havia por detrás da cidade, com trezentos metros de altura, na qual havia muitos templos e altares;
                                    vii.    Tratava-se de um gigantesco altar dedicado a Zeus, construído sobre uma imensa base que estava a duzentos e quarenta metros acima do nível do mar;
                                   viii.    Tratava-se de vários templos construídos com o propósito de oficializar o culto ao imperador.
                                      ix.    Certamente todos esses lugares trazem consigo uma simbologia muito forte no que diz respeito “ao trono de Satanás”, mas o significado dessa expressão certamente é espiritual, e a palavra trono de (Ap 2.13) aponta para o lugar onde Satanás exercia autoridade como se fosse um rei.
                                       x.    Este sempre foi o desejo do Maligno, ter o seu próprio trono “E dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima congregação me assentarei, aos lados do norte das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da”. (Is 14.13).
                                      xi.    Essa igreja aprendeu a adaptar-se ao mundo, desfrutando de seus confortos e participando de seus vícios.
                                    xii.    É bom, porém, lembrar que eles ganharam conforto, mas perderam em espiritualidade (Ap 2.14,15).
                                   xiii.    Traçando um paralelo entre as igrejas da Ásia e a história do cristianismo, poderíamos correlacionar a de Pérgamo com a época da “conversão” do imperador Constantino, que publicou um edito de tolerância, o que pôs fim às perseguições contra a igreja, mas também diminuiu consideravelmente o fervor espiritual de muitos cristãos da época.
                                  xiv.    Houve um casamento entre o santo e o profano, pois, ao mesmo tempo em que o cristianismo se tornou a religião oficial do Império, cultos a deuses pagãos também eram realizados.

  1. OS PONTOS POSITIVOS DA IGREJA DE PÉRGAMO
    1. Como podemos perceber, o Senhor Jesus, inicialmente, elogiou o anjo daquela igreja: “...e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé ...” (Ap 2.;13).
    2. O Senhor ainda faz menção de um Antipas, de quem nada se sabe ao certo, exceto aquilo que se depreende do texto, uma fiel testemunha (Ap 2.13).
    3. A palavra grega para “testemunha” é “mártys”.
    4. Inicialmente, esta palavra fora usada para designar todos os que davam testemunho de Cristo (At 1.8), no entanto, com as perseguições romanas passou a ser usado para designar a pessoa que morria por não negar a sua fé em Cristo (Ap 2.13-b).
    5. “Antipas, o bispo de Pérgamo, foi colocado dentro d e um boi feito de bronze, e a seguir foi aquecido ao rubro. Seu corpo foi literalmente, cozido, na chama abrasadora” (SILVA, 2006. p. 22).

  1. OS PONTOS NEGATIVOS DA IGREJA DE PÉRGAMO
    1. Depois dos elogios, o Senhor utilizou a expressão “Mas umas poucas coisas tenho contra ti”, expressão de reprovação, quanto à Pérgamo estava relacionada principalmente à doutrina de Balaão e à doutrina dos Nicolaítas.
    2. Vejamos em que consistiam seus ensinamentos:
                                         i.    Doutrina de Balaão.
1.   Essa doutrina tinha duas vertentes principais, a saber: a idolatria e a prostituição.
2.   As suas origens estavam no episódio ocorrido no A.T., quando os filhos de Israel estavam para invadir as campinas de Moabe, que tinha como rei, Balaque (Nm 22.1,2).
3.   Este, temendo sobremaneira o povo de Deus, contratou Balaão para amaldiçoar os israelitas (Nm 22.1-7).
4.   As intenções de Balaque eram:
a.    Ferir o povo e expulsá-lo da terra (Nm 22.6);
b.    Conquistar o favor de Balaão mediante pagamento (Nm 22.17);
c.    Amaldiçoar o povo de Deus através de sacrifícios a deuses pagãos (Nm 22.41);
d.    Insistir com Balaão até que ele o ensinasse a lançar tropeços ao povo (Nm 23.12,13,27);
5.   A princípio, Balaão não satisfez o intento de Balaque e falou o que o Senhor lhe mandara (Nm 2.13-18).
6.   Porém, ao ver o prêmio oferecido pelo iníquo rei, o caráter daquele homem não suportou e ele cedeu, ensinando Balaque a lançar tropeços diante do povo de Deus (Nm 31.16).
7.   Tais tropeços se manifestaram através do pecado de prostituição, e da idolatria, que causou grande prejuízo entre os israelitas (Nm 25.1-9).
8.   A doutrina de Balaão perpassou os séculos e chegou à época neotestamentária.
9.   Tal postura foi adotada pelos falsos mestres que, mercantilistas e avarentos, sem comprometimento algum com Deus e a sua Palavra, perturbavam a igreja primitiva.
10.              Eles foram duramente combatidos pelos apóstolos (II Pe 2.15; Jd 11), e pelo próprio Senhor Jesus (Ap 2.14). 
11.              Ainda hoje existem arautos de Balaão, cujo objetivo é totalmente financeiro e cujos ouvintes estão mergulhados na imoralidade e na idolatria (Rm 16.18; II Tm 3.1-4; II Pe 2.1-3).
12.              Mas a recompensa deles não dormita (II Pe 2.4-21; Jd 12,13).
                                        ii.    A doutrina dos Nicolaítas.
1.   Não há certeza absoluta quanto à identidade desta seita.
2.   Porém alguns estudiosos tentam sugerir esta heresia a Nicolau, prosélito de Antioquia e que foi separado para o diaconato conforme (At 6.5).
3.   Afirmam eles que assim como os doze tiveram um apóstata, assim sucedeu com os sete diáconos, um deles apostatou.
4.   Essa argumentação também não possui respaldo bíblico.
5.   Como já vimos em outra lição, os nicolaítas também perturbavam a igreja de Éfeso (Ap 2.6).
6.   Interessante que em Éfeso Jesus falou das obras dos nicolaítas (Ap 2.6), enquanto em Pérgamo o Senhor mencionou a sua doutrina (Ap 2.15).
7.   Certamente um ensino perverso, corrupto e lascivo, influenciado pelo gnosticismo, que pregava a malignidade da matéria, chegando à conclusão de que o corpo deveria ser exposto a toda sorte de pecado.
                                      iii.    Exortações.
1.   Apesar da perseverança e fidelidade do anjo daquela igreja (Ap 2.13), havia crentes que tinham caído no engodo das doutrinas de Balaão e dos nicolaítas, o que trouxe a idolatria e a imoralidade para o seio daquela igreja (Ap 2.15).
2.   Todavia, o Senhor lhes convida ao arrependimento (Ap 2.16).
3.   A forma mais eficaz de se combater tais heresias é fazendo uso da Palavra. Por isso, Jesus se apresentou ao anjo desta igreja como “aquele que tem a espada aguda de dois gumes” (Ap 2.12), que é uma referência à Palavra de Deus (Hb 4.12).
4.   Portanto, falsos ensinamentos se combatem com a sã doutrina (II Tm 4.2-4; Tt 1.10-16; 2.1; Ap 2.16).

CONCLUSÃO

  1. Era árdua a tarefa do anjo da igreja de Pérgamo, que habitava onde estava o trono de Satanás e onde circulavam duas terríveis heresias acima citadas.
  2. Ele, porém, precisava se esforçar para manter a fidelidade ante as pressões externas e combater firme e incansavelmente os falsos ensinos que estavam levando o povo à imoralidade e à idolatria.
  3. O quadro era difícil, mas quem vencesse comeria do maná escondido e receberia um novo nome “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe ” (Ap 2.17).


REFERÊNCIAS

BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. CPAD.
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.
ANDRADE , Claudionor Correia; Os Sete Castiçais de Ouro: A mensagem final de Cristo à Igreja
STAMPS, Donald C.; Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD.
SILVA, Severino Pedro da. Apocalipse, versículo por versículo. CPAD.
ANDRADE , Claudionor de. Dicionário Teológico. CPAD.

SITES CONSULTADOS


3 comentários:

  1. Gosto muito de suas aulas e amo suas ilustrações, sempre as uso nas minhas aulas, mas percebi que não esta mais postanto as ilustrações.

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  2. Ola caro amigo muito obrigado por visitar minha pagina. Duas aulas não coloquei slide porque questão de tempo. Mas a ultima ja foi completa.

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1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
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