sexta-feira, 23 de março de 2012

EBD: T01L11 - COMO ALCANÇAR A VERDADEIRA PROSPERIDADE


Escola Dominical - Esboços da EBD

Lição 11 - 11 de Março de 2012
 Leitura Bíblica em Classe: I Crônicas 29.10-18

QUER SER PRÓSPERO? SÓ EM DEUS ESTÁ A VERDADEIRA PROSPERIDADE

  1. A PROSPERIDADE DIVINA VEM PELAS SUAS BENÇÃOS E BENEFÍCIOS

* Somos seus filhos e Ele é nossa eternidade de bênção

ü  I Crônicas 29-10 Por isso Davi louvou ao Senhor na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, Senhor Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.

ü  Daniel 7.18 Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade em eternidade.

* Nosso destino está em suas mãos, Ele é a fonte de tudo

ü  I Crônicas 29.11 Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.

ü  Efésios 1.11 Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;

* Nossa obediência possibilita receber o melhor de Deus

ü  I Crônicas 29.12 E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.

ü  Mateus 6.33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

  1. A PROSPERIDADE DIVINA EXCLUI A POSSIBILIDADE DE FRACASSOS
* Quem crê na vitória sempre dá graças rendendo louvores

ü  I Crônicas 29.13 Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória.

ü  I Coríntios 15.57 Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.

* Quem crê na provisão divina sabe que nada temos sem Ele

ü  I Crônicas 29.14 Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.

ü  Jó 1.21 E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.

* Quem crê ser peregrino sabe que não é aqui nossa morada

ü  I Crônicas 29.15 Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e sem ti não há esperança.

ü  Filipenses 3.20 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

3. A PROSPERIDADE DIVINA É GARANTIDA, POIS ELE SABE RETRIBUIR.

* Toda generosidade nas doações produzirá nosso galardão eterno

ü  I Crônicas 29.16 Senhor, nosso Deus, toda esta abundância, que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua.

ü  Apocalipse 22.12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

* Tudo que fazemos para Deus só tem retorno se for sem interesses

ü  I Crônicas 29.17 E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu.

ü  Mateus 6.2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

* Toda beneficência divina vem se conservarmos nosso pacto com Ele

ü  I Crônicas 29.18 Senhor Deus de Abraão, Isaque, e Israel, nossos pais, conserva isto para sempre no intento dos pensamentos do coração de teu povo; e encaminha o seu coração para ti.

ü  João 14.21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.




  • Já foi explicado ao longo deste trimestre, que a verdadeira prosperidade não consiste em acumular bens ou dinheiro, nem em depositar o coração nas incertezas das riquezas.
  • Por isso, veremos nesta lição, primeiramente, que a verdadeira prosperidade bíblica, contempla as necessidades supridas com a bênção divina por intermédio do trabalho que foi instituído por Deus como uma benevolência antes da “Queda” do homem.
  • Em segundo lugar, analisaremos que, a verdadeira prosperidade fundamenta-se também, na providência de Deus através da nossa obediência à sua Santa Palavra, e concluiremos observando que devemos fazer uso do nosso dinheiro de modo consciente e sábio.


  1. OBEDECENDO A DEUS - O SEGREDO DA VERDADEIRA PROSPERIDADE
    1. Já vimos em lições anteriores que existem diversos termos traduzidos do hebraico para “prosperidade” tais como:
                                         i.    Hadal “ser próspero”,
                                        ii.    Shalû “prosperidade”,
                                       iii.    Shalew “ser próspero”,
                                       iv.    Sakal, que significa “prosperar”.
                                        v.    Shalwâ “ter prosperidade”.
    1. Percebe-se claramente que nas Sagradas Escrituras, ser próspero não significa, necessariamente, possuir riquezas e bens materiais (Gn 39.2,3; 39.23; Dn 3.30; 6.28; Lc 19-31).
                                         i.    Nas páginas do AT

1.    A prosperidade depende, exclusivamente, da obediência a Deus, e à Sua Bendita Palavra.
2.    “Mas Moisés disse: Por que transgredis o mandado do Senhor? Pois isso NÃO PROSPERARÁ.” (Nm 14.41; Dt 5.32-33; 17.1820; Dt 29.9; Js 1.7-8; Js 1.8; I Rs 2.3; II Cr 24.20).
                                       ii.    Nas páginas do NT

1.    Da mesma maneira que no AT a prosperidade depende, exclusivamente, da obediência a Deus, e à Sua Palavra, no NT não é diferente.
2.    Tão importante quanto compreender e crer nas bênçãos divinas é saber a quem elas se destinam.
3.    Ao lermos a Bíblia, vamos encontrar bênçãos para toda a humanidade.
4.    Por isso, faz-se necessário analisar a quem essas promessas de bênçãos estão direcionadas .
5.    Vejamos:
a.    Aquele que é obediente (2 Cor 2:9; Rm 6:12; 16; Gl 3:1; 2 Ts 3:14; Hb 3:18; 1 Ped 1:4);
b.    Aquele que é submisso (Mt 11:29: 2 Cor 9:13; Ef. 4:32; Col 3:12-16);
c.    Aquele que é humilde (Mt 11:29; 18:14; Lc 1:52; Rm 12:16; 2Cor 10:1; 1 Ped 5:5; Tg 4:10; );
d.    Aquele que não dá lugar a incredulidade (Rm 4:18-20; Hb 3:12,13, 19; Tg 1:6,7).

  1.  TRABALHANDO - EXERCENDO UMA BÊNÇÃO ENTREGUE POR DEUS

    1. O trabalho é uma bênção de Deus e necessário aos homens.
                                         i.    “Pois comerás do trabalho das tuas mãos, FELIZ SERÁS, e te irá bem” (Sl 128.2).
                                        ii.    “Em todo trabalho há proveito” (Pv. 14.23-a).
    1. No hebraico a palavra “ãmãl” é usada para se referir a “trabalho, labuta” (Gn. 41.51; Sl.105.44).
    2. A palavra “ergon” do grego denota “trabalho, emprego, tarefa” (Gn. 41.52; Sl. 73.3; Mc.13.34; Jo. 4.34; 17.4; At. 13.2; Fp. 2.30; 1Ts. 5.13).
    3. A palavra “katergazomai” também do grego significa “trabalhar para fora, efetuar por labuta”.
    4. Deus honra aqueles que trabalham para se manter. “... se alguém não quiser trabalhar, não coma também” (2Ts. 310-b).
                                         i.    O trabalho veio antes do pecado do homem.
1.    Diferente do que algumas pessoas imaginam, o trabalho não é o julgamento de Deus por causa do pecado de Adão (Gn 3.17-19).
2.    Se examinarmos corretamente as Escrituras, veremos que Deus colocou o homem no jardim do Éden para o “lavrar e o guardar”, ou seja, para trabalhar antes mesmo da desobediência ao Senhor (Gn 2.15).
3.    Adão já trabalhava antes de pecar, cuidando do jardim.
4.    Uma das consequências do pecado, além da morte, foi que o trabalho seria “penoso e suado” (Gn 3.19), e isso não significa que ele seja amaldiçoado por Deus.
5.    “Não é, pois, bom para o homem que coma e beba e que faça gozar a sua alma do bem do seu trabalho? Isto também eu vi que vem da mão de Deus” (Ec. 2.24).
                                        ii.    O trabalho não foi o resultado do pecado
1.    Desde a criação de Deus que o homem foi colocado no jardim para “trabalha-lo, “cultivá-lo” (Gn 2.15) do hebraico “âbad”.
2.    A maldição (Gn. 3.16-17) era apenas “a dor e a fadiga” que haviam de acompanhar o trabalho, não o trabalho em si.
3.    Isso é destacado quando Lameque diz, por ocasião do nascimento de Noé, que este “nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o Senhor amaldiçoou” (Gn 5.29).
                                       iii.    O homem “imita” seu criador quando trabalha
1.    Ao trabalhar seis dias e descansar ao sétimo, Israel imitava a Deus ao criar o “kosmos” (Gn 2.1-2).  
2.    O homem deve descansar, imitando assim a Deus, que “descansou de seu trabalho” (Êx 20.11; Dt 5.14-15).
3.    O apóstolo Paulo disse: “Em trabalhos e fadigas...” (2Co. 11.27-a).

                                       iv.    Deus honra aquele que trabalha
1.    Temos vários exemplos na Bíblia, de homens que sempre trabalharam para se manterem e não serem “pesados aos seus irmãos”, como por exemplo:
a.    Davi era pastor de ovelhas (1Sm 16.19, 2Sm 7.8),
b.    Amós ganhava a vida como boieiro (Am 1.1),
c.    Jesus era carpinteiro (Mt. 13.55; Mc. 6.3),
d.    Paulo era fabricante de tendas (At. 18.1-3).
2.    “Vós mesmo sabeis que, para o que me era necessário, a mim e aos que estão comigo, estas mãos me serviram” (At 20.34).
3.    “Trabalhando com nossas próprias mãos” (1Co 4.12-b).
4.    “Porque bem vos lembreis, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós...” (1Ts 2.9).
5.    “...nem, de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós” (2Ts 3.8).

  1. FAZENDO USO DO DINHEIRO DE FORMA SÁBIA
    1. Ser próspero é também saber utilizar de forma sábia o dinheiro.
    2. Analisemos alguns pontos importantes:
                                         i.    Provisão familiar (Alimentação, saúde, moradia, vestes, etc.)
1.    1Tm 5.8 “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”
                                        ii.    Contribuir com a obra de Deus (Dízimos e ofertas)

1.    Pv 3.9 “Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda tua renda” 
2.    Ml 3.10 “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.”

                                       iii.    Pagar as contas pontualmente (Bom testemunho)
1.    “Não digas ao teu próximo: vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo.” Pv 3.28
                                       iv.    Ajudar ao próximo (Comunhão)
1.    At 2. 44-45 “Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha NECESSIDADE.”  
2.    Mt 5.42 “Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes”.

  1. FAZENDO MAL USO DO DINHEIRO
  1. Ser próspero, também é saber utilizar os recursos financeiros com sabedoria. Vejamos alguns problemas do mal uso do dinheiro:
    1. Consumismo

                                         i.    De acordo com o Aurélio, consumismo é o “Sistema que favorece o consumo exagerado” é a “tendência a comprar exageradamente”.
                                        ii.    A Bíblia adverte: “O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade” (Ec 5.10). 
                                       iii.    Alcançar todos os bens que se deseja não confere a ninguém a satisfação plena.
                                       iv.    O apóstolo Paulo encontrou na pessoa de Cristo, o equilíbrio no que tange às coisas materiais (Fp 4.11): “...aprendi a contentar-me com o que tenho”.
    1. Avareza
                                         i.    É o amor ao dinheiro, que causa uma verdadeira escravidão e dependência.
1.    “Por que o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns de desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores” (I Tm 6.9,10).
                                        ii.    Deus não condena o dinheiro em si, mas, a ambição, cobiça, exploração, e usura.
1.    Abraão era homem muito rico;
2.    Jó era riquíssimo, antes e depois de sua provação (Jó 1.3,10);
3.    Davi, Salomão e outros reis acumularam bens e nenhum deles foi condenado por isto.
                                       iii.    O que a Bíblia condena é a ambição desenfreada pelos bens (Pv 28.20; Dt 8.11; Pv 11.28; Mc 4.19; Pv 23.4,5; Pv 28.11; Pv 5.10).
    1. Dívidas
                                         i.    Muitas pessoas estão em situação difícil, por causa do uso irracional de benefícios oferecidos como facilidades pelo comércio, tais como: cartão de crédito, cheque, crediário, empréstimos, etc.
                                        ii.    As dívidas podem provocar muitos males, tais como: desequilíbrio financeiro, inadimplência, intranquilidade; provocando até certos aparecimentos de doenças, desavenças no lar; perda de autoridade e o mau testemunho perante os ímpios (Pv 6.1-5; 11.15).
1.    “O rico domina sobre os pobres, e o que toma emprestado é servo do que empresta” (Pv 22.7).


  • Podemos concluir que, para sermos bem-sucedidos, precisamos confiar na suficiência e providência de Deus mediante nossa obediência a sua bendita Palavra (Nm 14.41; Dt 5.32-33; 17.18-20; Dt 29.9; Js 1.7-8; Js 1.8; I Rs 2.3; II Cr 24.20).
  • Conscientizarmo-nos de que o trabalho foi instituído por Deus antes mesmo da Queda do homem como uma bênção do Senhor (Gn 2.15; 3. 17-19) e que, devemos fazer uso do nosso dinheiro de modo consciente e sábio para glória do nome do nosso Deus.
  • “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei para glória de Deus” (1Co. 10.31).


REFERÊNCIAS

BÍBLIA de Estudo Pentecostal. CPAD.
BÍBLIA de Estudo Aplicação Pessoal. CPAD.
BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. CPAD.
GONÇALVES, José. A prosperidade à luz da Bíblia. CPAD.

SITES CONSULTADOS

http://www.pastoradilsonguilhermel.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More