domingo, 14 de outubro de 2012

SUBSÍDIO EBD: ATUALIDADE DOS PROFETAS MENORES


OS DOZE PROFETAS MENORES
(Grandes pensamentos em pequenas embalagens)

ADVERTÊNCIAS E CONSOLAÇÕES PARA A SANTIFICAÇÃO DA IGREJA DE CRISTO

POR FABIO JOSÉ DA SILVA


              Embora sejam chamados "profetas menores", não queremos ter a ideia de que não são importantes pelo seu conteúdo ser menor que de outros profetas deixando assim de mencioná-los. Lembrem-se que eles são "menores" unicamente por seus livros serem mais curtos do que dos outros grandes profetas, como Isaías, Jeremias e Ezequiel.

LIÇÃO 01: ESTUDO PANORÂMICO DOS PROFETAS MENORES



                Como cristãos, afirmamos aceitar toda a Bíblia como a Palavra Inspirada de Deus, mas o fato é que a maioria de nós negligencia o AT, e este compõe 80% de toda a Bíblia. Entretanto, a parte mais negligenciada deste menos conhecido AT é a parte destinada aos Profetas Menores.

                Muitos cristãos não tem a mínima ideia a respeito do conteúdo dos livros dos Profetas Menores e da sua relevância para nossas vidas nos dias de hoje, apesar de tantos séculos nos separarem.

1.       QUEM ERAM OS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO?

                O termo Profetas Menores é devido, unicamente, ao tamanho dos seus livros e não tendo nenhuma relação com a relevância de suas mensagens. Vejamos alguns pontos importantes:

a.       "... porei minhas palavras na sua boca, e ele dirá a vocês tudo o que eu lhe ordenar (Deuteronômio 18: 18 NVI POR)".
b.      Eram homens espiritualmente sensíveis à voz de Deus, que mantinham comunhão com Ele e que, por isso, falavam em seu nome.
c.       No AT, um profeta era alguém chamado por Deus para cumprir uma ou várias tarefas, especialmente a de entregar a mensagem dEle.
d.      Tinha estreito relacionamento com Deus e se tornava confidente do Senhor (Am 3: 7) - Via o mundo e o povo do conserto sob a perspectiva divina e não sob o ponto de vista humano.
e.      Não somente ouvia a voz de Deus, como também sentia o seu coração (Jr 6: 11; 15: 16-17; 20: 9). Por isso compreendia, melhor que qualquer outra pessoa, o Propósito, Vontade e desejos de Deus.
f.        À semelhança de Deus, amava profundamente o povo. Quando o povo sofria, o profeta sentia profundas dores (Lamentações de Jeremias). Almejava para Israel o melhor da parte de Deus (Ez 18: 23).
g.       Tinha profunda sensibilidade diante do pecado e do mal (Jr 2: 12, 13, 19; 25: 2-7; Am 8: 4-7; Mq 3: 8). Não tolerava a crueldade, imoralidade e a injustiça (Hb 1: 9).
h.      Tinha uma visão do futuro, revelada em condenação e destruição (Jr 11: 22-23; 13: 15-21; Ez 14: 12-21; Am 5: 16-20, 27), bem como restauração e renovação (Jr 33; Ez 37).
i.         O profeta não era simplesmente um líder religioso, mas alguém possuído pelo Espírito de Deus (Ez 37: 1, 4).
j.        Ele recebia conhecimentos divinamente revelados no tocante: as pessoas, aos eventos e à verdade redentora.
k.       Os propósitos principais de tais conhecimentos eram: Encorajar o povo a permanecer fiel a Deus e ao seu concerto.
l.         Via de regra, era homem solitário e triste (Jr 14: 17-18; 20: 15-18; Am 7: 10-13).
m.    Perseguido por falsos profetas que prediziam paz, prosperidade e segurança para o povo que achava em pecado diante de Deus (Jr 15: 15; Am 5:10; Mt 23: 29-36; At 7: 51-53).

2.       MENSAGEM DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO

                Tinha como objetivo, tornar clara a vontade de Deus ao povo mediante:
a.       Instrução;
b.      Correção;
c.       Advertência;
                O Senhor usava o Profeta para pronunciar o seu juízo antes deste ser deferido.
                A mensagem dos Profetas enfatizava três temas principais, são eles:

a.      A NATUREZA DE DEUS

q  Declaravam ser Deus um criador e soberano onipotente do universo, portanto, Senhor da história.
q  Leva os eventos a servirem aos seus supremos propósitos de salvação e juízo (Is 44: 28; 45: 1; Am 5: 27; Hc 1: 6)

b.      O PECADO E O ARREPENDIMENTO;

q  Os profetas do AT compartilhavam da tristeza de Deus diante da contínua desobediência, infidelidade, idolatria e imoralidade de seu povo.
q  A mensagem era idêntica a de João Batista: arrependei-vos, senão igualmente perecereis.
q  Falavam palavras severas de justo juízo contra aos transgressores.
q  Prediziam juízos catastróficos, tal como a destruição de Samaria pela Assíria (Oz 5:8-12; 9:3-7; 10:6-15) e a de Jerusalém por Babilônia (Jr 19:7-15; 32:28-36; Ez 5:5-12; 21:2,24-27).

c.       PREDIÇÃO E ESPERANÇA MESSIÂNICA;

q  Embora o povo tenha sido globalmente infiel a Deus e aos seus votos, segundo o concerto dEle com Abraão, Isaac e Jacó, os profetas jamais deixaram de anunciar-lhe mensagem de esperança.
q  Tinham que falar a palavra de Deus a um povo que rejeitava a sua mensagem.
q  Os profetas do AT eram defensores do antigo concerto e precursores do novo.

  3.       LUGAR DOS PROFETAS NA HISTÓRIA DO POVO HEBREU

                "Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo filho" (Hb 1:1-2ª).
                A carta aos hebreus continua mostrando a supremacia de Cristo e da sua obra redentora. Isto quer dizer que os profetas do AT são antiquados e obsoletos? É claro que não, muitas vezes ele (autor da carta aos hebreus) faz referências aos Profetas, para mostrar como suas palavras fortalecem a nossa compreensão da Pessoa e Obra de Cristo.
                Eram homens de Deus que, espiritualmente, achavam-se muito acima de seus contemporâneos, os sacerdotes, juízes, reis, conselheiros tinham, cada um, lugar destacado na história de Israel, mas nenhum deles logrou alcançar a estatura dos profetas.

4.       CONTEXTO HISTÓRICO

                O nosso Deus é o "Senhor da História" e nada foge ao seu controle. Ele dirige o desenrolar dos acontecimentos como um instrumento a serviço de Seus eternos propósitos. Ao estudarmos sobre a vida e mensagem dos profetas, devemos considerar tanto o contexto social, cultural, econômico e político, como a narrativa inspirada (Bíblia).

a.      NOS TEMPOS DA DOMINAÇÃO ASSÍRIA

                O Egito, no seu apogeu, foi usado por Deus como o Berço da civilização israelita e a despeito da sua glória e ciência, Deus puniu o Egito (Os Agressores de Jacó), mas, disciplinou também Israel e Judá devido à apostasia, idolatria e ao abandono da aliança com o Senhor;
                Neste contexto surgiram mensageiros do Senhor (profetas) conclamando o povo  ao arrependimento, mostrando-lhe que a ascensão dos assírios viera como extensão de Seu próprio braço, caso não se arrependessem. Os mensageiros deste período foram:

q  Oséias (reino do norte) O amor supera a dor;
q  Joel (reino do sul) - O dia do Senhor vem;
q  Amós (reino do norte) - Justiça, retidão e retribuição divina pelo pecado;
q  Jonas (reino do norte) - A magnitude da Misericórdia Salvífica de Deus;
q  Miquéias (reino do sul) - Juízo e Salvação Messiânica;
q  Naum (reino do sul) - Destruição iminente de Nínive;

b.      NOS TEMPOS DA DOMINAÇÃO BABILÔNICA

                Embora tenham atuado como instrumentos nas mãos de Deus, os Assírios foram punidos por sua crueldade e arrogância. Nabucodonosor, visando estender seus domínios, arrasa a cidade de Nínive e marcha implacavelmente contra Judá conquistando Jerusalém, saqueando seu templo e levando cativos seus habitantes;
                Mais uma vez vemos Deus agindo por meio da história para que suas promessas e intentos fossem cumpridos. E naquele contexto, os mensageiros foram:
q  Habacuque - Profetizou em Judá um ano após a invasão.
q  Sofonias - O dia do Senhor (grande tribulação), Destruição de Nínive e juízo contra as nações rebeldes;
q  Obadias - Juízo contra os Edomitas;

c.       NOS TEMPOS DA DOMINAÇÃO PERSA

“Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá; quem entre vós é de todo o seu povo, que suba, e o Senhor, seu Deus, seja com ele"(2 Cr 36:23).

                Após o tempo da disciplina dos Judeus (70 anos) o "Senhor da História" conduziu o reino persa, comandado por Ciro, ao triunfo sobre a Babilônia, a fim de restaurar seu povo.

Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante dele as portas que não se fecharão" (Is 45:1).

                Para que a vida em Judá voltasse à normalidade e se preparasse para a chegada do Messias prometido, Deus enviou os três últimos Mensageiros do Antigo Testamento:
q  Ageu - Primeira voz profética após o retorno a Jerusalém (15 anos) - reedificação do templo. Ânimo e esperança em dias melhores.
q  Zacarias - A conclusão do templo e promessas Messiânicas.
q  Malaquias - Atuou em Jerusalém quase um século após o regresso dos exilados ressaltando a característica do verdadeiro culto e dos verdadeiros adoradores.

5.       MENSAGEM DOS PROFETAS PARA OS DIAS DE HOJE

O estudo dos Profetas Menores vem ratificar a semelhança da situação do povo daquela época com a situação que vivemos nos dias de hoje, conclamando  grande necessidade para uma mensagem Profética que venha denunciar a corrupção, as injustiças sociais, o abuso de autoridade, o afrouxamento dos padrões de moralidade e a frieza espiritual do povo de Deus tão comum na mensagem dos Profetas Menores. E, diante dessa semelhança, podemos afirmar com bastante convicção que: OS PROFETAS DE ONTEM FALAM HOJE.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More