Escola Dominical - Esboços da EBD
Vencendo as Aflições da
Vida
Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor as livra de
todas
SUPERANDO
OS TRAUMAS DA VIOLÊNCIA SOCIAL
Lição
4 - 22 de Julho de 2012
Leitura Bíblica em
Classe: Gênesis 6.5-12
SÓ CRISTO TEM A
SOLUÇÃO PARA TODO TIPO DE TRAUMAS
1.
É O PECADO QUE GERA E ALASTRA A VIOLÊNCIA NO GÊNERO
HUMANO
ü Ele escraviza uma humanidade caída na perversidade
Gênesis 6.5a.. E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra
2
Pedro 2.12 Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos
para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua
corrupção.
ü Ele escraviza a mentalidade do homem na depravação
Gênesis 6.5b.. e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má
continuamente.
Efésios
4.19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução,
para com avidez cometerem toda a impureza.
2.
É O PECADO QUE LEVA O HOMEM A PERDER O SENSO DE FAZER O
BEM
ü A sua prática é um mal tão terrível ao ponto de afligir a
Deus
Gênesis 6.6 - Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e
pesou-lhe em seu coração.
Romanos
3.12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o
bem, não há nem um só.
ü A sua prática é um mal que provoca Deus a punir com
juízos
Gênesis 6.7 - E disse o SENHOR: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que
criei, desde o homem até ao animal até ao réptil e até a ave dos céus; porque
me arrependo de os haver feito.
Salmos
1.5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na
congregação dos justos.
3.
SOMENTE OS FIEIS REMANESCENTES ALCANÇARÃO A GRAÇA DIVINA
ü Deus olha com favor os que atentam sinceramente para Ele
Gênesis 6.8 - Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.
Provérbios
28.18 O que anda sinceramente salvar-se-á, mas o perverso em seus caminhos
cairá logo.
ü Deus olha com favor quem anda na fé em correntes
contrárias
Gênesis 6.9 - Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações;
Noé andava com Deus.
Hebreus
10.38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer
nele.
ü Deus olha com favor os seus fieis incluindo as suas
gerações
Gênesis 6.10 - E gerou Noé três filhos: Sem, Cam e jafé.
Atos
2.38 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os
que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
4.
A MALDADE CONTAGIOSA JUSTIFICA DEUS VARRER O PECADO DA
TERRA
ü Quando o mal se generaliza o juízo divino está muito
próximo
Gênesis 6.11 - A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a
terra de violência
Isaías
13.11 E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade;
e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos.
ü Quando o mal se generaliza a medida divina chega ao
limite
Gênesis 6.12 - E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda carne havia
corrompido o seu caminho sobre a terra.
Jeremias
30.23 Eis que a tempestade do SENHOR, a sua indignação, já saiu; uma tempestade
varredoura, cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios.
LIÇÃO
04 – SUPERANDO OS TRAUMAS DA VIOLÊNCIA SOCIAL
1.
Nesta
lição, definiremos o termo violência e abordaremos sobre a sua origem e
multiplicação com o passar dos anos.
2.
Pontuaremos
ainda alguns tipos de violência que existem e são praticadas atualmente.
3.
Veremos
que um cristão fiel não está livre de sofrer atos de violência como roubo,
assassinato entre outros, porque enquanto estivermos no mundo sofreremos aflições
e também porque Deus é Soberano e pode permitir que estes males sobrevenham a qualquer
pessoa.
4.
Por
fim, destacaremos o papel da igreja como lugar de cura, libertação e amor,
socorrendo as pessoas vitimadas por traumas decorrentes da violência social,
bem como na ressocialização daqueles que foram autores da agressão.
1. DEFINIÇÃO DE
VIOLÊNCIA
a.
O
dicionário Aurélio define o termo violência como: “constrangimento físico ou
moral; uso da força ou coação”.
b.
Nas páginas do Antigo Testamento o termo “violência”
do hebraico “hãmãs” quer dizer: “maldade, malignidade, agravo”.
c.
Podendo ser traduzida também como uma “maldade
violenta”.
d.
É
este o sentido que aparece em (Gn 6.11): “A terra, porém, estava
corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência”.
2.
ORIGEM E MULTIPLICAÇÃO DA VIOLÊNCIA
a.
Deus
criou o homem um ser gregário, ou seja, tendente a se relacionar com o outro,
constituindo-o em família (Gn 1.28), porém a desobediência de Adão e Eva trouxe
o pecado para a raça humana (Gn 3.16-19), desestabilizando todo tipo de
relacionamento (Rm 5.12).
b.
Com
certeza, o casal não imaginava que sua desobediência traria tantos males ao
mundo, no entanto, percebemos como a natureza pecaminosa se desenvolveu em seus
descendentes (Rm 3.23; 6.23).
c.
Vejamos alguns exemplos de violência registrados pela
Bíblia:
i. Caim, movido pela
inveja, mata Abel seu irmão: “E falou Caim com o seu irmão Abel; e
sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e
o matou” (Gn 4.8).
ii. Lameque gloria-se por
ter cometido um duplo homícidio: “E disse Lameque a suas mulheres Ada e
Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras;
porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar” (Gn
4.23).
iii. Na geração
antediluviana o mal começou a multiplicar-se sobre a terra de tal forma que, o
escritor do livro do Gênesis nos mostra um panorama de um mundo sem Deus, da
seguinte forma: “A terra, porém, estava corrompida diante da face de
Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida;
porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra” (Gn
6.11,12).
iv. O apóstolo Paulo nos
dá uma dimensão de como estava o mundo corrompido de sua época: “Estando
cheios de toda a iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de
inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; sendo murmuradores,
detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos,
inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; néscios, infiéis nos
contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia” (Rm
1.29-31)
3. TIPOS DE VIOLÊNCIA
a.
Violência física. Este tipo de violência diz respeito ao uso da
força com o objetivo de ferir. Vivemos numa sociedade tão corrompida pelo
pecado quanto no período antediluviano, pois são inúmeros os casos de violência
mostrados diariamente na mídia televisiva, escrita, rádio e internet.
i. Maus tratos com
mendigos nas ruas e com idosos, brigas dentro de estádios.
ii. Os jovens
principalmente, têm sido incentivados por filmes e esportes que exaltam a
violência, provocando neles o desejo de vingança quando contraditados ou por
nenhum motivo.
1.
Violência sexual. Este tipo de agressão tem sido muito
praticada. As pessoas encontram-se estarrecidas diante de tantos estupros e
casos de pedofilia que geram muitos traumas, conduzindo as vítimas ao suicídio,
depressão, problemas psicológicos etc.
a.
Essas
práticas pecaminosas se tornaram tão corriqueiras, que têm deixado as pessoas assombradas,
com medo de saírem de casa.
b.
Alguns
personagens bíblicos sofreram estes males: (Gn 34.2; II Sm 13.13,14).
b.
Violência psicológica. Este tipo de agressão ataca o ser
humano na sua auto-estima.
i. A violência
psicológica ou agressão emocional, é tão ou mais prejudicial que a física, e é
caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação e
desrespeito.
ii. Atualmente muitas
crianças e jovens sofrem bullyng nas escolas.
1.
O
dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica a palavra “bulir” como
equivalente a mexer com, tocar, causar incômodo ou apoquentar, produzir
apreensão em, fazer caçoada, zombar e falar sobre, entre outros.
2.
Este
tipo de agressão atinge a alma (a sede das emoções) do homem, gerando traumas
psicológicos, fazendo com que alguns não queiram mais ir a escola, contraindo
complexo de inferioridade entre outros males.
iii. O patriarca Jó sofreu
violência psicológica, por parte daqueles que vieram “consolá-lo”, quando na
verdade acusaram o patriarca de pecado (Jó 2.11-13; 16.2).
4. O CRENTE NÃO ESTÁ
IMUNE A VIOLÊNCIA
a.
Os
adeptos da Teologia da Prosperidade afirmam que Deus têm que livrar o seu servo
da aflição, no entanto, a Bíblia não ensina assim.
b.
Lembremo-nos
dos cristãos primitivos que enfrentaram os piores tipos de sofrimentos e morte por
causa da fé que professavam (At 6.8-15; 7.54-60; 8.1-4; 12.1-5; 14.4-28; Hb
11).
c.
E
que ainda hoje muitos se deparam com situações de extrema perseguição e
constrangimento em países intolerantes.
d.
O
cristão não é adepto da Teologia Prosperidade (que diz que o crente não passa
por aflição), mas da Teologia da Possibilidade, que ensina que Deus pode
livrar se Ele quiser.
e.
Foi
isso que confessaram os judeus ameaçados a serem lançados na fornalha por não se
curvarem diante da estátua erigida por Nabucodonosor: “Eis que o nosso
Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha
de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos
a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste” (Dn
3.17).
i. A vontade permissiva.
Refere-se
àquilo que Deus permite, ou deixa acontecer, embora Ele não deseje especificamente
que ocorra.
1.
De
fato, muita coisa que acontece no mundo é contrária a perfeita vontade de Deus,
como por exemplo: o pecado, a concupiscência, a violência, o ódio e a dureza de
coração.
2.
Portanto,
muitas aflições e males que nos acometem são permitidos por Deus (I Pe 3.17;
4.19).
3.
Portanto,
os cristãos não estão livres de enfrentar esses tipos de violência acima
citados.
4.
Pois
enquanto estivermos no mundo estamos sujeitos a qualquer coisa (Ec 9.2).
5.
Isto
significa dizer que apesar de crermos que Deus pode livrar-nos de aflições, nem
sempre Ele o faz. Isto está dentro da vontade permissiva de Deus.
5. O PAPEL DA IGREJA
DIANTE DO MUNDO VIOLENTO
a.
Como
sabemos, a Igreja de Cristo promove campanhas em socorro às vítimas de
catástrofes, faz um serviço de utilidade pública ao desenvolver projetos que
visam ressocializar indivíduos imersos nas drogas, delinquência, etc.
b.
Através
da ministração da Palavra e utilização de recursos afins visando a
transformação social.
c.
Sem
dúvida alguma, a Igreja é a luz que irradia e promove transformação nas
relações humanas (Mt 5.16; 1Pe 2.9,10).
d.
Ela
busca realizar a intervenção no espaço público, transformando a sociedade por
meio da: oração ( At. 4.23-31; 1 Tm 2.1-5); e da evangelização (Mt 28.19,20; Mc
16.15-20), onde vidas são transformadas pelo poder do Evangelho, libertando os
cativos oprimidos do diabo que antes estavam no mundo da delinquência, vícios e
idolatria (Ef. 2.1-3; 4.17-31; 1 Ts 1.6-10). Vejamos como a igreja atua diante
de um mundo violento:
i. Como lugar de cura. Apesar de uma pessoa
que tem traumas decorrentes de uma violência sofrida, procurar prioritariamente
um auxílio psicológico, não podemos deixar de dizer que a Igreja é um lugar
onde os traumas podem ser curados.
1.
A
vítima encontra na Palavra de Deus e no poder do Espírito Santo, condições de
vencer e superar toda e qualquer consequência do mal que sofreu.
2.
A
exemplo disto, temos vários exemplos de pessoas que foram restabelecidas para
glória de Deus (Sl 103.3; Lc 4.18; 5.17-26; Tg 5.14,15).
ii. Como lugar de
libertação. Definitivamente
as cadeias públicas não conseguem regenerar uma pessoa delinquente, apesar de
ser o propósito principal pelo qual foram criadas.
1.
No
entanto, na Igreja encontramos a maior agência de ressocialização para
indivíduos infratores.
2.
A
pregação do evangelho tem contribuído para a libertação de vidas, resgatando-as
de sua vil maneira de viver e regenerando-as, fazendo com que homens violentos
se tornem pessoas de bem e pacificadores (Mc 5.1-20).
iii. Como lugar do amor. O que as pessoas não
encontram no mundo cheio de violência, encontram na Igreja, pois, o amor de
Deus está derramado no coração daqueles que a compõem (Rm 5.5).
1.
A
convivência com os santos proporciona bem estar físico, emocional e espiritual
para todos aqueles que se tornam participantes de sua comunhão.
2.
Envolvidos
nesta atmosfera somos impelidos a amarmo-nos uns aos outros, fazendo pelo
próximo o bem que desejamos receber (Rm 12.10; I Ts 4.9).
1.
Como
pudemos ver, não temos como evitar sermos vítimas desta violência que há no
mundo.
2.
Enquanto
estivermos nele estaremos sujeitos a todo tipo e forma de sofrimento.
3.
No
entanto, devemos confiar em Deus que pode nos livrar, mas se Ele não quiser,
continuará sendo Deus e nós permaneceremos seus servos.
4.
Neste
mundo sofreremos aflições porém, aguardamos a restauração de todas as coisas e
um lugar onde a maldade não habitará (II Pe 3.13)
REFERÊNCIAS
• STAMPS, Donald C. Bíblia
de Estudo Pentecostal. CPAD
• VINE, W.E et al. Dicionário Vine. CPAD
ola a paz do sernhor gosto muito deste blog parabens, realmente so ha uma forma de vencermos os traumas desta vida marcada p violencia e desrespeito:é estando em Cristo e por ele e com ele sairmos vitoriosos dos embates desta vida. publiquem em minha nova pag. e um lugar reservados p evangelicos link wwwtrovadores.blogspot.com/pag.cantinhodoevangelico
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