segunda-feira, 25 de julho de 2011

T03 L01 - O PROJETO ORIGINAL DO REINO DE DEUS

LIÇÃO 01  -  O PROJETO ORIGINAL DO REINO DE DEUS

  1. INTRODUÇÃO
    1. Neste novo trimestre estaremos estudando “A Missão Integral da Igreja, porque o Reino de Deus está entre nós”.
    2. Esta lição nos levará a uma compreensão do projeto original do Reino de Deus, bem como a relação da Igreja nesse contexto.
                                          i.    O que é o reino de Deus?
                                         ii.    Ele é presente ou futuro?
                                        iii.    Quem é o agente do Reino de Deus e qual a sua mensagem?
    1. Essas e outras perguntas estaremos respondendo nessa lição.

  1. O QUE É O REINO DE DEUS?
    1. “Podemos entender Reino de Deus como o domínio eterno de Deus em todas as eras, exercendo a Sua soberania sobre o universo, intervindo na história para conduzi-la ao ápice - a restauração de todas as coisas - e “revelando-se com poder na execução de todas as suas obras”. (Couto, p.46).
    2. Esse termo nas Escrituras pode assumir diversos significados:
                                          i.    A criação inteira é o reino de Deus
1.    (Sl 33.13; 103.19; 145.13; Ez 1.26-28);
                                         ii.    A nação hebreia é o reino de Deus
1.    (Ex. 19.6; Dt 33.5; Sl 47;93; 96; 97 e 99);
                                        iii.     O Reino Messiânico
1.    (Dt. 18.18,19; Sl 45.4;72.4; Is. 9.6; 11.4; 33.21,22; At. 3.22; Ap. 19.11-16).
                                       iv.    O Reino de Deus abarca todas as coisas sobre as quais Deus exerce poder, quer no mundo e tudo que nele existe, quer nas vidas dos homens.
1.    Portanto, o reino de Deus tem um significado puramente espiritual ou ético (Lc 17.20,21; Rm 14.7).
                                        v.    O Reino de Deus pode indicar salvação e vida eterna
1.    (Mt. 19.16;23,24; 25.34,46 ; Jo 3.3-5).
                                       vi.    O Reino de Deus indica a Igreja Cristã
1.    (Col. 1.13; 2 Pd 2.9-10).
                                      vii.    Os crentes como Reino de Deus
1.    (Mt. 6.10-13; Lc 11.2-4; Ap. 1.6);
                                     viii.    O futuro Governo de Deus
1.    (Is. 11.9; Jr 31.34; 1 Cor. 15.28; Ef. 1.10).

  1. HÁ DIFERENÇA ENTRE O REINO DE DEUS E O REINO DOS CÉUS?
    1. Alguns autores costumam fazer diferença entre “Reino de Deus” e “Reino dos Céus”.
    2. No entanto uma hermenêutica correta há de considerar ambas como sinônimas, pelo menos por duas razões:
                                          i.    Enquanto Mateus utiliza o termo “Reino dos Céus”, os outros sinópticos usam a expressão “Reino de Deus” em passagens paralelas.
1.    Comparar:
a.    Mt. 4.12-17 e Mc. 1.14-20;
b.    Mt 19.13-15 e Mc. 1.13-16;
c.    Mt. 19.16-26 e Mc. 10.17-31).
    1. Em diversos casos, reino dos céus aparece em Mateus com a ideia de algo já presente na história humana, e não apenas com sentido escatológico (Mt. 4.17; 10.1-8).

  1. COMO O REINO DE DEUS É EXPRESSO NO AT E NT?
    1. De um modo geral, no AT o Reino de Deus é expresso como uma realidade presente:
                                          i.    “Todas as tuas obras te louvarão, ó SENHOR, e os teus santos te bendirão. Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder, Para fazer saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino.” (Sl 145.10-12).
    1. Em outras passagens se refere a um reino futuro, ou ao que seria mais bem descrito como a futura manifestação do Reino de Deus.
                                          i.    Isaías diz que Ele governará “sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e justiça, desde agora e para sempre”(Is 9.7).
                                         ii.    E Daniel registra a visão de: “(...) de um como o filho do homem; e (...) foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído”.
    1. No NT ele é descrito como algo futuro.
                                          i.    Lemos em Mt. 21.43.24: “Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos” “Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus”. Mas também presente. Jesus diz aos líderes de Israel: “Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus”(Mt. 12.28).
    1. “Há um aspecto presente relacionado à realidade de entrar na esfera do governo e do reinado de Deus que, na experiência atual da pessoa, é, em sua maior parte, uma realidade espiritual.
                                          i.    Todavia, o futuro mostrará que o Reino de Deus também tem a dimensão física e futura” (Zuck. p.41).

  1. QUAL A DIMENSÃO ESCATOLÓGICA DO REINO DE DEUS?
    1. A dimensão escatológica do Reino de Deus aponta para o futuro quando se cumprirá a profecia de Daniel em que os reinos deste mundo serão destruídos, o mal será aniquilado, restabelecer-se-á a comunhão com Deus e o Senhor reinará com justiça para sempre, incluso aí o período milenial (Dn 7.13,14, 18,27).
    2. Na presente manifestação do reino somos “libertos da lei do pecado e da morte” (Rm 8.3).
                                          i.    Mas aguardamos a redenção completa quando recebermos um corpo revestido de “incorruptibilidade e imortalidade” (1  Cor. 15.20-25;42-57).
                                         ii.    Será também a época em que a comunhão restaurada em sua plenitude terá como símbolo maior o banquete entre Cristo e a Igreja (Lc. 13.22-29; Mc.14.25).

  1. QUEM É O AGENTE DO REINO DE DEUS NA PRESENTE ÉPOCA?
    1. Como já bem observamos, o reino de Deus está acima da esfera da ação da Igreja, pois tem a ver com a soberania de Deus sobre todas as Eras.
                                          i.    Todavia como Israel era o povo escolhido por Deus no A.T.(Ex. 19.6-9;24.1-5);
                                         ii.    Com a responsabilidade de ser exemplo para as nações, transmitindo assim o conteúdo do Reino de Deus (Rm 2.17-21);
                                        iii.    Acabou falhando em seu papel (Mt 21.43; Jo 1.12).
                                       iv.    Igualmente foi a Igreja comissionada por Deus para a mesma finalidade (Mt. 28.19,20; 2 Pe 2.9-10).
                                        v.    Não querendo dizer que Israel foi rejeitado para sempre (Lc 21.24;Rm 11.1,25).
                                       vi.    Mas que na presente dispensação, Deus tem escolhido a sua Igreja para realização de tal tarefa (Mt. 16.18; 28.19,20; 2 Pd 2.9,10).
  1. QUAL A MENSAGEM DO REINO DE DEUS?
    1. A porta de entrada para o Reino de Deus é o arrependimento do pecador e sua fé no Salvador segundo a mensagem proclamada do evangelho (Mt. 3.8; 9.13; Mc. 1.15; 2.17;Lc 5.32; 24.47; At. 26.20).
    2. Nada precisa ser acrescida, só a mensagem de arrependimento e fé permitirão ao homem perdido adentrar no reino de Deus.
    3. Há outro aspecto da mensagem do Reino que é o aspecto ético que se exemplifica no sermão da montanha que mostra o nível de padrão moral que o Senhor requer de cada um de nós.
    4. Não basta apenas ser um pretenso participante do reino, é preciso produzir fruto e ter a conduta de verdadeiros súditos do grande rei Jesus.(Mt. 5 e 6).
  2. CONCLUSÃO
    1. Aprendemos que o reino de Deus não é a Igreja, embora seja a mesma expressão do seu reino aqui na terra.
    2. O reino de Deus está acima da esfera da ação da Igreja, pois tem a ver com a soberania de Deus sobre todas as eras.
    3. A Igreja portanto expressa a realidade presente do Reino de Deus em toda sua trajetória e aponta para as  dimensões da era vindoura, onde ele será experimentado em toda a sua glória e resplendor.

  1. REFERÊNCIAS
    1. CABRAL, Elienai. Lições Bíblicas - Escatologia - CPAD.
    2. COUTO, Jeremias. Lições Bíblicas - Igreja Projeto de Deus -CPAD.
    3. NORMAN. Russel Champlin. Enciclopédia de Teologia e Filosofia.. vol. 5.
    4. CANDEIA. STAMPS, DONALT C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
    5. ZUCK, Roy. Teologia do Novo Testamento. CPAD. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More