sexta-feira, 26 de agosto de 2011

T03 L09 - PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA




LIÇÃO 09  -  PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA


INTRODUÇÃO

  • Nessa lição estaremos abordando sobre a identidade da Igreja de Cristo, que ao longo da história vem sofrendo deturpações e corrupções de seu conceito original criado por Deus.
  • Veremos o significado:
  • Da palavra Igreja,
  • O que não é igreja,
  • O que é igreja,

  • Qual a identidade:
  • Doutrinária,
  • Histórica
  • Teológica de nossa Igreja,
  • Bem como refletiremos sobre a preservação da identidade, um desafio para os dias hodiernos.


  1. O QUE É IDENTIDADE ?
    1. O dicionário Aurélio define Identidade como:
                                         i.     “Qualidade de idêntico”;
                                       ii.    “Conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma pessoa”;
                                      iii.    “Aspecto coletivo de um conjunto de características pelas quais algo é definitivamente reconhecível, ou conhecido” (Aurélio, 2004,pág. 1067).
    1. Segundo Ana M. Bahia Bock, Dra. em psicologia Social pela PUC-SP, em seu livro Psicologias,
                                         i.    “o termo identidade aplica-se à delimitação que permite a distinção de uma unidade e a relação com os outros, propiciando o reconhecimento de si” (Mercês, 2008, p.208).
    1. Aplicado à Igreja queremos dizer que o termo se refere às características próprias da Igreja de Cristo que sob o projeto de Deus foi:
                                         i.    Idealizada, projetada e criada com a finalidade exclusiva de ser seu agente neste mundo;
                                       ii.    Promovendo a divulgação, testemunho, serviço e glorificação do nome do Senhor, mostrando ao mundo o Reino de Deus.

  1. QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA IGREJA?
    1. Segundo o dicionário Teológico de Claudionor Correia de Andrade, a palavra Igreja vem:
                                         i.     do hb. Qahal, assembleia do povo de Deus;
                                        ii.    do gr. Ekklesia, assembléia pública.
                                       iii.    Organismo místico composto por todos os que aceitam o sacrifício vicário de Cristo, e têm a Palavra de Deus como a sua única regra de fé e conduta (Ef. 5.30-33). E isso implica em identidade.
    1. “No novo testamento, o mesmo termo aplica-se também ao ajuntamento dos fiéis, num determinado lugar, para:
                                         i.    Adorar a Deus;
                                        ii.    Fortalecer a comunhão fraternal
                                       iii.    Desenvolver o serviço cristão(Fm 2)”.(Corrêa, 2006, p. 220).

  1. O QUE NÃO É IGREJA?
    1. Alguns conceitos sobre o que é Igreja se levantaram na história contrariando o principio original tencionado por Deus ao criar o seu corpo místico. Dentre tantos podemos elencar:
                                         i.    A Igreja não é o Judaísmo melhorado e continuado - Embora exista um elo entre os crentes de todas as épocas (Jo 10.16; Rm 16.24). A Igreja é vinho novo em odres novos (Mt 9.17; 16.18; Ef. 3. 5,6 e 10).
                                        ii.    A Igreja não é o “Reino” - A palavra Reino como foi estudada na lição 01, possui diversos significados nas Escrituras, indicando que o Reino de Deus se faz conhecido através da Igreja, mas está além dela ( Dt. 18.18,19; Sl 45.4;72.4; Is. 9.6; 11.4; 33.21,22; At. 3.22; Ap. 19.11-16).
                                       iii.    A Igreja não é Clube e nem agência de entretenimento - Alguns seguimentos ditos “cristãos” tem reinterpretado o papel da igreja, alocando a esta a condição de clubes sociais, onde pode ser encontradas reuniões para danças, campeonatos de futebol, vôlei, etc, entre a Igrejas e até “obreiros”, não mais existindo a palavra da Cruz, sendo esta substituída por teologia da prosperidade e confissão positiva. Porém Paulo deixa claro que tais mensagens devem ser anátemas (Gl 1.8,9).

  1. O QUE É IGREJA ?
    1. Em oposição aos conceitos errados sobre Igreja, a Bíblia nos mostra a definição de Deus para seu corpo, a saber:
                                         i.    A Igreja de Cristo, no seu sentido mais amplo é o conjunto de pessoas regeneradas em todos os tempos e épocas, no céu e na terra (Mt. 16.18; Ef. 1.22,23; 3.10; 5,24,25; Col. 1.18; Hb 12.23).
                                        ii.    A Igreja é o corpo de Cristo - organismo no qual Ele dá vida espiritual e através do qual ele manifesta  a plenitude do seu poder e graça. A Igreja não é um mero agregar de indivíduos, mas um conjunto de pessoas que Cristo salvou, nas quais Ele habita, e através delas Ele revela Deus (Ef. 1.22,23).
                                       iii.    A Igreja é considerada em dois sentidos:
1.    Igreja Universal - Consiste de todos aqueles que, nesta dispensação, nasceram do Espírito de Deus, e forma, por esse mesmo Espírito, um só corpo (1 Pe 1.3,22.25; 1 Cor 12.13; 15.9; Gl 1.13; Col 1.18);
2.    Igreja Local - consiste de todos aqueles que professam ser crentes em qualquer lugar:
a.    Igreja de Jerusalém (At. 8.1;11.22);
b.    Igreja de Antioquia (At. 13.1);
c.    Igreja em Corínto (1 Cor. 1.2; 2 Cor 1.1), etc.

  1. QUAL A IDENTIDADE BÍBLICA, HISTÓRICA E TEOLÓGICA DE NOSSA IGREJA?
    1. Identidade Doutrinária - A identidade doutrinária de nossa Igreja encontra-se amparada nos princípios bíblicos estabelecidos nas Escrituras, considerando toda Bíblia como Única regra de fé e prática, capaz de ensinar, redarguir, corrigir, para instruir em justiça (2 Tm 3.16).
    2. Identidade Histórica – Esta pode variar, pois cada região possui a sua própria história, ou seja, homens e mulheres que com suas vidas buscaram e buscam ainda hoje levar a Palavra de Deus. Aqui se destaca a história de cada Igreja em particular.
    3. Identidade Teológica - O Movimento Pentecostal, do qual resultou na criação e fundação das Assembleias de Deus no Brasil, sempre enfatizou o ensino do "evangelho pleno" ou "evangelho quadrangular".
                                         i.    O termo "quadrangular" refere-se às quatro crenças fundamentais do pentecostalismo:
1.    Jesus salva, conforme João 3:16;
2.    batiza com o Espírito Santo, conforme Atos 2:4;
3.    cura o corpo, conforme Tiago 5:15;
4.    e está voltando novamente para aqueles que foram salvos, conforme 1 Tessalonisenses 4:16-17.
                                        ii.    Há também no Movimento a busca por uma vida de santidade e experiência com Deus.
                                       iii.    Obs. Há no site da CGADB ou no Mensageiro da Paz o nosso credo que se faz entendido em 14 pontos principais, que expressam nossa identidade teológica. O credo foi abordagem do Esboço da lição 09 - A Pureza do Movimento Pentecostal do 2º Trimestre / 2011.

  1. COMO PRESERVAR A IDENTIDADE DA IGREJA?
    1. Mantendo a Palavra de Deus em primazia
                                         i.    “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, (...)” (At. 2.42).
                                        ii.    A Palavra é o referencial para a manutenção da identidade da Igreja (At. 5.32, 42; 6.2,7,11; 8.14; 12.24; 13.5;12.5,7, 26 e 44).
    1. Promovendo uma vida de comunhão
                                         i.    “(..) na comunhão...”(At. 2.42).
    1. Vivendo uma vida de Santidade
                                         i.    Santidade sempre foi o projeto de Deus para um povo que se chama pelo seu nome (Rm 6.19,22; 12.1; I Co 1.30; 6.11; I Ts 4.3-7; II Ts 2.13; I Tm 2.15; II Tm 2.21).
    1. Cumprindo seu papel na Evangelização e Missões
                                         i.    (At. 2.14; 3.12; 8.4,12,26; 10.17-35);
                                        ii.    Uma  Igreja que deixa de evangelizar, já deixou de ser evangélica.
    1. Busca pela Renovação e Batismo com o Espírito Santo
                                         i.    (At. 2.1-4; 1 Cor 14.1; Cl. 3.16);
                                        ii.    A ênfase Paulina aos crentes em Tessalônica foi a de não apagar o Espírito Santo (1 Ts 5.19,20).
    1. Orando e Jejuando
                                         i.    (Mt. 9.37-38; At. 1.14,24; 2.42,46; 3.1; 4.24-31; 6.4-6; 9.11; 10.30,31; 11.5)
                                        ii.    Uma igreja que não ora e jejua está morta.
    1. Buscar as Manifestações dos dons espirituais
                                         i.    (1 Cor. 14.1-8, 28-37,39)
                                        ii.    Esta foi uma característica da Igreja primitiva, e deve ser a prática da Igreja em todos os tempos.
    1. Evidenciando o fruto do Espírito
                                         i.    (1 Cor. 13; Gl 5.22; Ef. 2.10).
    1. Promovendo o serviço cristão
                                         i.    (Jo 13.12-17At. 2.42-471 Pe 4.10,11).
    1. Louvando e Adorando ao Senhor
                                         i.    (At. 2.47; 3.8,9; 1 Cor. 14. 26; Cl 3.16);

CONCLUSÃO

  • Concluímos que a Igreja de Cristo possui um modelo criado por Deus que nem mesmo os séculos foram incapazes de modificar.
  • Reinterpretações foram realizadas, novos modelos foram criados, todavia a verdadeira noiva de Cristo continua imaculada, sem ruga e nem mancha, pois o seu fundamento é Jesus Cristo, que disse:
  • “Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).
  • Portanto, honremos nossa real identidade como igreja de Cristo a espera de seu noivo a raiar nas nuvens.


REFERÊNCIAS

  • CLARENCE, Henry Thiessen. Palestra em Teologia Sistemática. Ed. IBR.
  • CONDE, Emílio. História das Assembleias de Deus no Brasil. CPAD.
  • CORRÊA, Claudionor de Andrade, Dicionário Teológico. Ed. CPAD
  • FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário. Ed. Positivo
  • GILBERTO, Antônio. Verdades Pentecostais. Ed. CPAD
  • HORTON, Stanley. Teologia Sistemática, Uma perspectiva Pentecostal. Ed.CPAD 
  • MERCÊS, Ana Maria Bahhia Bock, Psicologias. Ed. Saraiva. 

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1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

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