terça-feira, 26 de julho de 2011

T03 L05 - O REINO DE DEUS ATRAVÉS DA IGREJA

LIÇÃO 05 – O REINO DE DEUS ATRAVÉS DA IGREJA


  1. INTRODUÇÃO
    1. Nesta lição veremos que o principal representante do Reino de Deus aqui na Terra é a Igreja.
    2. Sabemos que o Reino vai além dela, pois esta teve sua inauguração no dia de Pentecostes e atingirá o ápice de sua glorificação quando do arrebatamento, ao passo que o Reino de Deus já existia antes dela, principalmente por meio de Israel, e continuará a existir após o arrebatamento, no Reino Milenial e na eternidade.

  1. O REINO DE DEUS E A IGREJA
    1. No Antigo Testamento, Deus mandou levantar o tabernáculo para habitar com o seu povo:
                                          i.    “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles” (Ex 25.8).
                                         ii.    Ele encheu-o com a Sua glória (Ex 40.34).
                                        iii.    Também o templo foi levantado com a mesma finalidade (I Rs 6.11-13)
                                       iv.    E Deus prometeu que os seus olhos e o seu coração estariam ali para sempre (I Rs 9.3-5).
    1. Já no Novo Testamento, Deus prometeu fazer da Igreja a sua morada (Ef 2.21,22; I Co 3.16).
                                          i.    Jesus afirmou que onde estivessem dois ou três reunidos no seu nome, ele ali estaria (Mt 18.20).
                                         ii.    É importante traçarmos este paralelo entre a Antiga e a Nova Aliança, no que diz respeito a representação do Reino de Deus.
                                        iii.    Vejamos as similaridades de dois textos notáveis:

ISRAEL (Ex 19.5,6)
IGREJA (I Pe 2.9)
Propriedade peculiar
Propriedade peculiar
Reino sacerdotal
Reino sacerdotal
Nação santa
Nação santa
A nação deveria levar o conhecimento do Senhor perante as demais nações
A Igreja do Senhor também deve anunciar as virtudes do Senhor Jesus Cristo em todos os lugares
Israel falhou no seu propósito, e o conhecimento de Deus ficou mais restrito aos hebreus
A Igreja não falhou no seu propósito e continua espalhando o conhecimento do Senhor entre as nações

    1. Apesar das muitas semelhanças, podemos mencionar duas diferenças principais entre Israel e a Igreja:
                                          i.    O sacerdócio no Antigo Pacto era restrito a uma minoria qualificada.
1.    Sua atividade distintiva era oferecer sacrifícios a Deus em prol do seu povo e comunicar-se diretamente com o Senhor (Ex 28.1; II Cr 29.11).
2.    Agora, por meio de Cristo, todo crente é constituído sacerdote para serviço de Deus (Ap 1.6; 5.10).
3.    Isso significa que todo cristão:
4.    Tem acesso direto a Deus, através de Cristo (I Pe 3.18; Jo 14.6; Ef 2.18);
5.    Deve viver em santificação (I Pe 1.14-17),
6.    Deve oferecer sacrifícios espirituais (Rm 12.1,2; Fp 2.17; 4.18; Hb 13.15);
7.    Deve interceder uns pelos outros (Cl 4.12; I Tm 2.1)
8.    E devem proclamar a Palavra (At 4.31; I Pe 3.15).
                                         ii.    A expansão do Reino quando o seu representante era tão somente Israel quase não aconteceu .
1.    Dentre outros motivos, estava o sentimento de exclusivismo por parte dos judeus, o que os impedia de romper as fronteiras e as culturas das demais nações (Rm 9.1-8).
2.    Já o crescimento da Igreja e, consequentemente, do Reino se dá exponencialmente:
a.    At 2.41. Quase três mil almas;
b.    At 4.4. Quase cinco mil almas;
c.    At 5.14. A multidão cresce mais e mais;
d.    At 13-28. Através das viagens missionárias, o Reino de Deus torna-se conhecido até além do vastíssimo Império Romano;
e.    Hoje, mediante a obra missionária e o avanço tecnológico, a Igreja prega a mensagem da Palavra de Deus de forma intercontinental, sendo ela composta de pessoas de todas as raças, línguas, tribos e nações.
3.    Não nos esqueçamos de que a Igreja é a principal representante do Reino de Deus na atual dispensação, porém este vai além daquela, uma vez que já existia antes dela e continuará existindo após o seu arrebatamento.

  1. O REINO DE DEUS PRESENTE NA IGREJA
    1. Analisemos as três vias principais da presença do Reino de Deus na Igreja:
                                          i.    Na pregação cristocêntrica . Desde os primórdios a Igreja anuncia a Cristo incessantemente.
1.    Vemos isso já nos sermões dos apóstolos registrados no livro de Atos.
2.    Destaquemos alguns pontos de alguns sermões. Iniciemos com o sermão de Pedro no capítulo 2:
a.    vs.22 - Jesus é apresentado como aprovado por Deus e realizador de milagres e maravilhas;
b.    vs.23 - Jesus é mencionado como alguém que foi injustiçado;
c.    vs.24 - Jesus foi ressuscitado por Deus e mostrou senhorio sobre a morte;
d.    vs.25-28 - Jesus é o cumprimento de profecias veterotestamentárias;
e.    vs.32 - Jesus é digno de testemunho;
f.     vs.33 - Jesus foi exaltado pelo Pai e é apresentado como o que derrama o Espírito Santo;
g.    vs.34 - Jesus é o Senhor do rei Davi;
h.    vs.35 - Jesus é Senhor e Cristo.
3.    Vejamos também o sermão de Paulo no capítulo 13:
a.    vs.23 - Jesus é o descendente de Davi e o Salvador de Israel;
b.    vs.25 - Jesus é digno de muitas honrarias;
c.    vs.27-29 - Jesus sofreu uma morte injusta, porém necessária;
d.    vs.30 - Jesus ressuscitou dos mortos;
e.    vs.33,35 - O livro dos Salmos testifica de Cristo;
f.     vs.36 - Jesus é incorruptível;
g.    vs.38 - Jesus é remidor de pecados;
h.    vs.39 - Jesus é o único justificador.
4.    Não podemos fazer diferente.
a.    Jesus deve ser o centro de toda mensagem bíblica.
b.    Ele encarnou, viveu neste mundo, morreu na cruz do calvário para garantir-nos a redenção, ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céus e reina a direita de Deus.
c.    E continua salvando, curando, batizando com o Espírito Santo, preparando o homem e virar buscar os seus em breve.
                                         ii.    Na comunhão . O apóstolo Paulo afirmou que o Reino de Deus consiste em justiça, paz e alegria (Rm 14.17), isso implica necessariamente numa maravilhosa comunhão entre os seus integrantes.
1.    Tal comunhão, porém, só é possível devido a ação do amor de Deus, que foi derramado em nossas vidas por meio do Espírito Santo (Rm 5.5; I Jo 1.3).
2.    A nossa comunhão com Deus possibilita a comunhão com o próximo.
3.    Uma depende da outra (I Jo 1.7).
4.    Lembremos que a Igreja é o Corpo de Cristo, cujos membros estão bem ligados e ajustados, mantendo um relacionamento contínuo de interdependência e cumplicidade (I Co 12.12-26).
5.    Estamos fortemente vinculados pelo amor (Cl 3.14), de forma que sentimos todos uma mesma coisa (I Co 12.26), alegrando-nos com os que se alegram e chorando com os que choram (Rm 12.15).
6.    A comunhão perfeita entre os crentes é um dos principais agentes de proclamação para o mundo (Jo 13.35).
                                        iii.    Nas Boas Obras: O apóstolo Paulo nos diz que a salvação não é alcançada pelas obras (Ef. 2.9), porém todo salvo deve praticá-la:
1.    “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10).
2.    Trata-se de uma forma eficaz de proclamação da mensagem do evangelho (Mt 5.16).
3.    Tal qual Dorcas, o crente deve ser “cheio de boas obras e esmolas” (At 9.36).
4.    Tiago foi enfático ao dizer que é impossível continuar professando a fé em Cristo sem a prática de boas obras, já que estas são uma expressão daquela (Tg 2.14-26).
5.    Atentemos para a recomendação paulina registrada em Gl 6.10:
a.    “Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos na fé”.

  1. CONCLUSÃO
    1. A Igreja é parte integrante do Reino de Deus e segue firme e inabalável na sua marcha rumo aos céus.
    2. Muitos mais do que na Antiga Aliança, “os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho” (Mt 11.5).

  1. REFERÊNCIAS
    1. Bíblia de Estudo Pentecostal. Donald C. Stamps. Ed Cpad;
    2. Teologia Sistemática. Eurico Bergstén; Cpad; Teologia Sistemática. Stanley Horton; Cpad;
    3. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. Myer Pearlman; Vida Acadêmica.

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1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

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