quinta-feira, 4 de agosto de 2011

T03 L06 - A EFICÁCIA DO TESTEMUNHO CRISTÃO




  1. INTRODUÇÃO
    1. Nesta lição, teremos a oportunidade de refletir sobre:
                                          i.    A importância do testemunho de quem professa ser um autêntico seguidor de Cristo Jesus, como “sal da terra” e “luz do mundo”;
                                         ii.    Sobre o dever sermos o modelo e o referencial para a sociedade.
                                        iii.    Testemunho Cristão não deve ser visto como uma opção, e sim, como um imperativo.
1.    Como disse o apóstolo Paulo: “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. ” (I Cor 10.32).

  1. O QUE SIGNIFICA O TESTEMUNHO CRISTÃO?
    1. Testemunho cristão é a postura ética , que a Bíblia reivindica de cada um que professa o Nome de Cristo, numa demonstração clara e inequívoca de que, realmente somos seus discípulos (Mt 5.20).
    2. Refere-se ao comportamento e as atitudes dos servos de Deus, de acordo com o modelo bíblico, que o cristão demonstra, no seu dia-a-dia, que é um discípulo do Senhor Jesus.
    3. A palavra testemunho é derivada do vocábulo latino testimoniu e significa, entre outras coisas:
                                          i.    “prova”;
                                         ii.    “vestígio”;
                                        iii.    “indício”.
    1. No entanto, testemunhar, no aspecto cristão, não é apenas contar o que Deus fez, mas também, pregar através do exemplo pessoal, que realmente somos imitadores de Cristo.
    2. É dever de todo cristão, ter uma vida íntegra, independente do modelo e dos padrões da sociedade moderna.
    3. Como disse o Senhor, por intermédio do profeta Malaquias: “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve” (Ml 3.18); demonstrando, assim, que o mundo deve ver esta diferença em nós (II Rs 4.9; I Tm 4.12).
                                          i.    O Testemunho Cristão na Bíblia. O testemunho cristão recebe diversas designações no Novo Testamento, tais como:
1.    Luz resplandecente (Mt 5.16);
2.    Santidade (I Pe 1.15,16);
3.    Zelo pelo bem (I Pe 3.13);
4.    Maneira de viver (Hb 13.7);
5.    Exemplo de boas obras (I Ts 1.7).

  1. A IMPORTÂNCIA DO TESTEMUNHO CRISTÃO
    1. Para ilustrar a importância do Testemunho Cristão, o Senhor Jesus utilizou-se de dois elementos comuns:
                                          i.    O sal e a luz (Mt 5.13-15).
    1. Com essa ilustração, Jesus estava ensinando que deve haver uma oposição entre o modo de viver do crente e o modo de viver do mundo.
    2. A realidade é que o Reino de Deus e o mundo são distintos; é como luz e trevas, porém, estão relacionadas uma com a outra:
                                          i.    De um lado, a decomposição; do outro, a preservação;
                                         ii.    De um lado, a escuridão; do outro, a iluminação.
    1. O efeito preservador faz cessar a decomposição e a iluminação faz enxergar na escuridão.
    2. Vejamos algumas lições práticas que podemos extrair desses dois elementos:
                                         i.    O Cristão como Sal da Terra.
1.    Enquanto o mundo é caracterizado pela corrupção e pela degeneração de costumes e de bons hábitos (Gn 6.5; Ex 32.7-9; Jz 2.10-15; II Rs 17.7-23; 23.25,26), o sal é o elemento que simboliza a preservação e conservação.
2.    O sal é valorizado por dois atributos principais: gosto e conservação. Por isso, Jesus se utilizou do mesmo para tipificar o papel dos seus discípulos.
a.    O sal é preservador.
                                                                                          i.    Ele conserva e preserva; daí ser figura da pureza.
                                                                                         ii.    Sua cor alva também fala disso.
                                                                                        iii.    Ele evita a deterioração.
                                                                                       iv.    O cristão, onde quer que se encontre, precisa ser um instrumento da resistência do Espírito Santo contra a corrupção, contra a degeneração total deste mundo (II Ts.2:7).
b.    O sal produz sede.
                                                                                          i.    É a multidão perguntando aos apóstolos: "Que faremos varões irmãos?" (At 2.37).
                                                                                         ii.    É o carcereiro de Filipos clamando: "Senhores! Que é necessário que eu faça para me salvar?" (At 16.31).
                                                                                        iii.    São as multidões à procura de Jesus (Mt 4.25; 8.1; 12.15; 14.14).
                                                                                       iv.    O crente, como sal, cria sede espiritual nos outros, e, como luz, conduz as pessoas Àquele que é a fonte da salvação.
c.    O sal é invisível quando em ação.
                                                                                          i.    O sal, antes de ser aplicado é visível, mas ao começar a agir, temperando, preservando, torna-se invisível.
                                                                                         ii.    O sal age invisivelmente, mas sua ação é claramente sentida.
                                                                                        iii.    Ser “sal da terra” é, muitas vezes, manter-se anônimo, invisível e imperceptível.
                                                                                       iv.    Semelhantemente, o verdadeiro e genuíno cristão também não aparece, mas deixa que os efeitos da sua presença se apresentem, até porque não quer jamais a glória para si, mas, sim, para o Senhor (Jo 3.30).
                                       ii.    O Cristão como Luz do Mundo.
1.    Diferente do sal, que não é visto em ação, a luz só tem valor quando é percebida.
2.    A ausência da luz permite que a escuridão prevaleça.
3.    Mas, quando a luz chega, as trevas desaparecem.
4.    Quando Jesus diz que somos a luz do mundo, está afirmando que a luz se opõe ao mundo, que está em trevas (Is 9.2; 59.9; Jo1.5; 3.19; Rm 13.12; II Co 6.14).
5.    Ser luz do mundo, significa praticar as boas obras (Jo 3.20,21).
6.    Vejamos, então, algumas características da luz:
a.    A luz brilha para todos.
                                                                                          i.    Ela tanto brilha sobre um criminoso como sobre uma criança inocente.
                                                                                         ii.    Ela tanto brilha sobre um lamaçal, como sobre uma imaculada flor.
                                                                                        iii.    Assim deve ser o crente no desempenho de sua missão de luz no mundo, espargindo a luz do Evangelho de Cristo sobre todos os povos, raças, culturas e indivíduos, independente de idade, sexo, cor, religião, profissão e posição.
b.    A luz precisa ser alimentada (Mt 5.15,16).
                                                                                          i.    A luz que iluminava as casas nos tempos de Jesus era de lamparina, alimentada através de um pavio mergulhado em azeite.
                                                                                         ii.    O tipo de material da lâmpada variava, mas o combustível era um só: o azeite.
                                                                                        iii.    O mesmo ocorre ao verdadeiro cristão.
                                                                                       iv.    Ele depende sempre do óleo do Espírito Santo para difundir a luz de Cristo e a luz do Evangelho.
c.    A luz não se mistura.
                                                                                          i.    Mesmo que ela ilumine lixo, sujeira, lamaçal, etc, ela não se contamina.
                                                                                         ii.    Assim deve ser o crente: viver neste mundo tenebroso à difundir a luz de Cristo, sem se contaminar com o pecado e as obras infrutuosas das trevas.
                                                                                        iii.    Jesus disse que somos a luz do mundo, mas Ele próprio disse que era a luz do mundo (Jo.8:12; 12:46).
                                                                                       iv.    Ao dizer que somos o “sal da terra”, o Senhor também nos identificou a Ele, já que o sal era o elemento presente em todas as ofertas apresentadas ao Senhor (Lv 2:13), de modo que não se tratava de símbolo senão de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29).
7.    A importância desses dois símbolos pode ser observada pelos efeitos que exercem.
a.    Se o sal for insípido, perderá totalmente o seu valor (Mt 5.13).
b.    Se a luz estiver apagada ou escondida, nenhum benefício trará ao ambiente (Mt 5.14).

  1. OBJETIVOS DO TESTEMUNHO CRISTÃO
    1. Podemos enumerar, pelo menos três objetivos do testemunho cristão:
                                          i.    Glorificar a Deus. No Sermão da Montanha, o Senhor Jesus ensinou a seus discípulos que, através do testemunho cristão, os homens glorificam a Deus.
1.    Jesus disse: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mt 5.16).
                                         ii.    Demonstrar à sociedade que somos novas criaturas. Não há nenhum erro em tornar conhecidas a mudanças realizadas em nós, por intermédio da ação do Espírito Santo, desde que o objetivo não seja a auto glorificação.
1.    Através do testemunho cristão, o crente demonstra à sociedade que já não é mais o mesmo, e que sua vida foi transformada, tornando-se numa nova criatura (Rm 8.1; II Co 5.17).
                                        iii.    Evangelizar. Através do seu testemunho pessoal, o cristão também evangeliza.
1.    Sua própria vida já é um testemunho vivo do poder de Deus. Se demonstrarmos um bom testemunho diário, estaremos propagando, com eficácia, o poder do Evangelho que é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, conforme Rm 1.16.

  1. CONCLUSÃO
    1. Como cristãos, devemos nos conscientizar que somos “sal da terra” e “luz do mundo” (Mt 5.13,14);
    2. Bem como devemos nos comportar de modo íntegro, diante de Deus e dos homens, para que, através do nosso testemunho, Deus seja glorificado (Mt 5.16).
    3. Como sal, precisamos ter uma vida de tal forma que, aqueles que nos veem e nos ouvem, sintam que nossa presença faz diferença.
    4. Como a luz, precisamos, através do nosso testemunho, contribuir para dissipar as trevas do pecado em nossa volta.

  1. BIBLIOGRAFIA:
    1. Bíblia de Estudo Almeida. João Ferreira de Almeida. SBB - 2000.
    2. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. R.N. Champlin. HAGNOS.
    3. As Disciplinas da Vida Cristã. Claudionor Correa de Andrade. CPAD - 2008.
    4. Comentário Bíblico Pentecostal. French L. Arrington e Roger Stronstad. CPAD - 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More