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sábado, 31 de março de 2012

EBD: T02L01 - APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO


Escola Dominical - Esboços da EBD



Lição 1 - 1 de Abril de 2012


Leitura Bíblica em Classe: Apocalipse 1.1-8

A IGREJA SÓ TERÁ UM ARREBATAMENTO, NISSO PENSAI.

  1. ALERTA FINAL ESCAPE DAS COISAS QUE EM BREVE ACONTECERÃO

Apocalipse 1.1 REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;

Ø  Só os participantes do arrebatamento ficarão livres dessas coisas

Mateus 24.21 Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.

  1. ENTENDA QUE O QUE Á DE VIR VIRÁ ISSO É UMA VERDADE TESTIFICADA

Apocalipse 1.2 O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.

Ø  Quem crê nessa verdade sabe que será um acontecimento súbito

Mateus 24.27 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.

  1. O CRENTE DEVE ESTAR INSTRUÍDO EM CONSONÂNCIA COM ESSA ESPERANÇA

Apocalipse 1.3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

Ø  Feliz quem vive a palavra e esta pronto para não ser surpreendido

Lucas 12.40 Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.

  1. JESUS SEMPRE FOI PRESENTE EM TODAS AS COISAS E O SERÁ NA SUA VINDA

Apocalipse 1.4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;

Ø  Creia que Ele é o eterno, presente, passado e o futuro dos fiéis
Mateus 25.10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

  1. JESUS TEM TÍTULOS QUE RESULTA DE SUA MISSÃO PELO SACRIFÍCIO DA CRUZ

Apocalipse 1.5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,

Ø  Ser lavado no sangue de Cristo exige continuar se mantendo limpo

Hebreus 12.14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

  1. EM JESUS CRISTO NOS TORNAMOS SACERDOTES COM ACESSO TOTAL AO PAI

Apocalipse 1.6 E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.

Ø  O acesso que nos foi dado ao Pai precisa ser usado constantemente

Efésios 2.18 Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.

  1. QUEM FOR ARREBATADO VEM COM ELE E QUEM FICAR LAMENTARÁ SUA VINDA

Apocalipse 1.7 Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.

Ø  Seja um dos poucos escolhidos salvos e não os chamados perdidos

Mateus 22.14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

  1. DEUS É A ORIGEM E A CONCLUSÃO DE TUDO, ACREDITE QUEM QUER SER SALVO

Apocalipse 1.8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Ø  Aquele que não quer a sua salvação conhecerá o rigor da ira divina

I Tessalonicenses 1.10 E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.



  • Neste novo trimestre, estaremos estudando sobre o extraordinário tema: “As  sete cartas do Apocalipse: a mensagem final de Cristo à Igreja”.
  • Na primeira lição, introduziremos o assunto falando sobre o significado do termo “apocalipse”.
  • Veremos também importantes informações históricas e bíblicas sobre este livro.
  • Destacaremos ainda a importância deste, para os cristãos de todos os tempos.
  • E, por fim, citaremos três propósitos definidos do livro da Revelação para a Igreja Cristã.


  1. O QUE SIGNIFICA A PALAVRA APOCALIPSE

    1. A palavra “apocalipse” do grego apokalypsis se traduz por “revelação” (Ap 1.1a), que por sua vez significa revelar, tirar o véu, descobrir.
    2. Esta expressão implica o levantar de uma cortina para que todos possam ver o que está sendo mostrado.
    3. Quando usado para referir-se à escrita significa: revelar ou deixar claro (Ef. 3.3; Gl 1.12); quando usado para referir-se a uma pessoa a expressão é dea que por sua vez significa: presença visível, manifestação (II Ts 1.7; I Pe 1.7,13).
    4. Aqui se percebe claramente que diz respeito tanto ao livro como a pessoa de Cristo (Ap 1.1,2).


  1. IMPORTANTES INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO
    1. A história e a Bíblia nos fornecem dados importantes acerca desse livro.
    2. Vejamos algumas dessas informações:

                                         i.    Autoria.

1.    Na verdade o autor desta grande obra é o próprio Deus.
2.    Porém, o escritor é João. Isto ele mesmo assevera pelo menos quatro vezes (Ap 1.1,4,9; 22.8).
3.    O apóstolo descreve-se como “servo” de Deus (Ap 1.1), como um dos “profetas” (Ap 10.11; 22.9), e como “irmão vosso e companheiro na aflição” (Ap 1.9).
4.    Podemos citar aqui provas externas e internas que comprovam a sua autoria.
a.    Provas externas: segundo a tradição bem estabelecida, desde a época dos Pais Apostólicos, e no julgamento da grande maioria dos primitivos cristãos, o Apóstolo João, aquele que esteve reclinado “sobre o peito” do Senhor (Jo 21.20), foi o escritor do Apocalipse.
b.    Provas internas: 1. Somente o Evangelho de João e o Apocalipse se referem a Cristo como o Verbo (Ap 19.13; Jo 1.1); 2. Somente Apocalipse e o Evangelho de João descrevem Jesus como o Cordeiro (Ap 5.6,8; Jo 1.29); 3. ambos registros também descrevem Jesus como uma testemunha (Ap 1.5; Jo 5.31,32).

                                        ii.    Contexto e Data.


1.    O livro obviamente foi escrito numa ocasião em que a Igreja enfrentava perseguição e adversidade, o que nos fornece a idéia de que isso aconteceu durante os reinados de Nero e Domiciano, os quais instituíram o culto ao imperador.
2.    Por isso, segundo alguns pais da igreja, este livro foi escrito na última década do século I (90 e 96 d.C), próximo do final do reinado do imperador Domiciano (81-96 d.C).
                                       iii.    Lugar.

1.    O livro da Revelação nos noticia que João o escreveu quando estava numa pequena e desabitada ilha chamada Patmos, localizada no mar Egeu, a sudoeste de Éfeso.
2.    Esta ilha tem cerca de 13 km de comprimento com uma largura de até 6,5 km, e atualmente pertence a Grécia.

3.    As autoridades romanas haviam banido o apóstolo para lá por “causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo” como ele mesmo afirma (Ap 1.9).
4.    No entanto, neste ambiente hostil, João recebeu uma série de visões que expuseram a história futura do mundo.


  1. A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DE APOCALIPSE

    1. O livro de Apocalipse é o último livro da Bíblia e, infelizmente, para uma boa parte dos cristãos, um dos menos lidos.
    2. Ele conforme indica, pertence à classe de literatura conhecida como apocalíptica.
    3. É o único desse tipo no N.T, ainda que existam passagens apocalípticas em outros livros (Mt 24.1).
    1. Elencaremos abaixo algumas informações contidas nesse precioso livro que nos mostram sua tamanha importância para os cristãos:

                                         i.    A revelação de Jesus Cristo.
1.    Como já vimos, apocalipse é o livro da revelação, revelação de Jesus Cristo, como seu escritor: “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as mostrar aos seus servos as coisas enviou, e as notificou a João seu servo” (Ap 1:1).
2.    Ele mostra não o Cristo sofredor, e que morreu, como os evangelhos mostram (Mt 27.31; Lc 23.46), mas, o Cristo triunfante e ressuscitado (Ap 1.12-18).
3.    Esta verdade tanto trouxe consolação aos cristãos primitivos como tem proporcionado aos cristãos hodiernos.
4.    Nele Jesus é mostrado como:
a.    “a Fiel testemunha e o primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra” (1.5);
b.    como “o Alfa e o Ômega” (1.8)
c.    “aquele que é, que era e que há de vir, o TodoPoderoso” (1.8);
d.    como um semelhante ao “filho do homem” (1.13);
e.    como “o Filho de Deus” (2.18);
f.     como “aquele que é santo e verdadeiro” (3.7);
g.    como “o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus” (3.14);
h.    como “o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Jessé” (5.5);
i.     como o “Cordeiro” no céu, como o “Messias” que reina para sempre (11.15);
j.     como “o primeiro e o último (1.17),
k.    como o “Verbo de Deus” (19.13);
l.     como o “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (19.11);
m.  e como a “Raiz e a Geração de Davi, a brilhante estrela da manhã” (22.16).

                                       ii.    A realidade do Seu retorno iminente.
1.    Outro fato que torna o livro de Apocalipse de grande valor para a cristandade está no fato dele tratar da realidade iminente (que está prestes a acontecer) do retorno de Cristo - a maior esperança da Igreja.
2.    Podemos perceber esta realidade nas seguintes passagens bíblicas contidas no próprio livro (Ap 1.3,7; 22.12; 22.20).
3.    Portanto, essa notícia não nos amedronta, mas fortalece a nossa esperança, e tal qual o apóstolo João diz, falamos também: “Amém. Ora vem, Senhor Jesus” (Ap 22:20b).

                                      iii.    A nova Jerusalém, morada dos remidos.
1.    Sem dúvida alguma, o livro da Revelação também é importante para os que professam a fé em Cristo, porque ele nos mostra a santa cidade, que Deus preparou para todos aqueles que têm os seus nomes escritos no Livro da Vida (Ap 21.27).
2.    O apóstolo descreve de forma tão extraordinária a beleza desta cidade, como podemos ver nos seguintes versículos (Ap 21.2, 10-27).
3.    Lá os santos não mais sofrerão os tormentos que tiveram na terra (Ap 21.4), mas, desfrutarão da plenitude da revelação de Deus, pois contemplarão a sua face (Ap 22.4).

  1. PROPÓSITO DO LIVRO DE APOCALIPSE
    1. Como todo e qualquer livro da Bíblia, Apocalipse também foi escrito com objetivos definidos.
    1. Destacaremos pelo menos três:

                                         i.    Revelar os desvios doutrinários das Igrejas da Ásia.
1.    Durante este trimestre, estarão sendo abordadas especificamente, as cartas dirigidas pelo Senhor Jesus Cristo, às sete igrejas da Ásia, revelando-lhes o seu estado espiritual.
a.    Éfeso (a igreja do amor esquecido),
b.    Esmirna (a igreja confessante e mártir),
c.    Pérgamo (a igreja casada com o mundo),
d.    Tiatira (a igreja tolerante),
e.    Sardes (a igreja morta),
f.     Filadélfia (a igreja do amor perfeito)
g.    Laodicéia (uma igreja morna).
2.    Estas serão objeto de nossos estudos, pois analisaremos o que o Senhor aprovou e o que reprovou, a fim de que não incorramos nos mesmos erros e pratiquemos os seus acertos.
                                       ii.    Fortalecer a fé e a firmeza na fidelidade a Cristo.
1.    O conteúdo do livro consola, edifica e exorta os cristãos de todos os tempos e lugares a permanecerem firmes e fieis a Cristo (Ap 10.11).
2.    As promessas feitas às igrejas, não estão restritas somente aos seus membros, mas, como diz o próprio texto: “ao que vencer ”.
3.    Vejamos algumas dessas promessas:
a.    “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus” (Ap 2:7).
b.    “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte” (Ap 2:11).
c.    “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe” (Ap 2:17).
d.    E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações” (Ap 2:26).
e.    O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos” (Ap 3:5).
f.     A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome” (Ap 3:12).
g.    Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono” (Ap 3:21).
                                      iii.    Dar aos crentes uma perspectiva divina na revelação do desfecho da história humana.
1.    Quando João recebeu a revelação deste livro, ouviu a voz divina lhe dizer que as visões estavam em três tempos, vejamos:
a.    “Escreve as coisas que (presente), e as que depois destas hão de acontecer (futuro)” (Ap 1:19).
2.    Porém, seu aspecto futurístico se destaca, pois o livro é essencialmente escatológico (diz respeito a acontecimentos que estão porvir):
a.    “Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer” (Ap 4:1).
3.    Entre os acontecimentos futuros narrados no Apocalipse podemos destacar:
a.    a Grande Tribulação, que se inicia com a abertura dos selos (Ap 6.1); 
b.    a implantação do Reino Milenial de Cristo na terra (Ap 20.1-10);
c.    a condenação de Satanás (Ap 20.10)
d.    e o Julgamentos dos vivos e dos mortos (Ap 20.11-15).


  •  Como pudemos ver, o termo apocalipse não significa “enigma” (coisa obscura), muito pelo contrário, ele quer dizer: revelar, tirar o véu, descobrir.
  • Significa dizer que o intuito de Cristo para esse livro era o de tornar conhecido para os cristãos, seus planos futuros quanto à Igreja, aos judeus e aos gentios.
  • Por isso, ele não deve ser depreciado, pois é tido por bem aventurado aquele que lê, ouve e guarda as suas profecias (Ap 1:3).


REFERÊNCIAS

MACARTHUR. Bíblia de Estudo. SBB

MEARS, Henrietta. Estudo panorâmico da Bíblia. VIDA

DOUGLAS, J.D. O novo dicionário da Bíblia. VIDA NOVA

SITES CONSULTADOS



sexta-feira, 30 de março de 2012

DEVOCIONAL DIÁRIO: O PECADO SUBESTIMADO


"Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria." (Colossenses 3:5)

Um padre católico romano que tinha ouvido as confissões de 2.000 pessoas disse ter ouvido as pessoas confessarem toda sorte de iniquidades, incluindo o adultério e até mesmo assassinato, mas ele nunca tinha ouvido alguém confessar o pecado da cobiça.

Cobiça é um pecado muito sutil que pode levar a coisas muito piores. Cobiçar significa ansiosamente desejar o que pertence a outro, colocar o coração em alguma coisa. A tradução literal da palavra significa "desejar algo ardentemente", quase sugerindo a ideia de algo animal.

A cobiça não é apenas admirar o carro do seu vizinho. É querer do seu vizinho não ter um carro, como ele, mas ter o seu carro. E a cobiça geralmente conduz à ação. Cobiça é um pecado poderoso e subestimado que nos pode aleijar espiritualmente e, finalmente, destruir-nos. Ela não deve ser subestimada ou deixada sem atenção.

Pense nas pessoas na Bíblia que tragicamente cederam ao pecado da cobiça. Considere Eva e como o pecado entrou na raça humana. Gênesis nos diz: "Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o [...]" (Gênesis 3:6). Ela viu. Ela ficou encantada. Ela desejou. Ela pegou. Ela deu.

Então a cobiça funciona assim: Os olhos admiraram um objeto. A mente considera. A vontade vai sobre ele. O corpo move-se para a posse. Isso é cobiça. Esse é um pecado que podemos cometer muito facilmente.
 
Divulgação: Devocionais Diários

sábado, 24 de março de 2012

DEVOCIONAL DIÁRIO: PENSE ANTES DE FALAR



"Os lábios do justo sabem o que é próprio, mas a boca dos ímpios só conhece a perversidade." (Provérbios 10:32)

J. Vernon McGee costumava dizer: "A única prática de alguns cristãos é desdenhar de outros e tirar conclusões precipitadas."

Calúnias e fofocas são pecados que, infelizmente, são muito comuns entre cristãos. Quantas vezes já se espalharam boatos baseados em informações que simplesmente não são verdadeiras, pois a pessoa não se dá o trabalho de entender melhor a situação? A Bíblia diz: "Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha." (Provérbios 18:13)
Fofoca e difamação são muito mais fáceis de evitar antes que aconteçam, não é mesmo? Alguma vez alguém já fofocou a seu respeito? Disse algo sobre você que simplesmente não era verdade?

Provérbios 18:8 diz: "As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem até o íntimo do homem." A fofoca é assim. "Você tá sabendo?", alguém poderia dizer. Então começamos com aquela repugnante distorção dos fatos. Podemos simplesmente passar isso adiante, mas no final é como uma ferida. Machuca outras pessoas, e pode nos machucar também.

Então, quando ouvirmos boatos ou calúnias, o que devemos fazer? Eis aqui uma palavra que precisamos lembrar: PENSAR. É verdade? Se não for, então não passe para frente. Vai ajudar em alguma coisa? É necessário? É gentil? É construtivo?

Você pode pensar: "Bem... se eu aplicasse esse princípio o tempo todo, haveria um monte de coisas que eu não diria". Então não as diga. Será melhor assim. E muitos outros poderão agir da mesma forma.

Divulgação:  Devocionais Diários

EBD: T01L13 - SOMENTE EM JESUS TEMOS A VERDADEIRA PROSPERIDADE


Escola Dominical - Esboços da EBD

Lição 13 - 25 de Março de 2012

Leitura Bíblica em Classe: João 15.1-11

PROSPERIDADE SEM CRISTO É COISA DE MISERÁVEL, POBRE, CEGO E NÚ

1.   SÓ PELA VIDEIRA VERDADEIRA É QUE NOSSA ALMA SERÁ CUIDADA

Ø  João 15.1 EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

* As falsas videiras existem, mas só a autêntica cuida de nós

Ø  I Pedro 5.7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

2.   SE DEIXARMOS CRISTO NOS LIMPAR NOSSA VIDA SERÁ FRUTÍFERA

Ø  João 15.2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

* A limpeza é feita com a disciplina aplicada pela palavra

Ø  Hebreus 12.8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.

3.   SE DERMOS LUGAR AO ESPÍRITO A TRANSFORMAÇÃO É CONTÍNUA

Ø  João 15.3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

* A transformação contínua produz o progresso espiritual

Ø  2 Coríntios 3.18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

4.   A SEIVA DA FONTE DA VIDA SÓ FLUIRÁ NOS LIGADOS COM CRISTO
Ø  João 15.4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

* O desconectado com Cristo existe, só que não é vivo

Ø  João 6.57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.

5.   SÓ CRISTO É A FONTE DE SUSTENTO E PROGRESSÃO ESPIRITUAL

Ø  João 15.5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

* A ligação com Cristo é vital para ter dele vida e força

Ø  Gálatas 2.20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

6.   A SALVAÇÃO EXIGE UMA VIDA TOTALMENTE LIGADA A VIDEIRA

Ø  João 15.6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

* Quem não está ligado a Cristo o destino é o fogo eterno

Ø  Mateus 10.28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.

7.   A VIDA DEBAIXO DA GRAÇA DIVINA SEMPRE SERÁ ATENDIDA

Ø  João 15.7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

* Só debaixo da graça divina as nossas petições é concedida

Ø  Lucas 11.11 E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?

8.   O AUTÊNTICO DISCIPULO É RECONHECIDO SE PRODUZ FRUTOS
ü  João 15.8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.

* Jesus produziu muitos frutos e devemos seguir seu ideal

Ø  João 14.12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

9.   PERMANECER NO AMOR DE CRISTO É UM SINAL DE REGENERAÇÃO

ü  João 15.9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

* O amor que distribuímos é a prova da nossa espiritualidade

Ø  Mateus 5.44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

10.               CRISTO É EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA A PALAVRA A SER SEGUIDO

ü  João 15.10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

* Viver a palavra é a regra que guia os filhos de Deus em amor

Ø  I João 2.24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.

11.               O GOZO CONSTANTE VEM PELA PERFEITA RELAÇÃO COM DEUS

ü  João 15.11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.

* O relacionar com Deus produz fruto em nosso homem interior

Ø  Efésios 3.16 Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;



  •  Não são poucas as pessoas que conceituam qualidade de vida ou vida abundante como: conforto, riquezas, saúde, longevidade, ausência de sofrimento, etc.
  • É o que também creem e ensinam os adeptos da Teologia da Prosperidade.
  • Contudo, nesta lição, definiremos o verdadeiro significado do termo “vida abundante” que se referiu Jesus em um de seus sermões.
  • Analisaremos também os equívocos cometidos quanto ao conceito de pobreza e riqueza, como supostos aferidores de espiritualidade sadia; observaremos ainda em que realmente consiste a vida abundante prometida por Cristo; e por fim, veremos quais benefícios desta vida, para o cristão, no presente e no futuro.


  1. DEFINIÇÃO DA EXPRESSÃO: VIDA ABUNDANTE

    1. Para entendermos o significado da expressão “vida abundante” examinaremos a palavra “vida” e por conseguinte o termo “abundante”, a fim de compreendermos o que Jesus queria dizer com esta expressão:
                                         i.    No grego, há duas palavras usadas para o termo: “vida” .
1.    A primeira é bios: que é a vida comum, não somente aos seres humanos, mas a todos os animais (Gn 2.7;7.22).
2.    A segunda é zoeh: que significa a vida que o pecador recebe ao nascer de novo; é a vida sobrenatural que procede do próprio Deus (Jo 5.24; Rm 6.4).
a.    Portanto, enquanto bios é a vida extensiva, zoeh é a vida intensiva.
                                        ii.    O adjetivo “abundante” que indica qual tipo de vida a que Jesus se refere, segundo Aurélio, significa:
1.    Superabundante (em quantidade) e superior em (qualidade); Já que Cristo veio redirecionar nossa atenção para valores eternos (Mt 6.19,20).
2.    Está claro que ele não se referia a quantidade, mas a qualidade de vida (Gl 2.20).

    1. Diante disso, podemos concluir que a expressão “vida abundante” diz respeito a um nível de vida superior ao da existência.
                                         i.    Pois a vida bios , é terrena e passageira.
                                        ii.    Porém, a vida zoeh é espiritual e eterna.
                                       iii.    Ela é desfrutada, parcialmente no presente (Pv 15.15), e por conseguinte totalmente no porvir (Cl 3.4), por aqueles que nascem de novo.

  1. ERROS ACERCA DA POBREZA E DA RIQUEZA

    1. Infelizmente, não são poucos os equívocos cometidos por alguns cristãos quanto à visão de pobreza e riqueza.
    2. Veremos abaixo quatro extremos, que devem ser evitados:

                                         i.    Pobreza é sinal de piedade.
1.    O monasticismo (um movimento religioso surgido do Cristianismo), difundiu a ideia de que um cristão para ser considerado piedoso, para agradar a Deus, devia viver isolado da sociedade e abrir mão de tudo o que possuía, vivendo em pobreza.
2.    Esta visão encontra-se totalmente distorcida da Palavra de Deus, visto que a pobreza não pode aferir o caráter de um servo de Deus.
3.    Um autêntico homem de Deus é conhecido por sua fé e por suas obras, tal qual a árvore é conhecida pelos seus frutos (Mt 7.17,18; Lc 6.43,44; Gl 5.22).
                                        ii.    Pobreza é sinal de pecado. 
1.    Como podemos ver, este pensamento é antagônico ao primeiro.
2.    Se pobreza não pode ser evidência de uma vida piedosa, tampouco de uma vida de pecado.
3.    Estaria porventura em pecado o mendigo Lázaro que morreu e foi ao Seio de Abraão? (Lc 16.20-22); ou estaria debaixo de maldição o apóstolo Paulo que passou fome, frio e nudez? (II Co 11:27); teria o Filho de Deus pecado por ter preferido ser pobre para que pudesse enriquecer a outros? (II Cor 8:9). É evidente que não.
                                       iii.    Riqueza é sinal de comunhão.
1.    Este é um pensamento defendido pela Teologia da Prosperidade.
2.    No entanto, é um ponto de vista totalmente contrário ao Cristianismo, que ensina a prioridade pelas coisas que são do céu (Mt 6.33); que condena veementemente a riqueza mal adquirida (I Co 6:10) e a avareza, que é idolatria (Cl 3.5).
                                       iv.    Riqueza é sinal de pecado.
1.    Se não encontramos base bíblica para a Teologia da Prosperidade, também não encontraremos para a Teologia da Miséria, que procura demonizar (atribuir características demoníacas) a posse de bens materiais.
2.    Não esqueçamos de Jó, um homem riquíssimo de bens materiais, e que era justo (Jó 1.1); ou de Abraão, o pai da fé, que de igual modo era possuidor de grandes riquezas (Gn 13.5,6).
3.    Na verdade, os que defendem essa ideia tropeçam numa declaração paulina, citando-a de forma equivocada, como por exemplo: “o dinheiro é a raiz de todos os males” , quando na verdade o apóstolo disse assim: “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (I Tm 6.10).
4.    A idolatria não está nas coisas ou pessoas, mas no sentimento que devotamos a elas.

  1. EM QUE CONSISTE A VIDA ABUNDANTE

    1. Existe uma compreensão humana errônea acerca de vida abundante.
    2. Muitos acreditam que ela está baseada em uma vida de conforto, riquezas, saúde, longevidade, ausência de sofrimento.
    3. Assim também pensam e ensinam os seguidores da Teologia da Prosperidade.
    4. Mas, será isso mesmo o que alude Jesus quando disse: tenham vida, e a tenham com abundância”

                                         i.    A vida abundante consiste em qualidade de vida.
1.    “Eu vim para que ?(Jo 10.10b).
2.    Vejamos detalhadamente em que esta vida consiste:
a.    A vida abundante prometida por Jesus, não se caracteriza em conforto, riquezas, posse de bens, como ensinam os Teólogos da Prosperidade.
b.    Se assim o fosse, os ricos deste mundo já a possuíam.
c.    Também não significa vida longa. Na verdade, esta expressão diz respeito a qualidade de vida (Rm 6.4;7.6), que é oriunda de Cristo - a fonte (Jo 4.14; Jo 14.6; Ap 21.6).

                                        ii.    A vida abundante consiste em vida espiritual.
1.    No Éden, o homem desfrutava da vida abundante dada por Deus.
a.    Mas, apesar de ser advertido que se pecasse morreria, o homem transgrediu e foi afastado da presença de Deus (Gn 2.16,17; Rm 3.23).
b.    Em Adão morremos espiritualmente (Rm 5.12).
c.    Todavia, quando o pecador aceita a Cristo como Salvador, a vida espiritual outrora perdida, é restituída (Ef 2.1,5; Cl 2.13).
d.    Quando este nasce de novo, pela Palavra e pelo Espírito (I Pe 1.23; Tt 3.5).
                                       iii.    A vida abundante consiste em vida eterna.
1.    A vida que Cristo trouxe ao homem foi a vida eterna.
a.    Esta é experimentada parcialmente no presente (Jo 3.15,36; I Jo 5.11-13) e completamente no porvir (Lc 18.30; Rm 6.22; Gl 6.8), quando no arrebatamento da Igreja o nosso corpo mortal se revestirá de imortalidade e a nossa corrupção será revestida pela incorruptibilidade.
b.    Então, tragada será a morte na vitória. Aleluia! (I Co 15.52-54).

  1. BENEFÍCIOS DA VIDA ABUNDANTE
    1. A vida abundante ou vida eterna por meio de Cristo, inclui todas as condições, todos os efeitos e operações do Espírito Santo sobre o homem, tanto no aspecto presente quanto no futuro.
    2. Vejamos alguns benefícios oriundos desta vida:
                                         i.    No presente
1.    Justificação: Processo judicial que se dá junto ao Tribunal de Deus, através do qual o pecador que aceita a Cristo é declarado justo. “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1);
2.    Regeneração: Milagre que se dá na vida de quem aceita a Cristo, tornando-o participante da vida e da natureza divina. Através da qual o homem passa a desfrutar de uma nova realidade espiritual. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Co 5.17);
3.    Santificação: É a forma pela qual o nascido de novo é aperfeiçoado à semelhança do Pai Celeste, por meio do sangue de Cristo, da Palavra e do Espírito Santo. “E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus” (I Co 6.11).
                                        ii.    No futuro
1.    Glorificação: No plano da salvação, a glorificação é a etapa final a ser atingida por aquele que recebe a Cristo como Salvador e Senhor de sua alma.
a.    A glória de Cristo será partilhada plenamente com seus santos no arrebatamento da igreja.
b.    “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” (Fp 3.20,21).



  • Como pudemos ver, os Teólogos da Prosperidade afirmam que o cristão não pode ser pobre, nem deve passar privações, sofrimentos e enfermidades, porque Jesus veio trazer vida abundante.
  • Infelizmente, esta visão deturpada têm sido largamente difundida no meio evangélico, através de livros, da mídia televisiva, rádios, etc.
  • No entanto, como vimos, o verdadeiro sentido de vida abundante ultrapassa esse falso conceito, pois diz respeito a qualidade de vida pela regeneração; a vida espiritual de comunhão com Deus; e por fim, a vida eterna, como coroa da justiça prometida aos fiéis que amam a vinda de Cristo (Ap 2.10; II Tm 4.8).


REFERÊNCIAS

VINE, W.E, et al. Dicionário Vine . CPAD.
ANDRADE, Claudionor de. Dicionário Teológico. CPAD
BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. CPAD
BÍBLIA de Estudo Pentecostal. CPAD

SITES CONSULTADOS

http:// www.escola-dominical.com
http:// www.redebrasildecomunicacao.com.br
http:// www.pastoradilsonguilhermel.com.br


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7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

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