WEBRADIO KERYGMA

Programa Mensagens que produz vida: Levando a alegria e as boas novas do Evangelho a todos que ainda não conhecem a Cristo.

WEBRADIO KERYGMA

Programa Conexão Teológica: Se você crê somente no que gosta do evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo.

WEBRADIO KERYGMA

Programa Lições Bíblicas: Conhecendo o Deus da palavra pela palavra de Deus.

Devocional Pense Nisso

Alimentando sua vida com o melhor da Palavra de Deus.

Artigos Teológicos

Continuem crescendo na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Libertador, Jesus, o Messias. 2Pe 3:18..

Acompanhe nossos estudos biblicos

Os conflitos existenciais na vida do crente - Vivemos em luta, porém esta não deve nos abater.

Escola Bíblica Dominical

"Lâmpada para meus pés é a Tua Palavra, e Luz para os meus caminhos" Salmo 119.105

Curso de Discipulado

Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. Cl 1:28.

terça-feira, 24 de abril de 2012

ESTUDOS BÍBLICOS: AINDA HÁ ESPERANÇA

AINDA HÁ ESPERANÇA!

Na cultura brasileira existe um dito popular, que diz que: "A esperança é a última que morre". Na verdade este dito contraria o princípio bíblico de I Corintios 13:13, que nos diz que a esperança não morre, mas permanece para sempre.

É bem verdade que muitas vezes passamos por situações para as quais parece não haver mais esperança situações onde nos encontramos num beco sem saída. Nessas horas de tribulação, de provação e até mesmo de angústia e desespero, as circunstâncias parecem ser maiores que nós, e sentimo-nos derrotados, fracassados, impotentes e sem esperança.

Foi assim com Jairo, quando recebeu a notícia de que era tarde demais, sua única filha havia morrido, e já não valia a pena Jesus ir até ela (Marcos 5:35). Foi assim com Marta, quando seu irmão Lázaro adoeceu e morreu quatro dias antes de Jesus chegar a Betânia (João 11:17). Foi assim com Jó, quando ele perdeu tudo o que tinha - bens, filhos e filhas, saúde, reputação (Jó 1 e 2) - numa sucessão de perdas quando até mesmo sua esposa e seus amigos se voltaram contra ele.

Mas até mesmo nessas situações tão extremas, a guerra não esta perdida. Talvez ao longo da nossa caminhada com Deus, nós percamos algumas batalhas, mas nunca a guerra! O nosso general é Cristo é Ele quem peleja por nós e nos dá a vitória. Jesus Cristo - a esperança da glória! É n'Ele que devemos colocar a nossa esperança e a nossa fé! Assim como Jairo, Marta e Jó, devemos colocar nossa fé no Senhor e crer que nem tudo está perdido, e que apesar da adversidade das circunstâncias, "Ainda há esperança". "Porque há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como planta nova" (Jó 14: 7 - 9). Sim, devemos crer que ao cheiro das águas, viverá e dará frutos! Uma pequena fé num Deus Grande firmados na promessa de que "seremos como árvore plantada junto a corrente de águas que, no devido tempo dá o seu fruto, cuja folhagem não murcha, e tudo quanto fizermos será bem sucedido" (Salmo 1:3).

O Senhor está no controle. Ele tem um plano, e assim como Ele disse a Jairo, hoje Ele diz a você e a mim: "Não tenhas medo, confia em mim". Crer e confiar. E Jesus ordenou à filha de Jairo que se levantasse, e a menina logo saltou e começou a andar. "Ainda há esperança!" Marta sabia disso quando disse: "Senhor, se cá estivesses, o meu irmão não teria morrido. "Mas eu sei que mesmo agora não é tarde demais, pois tudo o que pedirdes a Deus, Ele te dará" (João 11:20).

Há um propósito para todas as coisas, inclusive para as nossas provações. Portanto, "Aquietai-vos e sabeis que Eu sou Deus" (Salmo 46:10). O Senhor quer reverter as adversidades em bênçãos, para nós e para outros. Quando Jesus soube que Lázaro havia adoecido, Ele disse que sua doença não era para morte, mas para a glória de Deus.
Que Ele, o Filho de Deus, receberia glória em resultado daquela enfermidade. Jesus ressuscitou Lázaro e muitos judeus que presenciaram este milagre creram n'Ele. Da mesma forma, hoje o Senhor nos convida a declarar que a adversidade pela qual estamos passando, não é para a morte, mas para a Glória de Deus! Quando Jó analisa sua vida, ele conclui que tudo o que aconteceu com ele contribuiu para que ele tivesse uma maior intimidade com Deus: antes "eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem" (Jó 42:5). E o Senhor restaurou a sorte de Jó e deu-lhe o dobro de tudo o que ele possuía. Portanto, não se dê por vencido, "ainda há esperança" logo você entenderá o propósito de Deus para esta hora.


Para Meditação:

"Agora pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor". I Cor. 13:13

domingo, 22 de abril de 2012

EBD: T02L04 - ESMIRNA, A IGREJA CONFESSANTE E MÁRTIR


Escola Dominical - Esboços da EBD
As Sete Cartas do Apocalipse
A mensagem final de Cristo à Igreja



Lição 4 - 22 de Abril de 2012

Leitura Bíblica em Classe: Apocalipse 2.8-11

DESISTIR DE MARCHAR POR CAUSA DAS LUTAS É NEGAR O NOME DE JESUS

1. SÓ AQUELE QUE PERSEVERAR ATÉ O FIM ALCANÇARÁ A SALVAÇÃO ETERNA

* Jesus é o exemplo, martirizado, suportou a cruz para triunfar

ü  Apocalipse 2.8a E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve:

ü  Filipenses 2.8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

* Jesus é o primeiro na eternidade e a primícia da ressurreição

ü  Apocalipse 2.8b Isto diz o primeiro

ü  Colossenses 1.. 18 E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência

* Jesus é o último porque será o juiz de todos e julgará com justiça

ü  Apocalipse 2.8c e o último

ü  Salmos 9.8 Ele mesmo julgará o mundo com justiça; exercerá juízo sobre povos com retidão.

* Quem gasta a sua vida pela causa de Cristo receberá a vida eterna

ü  Apocalipse 2.9a Conheço as tuas obras,

ü  João 12.25 Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.

* O verdadeiro crente que milita não recua em qualquer situação

ü  Apocalipse 2.9b e tribulação,

ü  2 Coríntios 4.17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

* Não é a condição exterior que importa e sim a nossa riqueza interior

ü  Apocalipse 2.9c e pobreza (mas tu és rico),

ü  Hebreus 1.26 Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.

* O fiel nada teme, pois tudo que fizerem contra nós é contra Cristo

ü  Apocalipse 2.9d a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.

ü  Hebreus 10.30 Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.

2. SÓ AQUELE QUE SUPORTAR TODO TIPO DE PROVAÇÃO TERA RECOMPENSA

* Temos que suportar aflições, pois isso se redundará em glória

ü  Apocalipse 2.10a Nada temas das coisas que hás de padecer.

ü  Romanos 8.18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

* É suportando as injustiças que se revelam quem é fiel a Cristo

ü  Apocalipse 2.10b Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados;

ü  Tiago 1.12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

* Deus permite que venham provações até onde podemos suportar

ü  Apocalipse 2.10c tereis uma tribulação de dez dias.

ü  I Coríntios 10.13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

* Nossa fidelidade com Cristo exige enfrentar tudo pela sua causa

ü  Apocalipse 2.10d Sê fiel até à morte,

ü  Filipenses 2.30 Porque pela obra de Cristo chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida para suprir para comigo a falta do vosso serviço.

* Aos militantes está prometida a recompensa da glória eterna

ü  Apocalipse 2.10e e dar-te-ei a coroa da vida.

ü  2 Timóteo 2.5 E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.

* O vencedor se livra da segunda morte e da ira divina e nada é pior que isso

ü  Apocalipse 2.11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.

ü  Apocalipse 20.6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.



  1. Nesta lição, obteremos informações históricas a respeito de uma das sete cidades da Ásia - Esmirna.
  2. Analizaremos o significado do seu nome, sua localização, população e religião. Veremos ainda como o evangelho chegou a ela, qual o principal pastor que apascentava aquela igreja e o seu perfil espiritual aos olhos de Cristo.
  3. Por fim, destacaremos pormenorizadamente as exortações feitas aos cristãos provados Analgizaremos igreja, quanto aos sofrimentos que ainda estavam por vir e a recompensa que Cristo lhe prometeu se permanecessem fiéis até a morte.


  1. CONTEXTO HISTÓRICO DA CIDADE

    1. É necessário destacar aqui algumas informações à respeito da cidade de Esmirna, a fim de compreendermos melhor a mensagem de Cristo a ela dirigida.
    2. Vejamos algumas:
                                         i.    Nome:

1.   O nome “Esmirna” significa “mirra”, uma substância amarga, porém, extremamente odorífera, usada como perfume e muitas vezes para unção de cadáveres para propósitos aromáticos.
2.   Atualmente ela é chamada Izmir.

3.   Esta cidade desenvolveu-se até tornar-se uma das mais prósperas cidades da Ásia Menor, ao ponto de ser chamada de Coroa da Ásia.
4.   Sob o domínio do Império Romano era famosa por seu esplendor e pela magnificência de seus edifícios públicos, e era um centro de ciência e medicina;
                                        ii.    Localização:


1.   Esmirna é uma cidade da província romana da Ásia, e está a 80 km ao noroeste de Éfeso, na praia do mar Egeu, dentro da atual Turquia Asiática;
                                       iii.    População:
1.   No tempo que o apóstolo João escreveu esta carta, a cidade de Esmirna contava com uma população de duzentos e cinquenta mil habitantes, aproximadamente;
                                      iv.    Religião:
1.   A idolatria estava presente na cultura da cidade, pois havia um rio chamado Meles, que era adorado em Esmirna.
2.   E, como colônia de Roma, praticava-se ali o culto ao imperador.

  1. COMO ERA A IGREJA DE ESMIRNA

    1. Conforme podemos entender do segundo tratado de Lucas, o médico amado, o evangelho provavelmente chegou a Esmirna quando Paulo vinha de Éfeso:
    2. “E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos ” (At 19.10).
    3. Portanto, Esrmina é uma das sete igrejas da Ásia, a quem Jesus Cristo enviou uma carta por intermédio do apóstolo João a fim de transmitir-lhe uma mensagem específica (Ap 1.4,11).
    4. Quando João escreveu a igreja de Esmirna, Jesus revelou-lhe o seu estado. Vejamos o que ele disse:
                                         i.    O remetente. Antes de tecer comentários sobre a igreja que estava em Esmirna, Jesus Cristo, o remetente da carta, se revela de uma forma bem especial, dizendo:

1.   “E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu ” (Ap 2.8).
2.   O Mestre mostra para a sua igreja que como Deus, Ele é Eterno (o primeiro e o último) e, como homem, é imortal: (foi morto, e reviveu);
                                        ii.    Ao anjo da igreja”.

1.   Provavelmente o anjo, ou seja, o pastor desta igreja pode estar indicando uma referência a pessoa de Policarpo; esse pastor nasceu em (69 d.C.), e morreu em (155 d.C.).
2.   Segundo registros históricos, ele foi discípulo do Apóstolo João, homem muito consagrado e o “principal pastor” da igreja de Esmirna durante o exílio de João em Patmos.
3.   Ele foi martirizado ao ser levado perante o governador e instado a negar a sua fé e o nome de Jesus, mas ele respondeu: “oitenta e seis anos o servi, e somente bens recebi durante todo tempo. Como poderia agora negar ao meu Senhor e Salvador? ” (HURLBUT, p. 65).
4.   Policarpo foi queimado vivo;
                                       iii.    Eu sei”.
1.   Embora João, o escritor da carta, não estivesse presente no dia a dia da igreja, o Senhor estava.
2.   Pois ele identifica-se, como “aquele que anda no meio dos sete castiçais de ouro ” (Ap 2.2), como ele mesmo prometeu (Mt 18.20), por isso para todas as sete igrejas da Ásia ele diz: “Eu sei”. Ele começou a relatar o perfil da Igreja, pois Ele é onisciente (tem todo conhecimento);
                                      iv.    As tuas obras”.
1.   A expressão “obra” do grego “ergon ” significa: trabalho, ação, ato.
2.   É extremamente importante ressaltar que o cristão não é salvo pelas obras (Ef 2.8,9), no entanto é salvo para as obras (Ef 2.10).
3.   O apóstolo Paulo ensinou que somos justificados pela fé (Rm 5.1), porém Tiago também ensinou que a fé sem obras é morta (Tg 2.17).
4.   Sem dúvida alguma, não existe contradição em ambas as declarações.
5.   Muito pelo contrário, elas se completam perfeitamente.
6.   Afinal de contas, um verdadeiro cristão que crê no Senhor Jesus Cristo, demonstra sua verdadeira fé com obras.
7.   Tal qual Abraão que primeiro creu e isso lhe foi creditado como justiça (Gl 3.6), mas que aperfeiçoou a sua fé quando obedeceu à voz de divina (Tg 2.22-24);
                                        v.    “E tribulação”.


1.   No grego, o termo tribulação, é “thlipsis ” que significa “pressão”, derivado de “thlibo ”, que tem o sentido geral de “pressionar”, “afligir”.
2.   Jesus não era insensível as perseguições que os cristãos daquela igreja estavam enfrentando, tanto externas (por meio dos romanos), quanto internas (pelos que se diziam judeus).
3.   Tal como a mirra, que como vimos tem sabor amargo, porém é cheirosa.
4.   Os crentes de Esmirna estavam experimentando a amargura da tribulação (Ap 2.9), todavia, seu testemunho era como um bom perfume que exalava às narinas de Deus (Ap 2.10);
5.   Afinal de contas o sofrimento na vida cristã testa a qualidade da nossa fé como o ouro que o fogo prova: “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo ” (I Pe 1.7);

                                      vi.    “E pobreza, mas tu és rico”.


1.   Os crentes de Esmirna eram pobres, não por falta de trabalho, mas devido às perseguições que sofriam.
2.   Suas propriedades e bens foram confiscados pelo poderio romano, e além de tudo, esses servos de Deus, ainda sofriam encarceramento, por se oporem ao paganismo presente na cidade.
3.   No entanto, está declarado na confissão de Cristo, que eles eram ricos.
4.   Podemos nos perguntar: em que? Nas riquezas espirituais.
5.   Eles eram de fato ricos: nas obras, na fé, na oração, no amor não fingido, na leitura da Palavra de Deus.
6.   Estas coisas diante de Deus, se constituem, do ponto de vista do cristianismo as riquezas da alma (Mt 6.20; 1Tm 6.17-19).

  1. EXORTAÇÕES E PROMESSAS FINAIS

    1. Podemos perceber nas palavras dirigidas por Jesus a igreja de Esmirna que ela, tanto como a igreja de Filadélfia não receberam nenhuma reprovação.
    2. No entanto, mesmo sendo elogiada, foi exortada a manter-se fiel (Ap 2.10).
    3. Por fim, Cristo lhe faz promessas consoladoras a fim de recompensar aos que vencerem (Ap 2.10,11).
    4. Vejamo-nas detalhadamente:
                                         i.    Cristo prevê que um sofrimento maior estava por vir.
1.   Podemos perceber claramente na declaração de Cristo que apesar da igreja estar sofrendo no presente: “eu sei a tua tribulação ”, estaria também enfrentando um sofrimento futuro, no entanto, foi estimulada a não temer: “Nada temas das coisas que hás de padecer ” (Ap 2.10).
2.   Na verdade, Jesus nunca prometeu uma vida isenta de dores e provações aos seus discípulos (Jo 16.33), muito pelo contrário, sempre advertiu que os que seguissem deveriam levar a cruz (Mt 16.24).
3.   Porém, Ele prometeu estar conosco em todo tempo: “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28.20-b);
                                        ii.    Cristo prevê qual seria o tipo de sofrimento.


1.   O texto nos fornece a informação de quem estava por trás da perseguição e qual seria o sofrimento experimentado pelos cristãos de Esmirna: “Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão , para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida ” (Ap 2.10).
2.   As perseguições promovidas pelos romanos àquela igreja, com a ajuda dos judeus (os que se dizem), foram obras de Satanás.
3.   Sob alegação de que os cristãos de Esmirna estavam “traindo” o imperador, houve um encarceramento em massa, e a seguir o imperador ordenou o martírio de muitos daqueles.
4.   Segundo historiadores, em uma só catacumba de Roma foram encontrados os remanescentes ósseos de cento e setenta e quatro mil cristãos, aproximadamente;
                                       iii.    Cristo prometeu galardoar os vencedores .
1.   Todo o sofrimento e provação que aqueles fiéis seguidores de Cristo, estavam enfrentando, segundo o próprio Jesus, teriam uma recompensa: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10).
2.   Assim como Cristo usou a coroa de espinhos (Mt 27.29) e depois a coroa de glória (Hb 2.9).
3.   Semelhantemente, os cristãos passariam pelo sofrimento para depois receberem dele a coroa, prometida a todos aos que o amam (Tg 1.12).
4.   Esta esperança também ardia no coração do apóstolo Paulo (II Tm 4.8).
5.   A expressão “coroa” do grego “sthepanos ” diz respeito a um prêmio ou recompensa dado como símbolo de triunfo nos jogos ou competições.
6.   A Escritura denomina esta recompensa de:
a.    coroa da vida (Ap 2.9);
b.    coroa da justiça (II Tm 4.8);
c.    coroa de glória (I Pe 5.4).
7.   Por isso, os cristãos foram incentivados a resistirem o pecado até a morte, cientes de que, o verdadeiro prejuízo não era a morte física, mas a espiritual, da qual eles já estavam livres, pelo sacrifício de Cristo: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24).



  1. Como pudemos ver, a cidade de Esmirna desfrutava de uma grande prosperidade material; no entanto a igreja de Cristo naquele lugar, por se opor as práticas pagãs, sofria: pobreza, perseguição e até morte.
  2. Isto fez com que Jesus lhes enviasse uma pequena carta, a menor em comparação com as outras, porém, grande em conteúdo, pois confortava aqueles cristãos que, apesar de pobres, eram ricos; mesmo perseguidos deveriam permanecer fiéis; e ainda que morressem, morreriam apenas fisicamente, pois seriam vencedores dignos da coroa da vida (Ap 2.11).
  3. Que possamos ter estes cristãos como um exemplo de que, mesmo passando por grandes sofrimentos, por amor a Cristo, devemos permanecer firmes e inabaláveis, imitando a perseverança do nosso Senhor, que pelo gozo que lhe estava proposto tudo suportou (Hb 12.2).


REFERÊNCIAS

      MACARTHUR, John. Bíblia de Estudo. SBB
      HURLBUT, Jesse Lyman. História da Igreja Cristã. VIDA.
      DOUGLAS, J.D. O novo dicionário da Bíblia. VIDA NOVA.
      VINE, W.E et al. Dicionário Vine. CPAD
      SILVA, Severino Pedro da. Apocalipse versículo por versículo. CPAD
      BOYER, Orlando. Pequena Enciclopédia Bíblica. CPAD


SITES CONSULTADOS




terça-feira, 17 de abril de 2012

DEVOCIONAL DIÁRIO: O BENEFÍCIO DA TENTAÇÃO



"Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte." (Tiago 1:14-15)

Você sabia que a tentação pode ter um efeito positivo em sua vida enquanto cristão? Se você realmente quer seguir a Deus, você vai se apegar muito a Ele durante a tentação. Como A. B. Simpson disse: "A tentação exercita nossa fé e nos ensina a orar... Cada vitória nos dá mais confiança em nosso líder vencedor e mais coragem para o ataque do inimigo."

Algumas pessoas têm a impressão de que seu pecado não vai alcançá-las. Mas a Bíblia diz que o pecado não só irá alcançá-las como também as levará à morte. Cedo ou tarde, vai acontecer. Elas não são as únicas exceções ao versículo que diz: "[...] estejam certos de que vocês não escaparão do pecado que cometeram." (Números 32:23). Confie, a Bíblia nos adverte sobre isso. Temos visto a ruína que o pecado traz à vida daqueles que com ele convivem.

Mas vamos olhar para o outro lado da moeda. Tiago 1:12 nos diz: "Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." Outra maneira de traduzir a palavra "bem-aventurado" é "feliz".

Assim, vemos que a tentação nos enrijece. Faz-nos mais fortes. Ela nos ensina a depender totalmente dEle. Não é fácil enquanto acontece, mas é uma bênção saber que você passou no teste.

Divulgação: Devocional Diário

domingo, 15 de abril de 2012

EBD: T02L03 - ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO


Escola Dominical - Esboços da EBD
As Sete Cartas do Apocalipse
A mensagem final de Cristo à Igreja

ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO

Lição 3 - 15 de Abril de 2012


Leitura Bíblica em Classe: Apocalipse 2.1-7

A ORDEM DE CRISTO É PARA A CONSTÂNCIA CONTÍNUA NA FÉ

1. JESUS SUSTÉM NA SUA MÃO OS MINISTROS QUE CUIDAM DA IGREJA
ü  Apocalipse 2.1a... ESCREVE ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas,
* Quem quer ter o apoio de Cristo deve ter zelo pela sua igreja
ü  Atos 20.28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
2. JESUS MANTÉM A PROMESSA DA SUA PRESENÇA NAS SUAS IGREJAS
ü  Apocalipse 2.1b...que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
* Quem quer a igreja como templo vivo não deixa Cristo ausente
ü  I Timóteo 3.15 Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
3. JESUS SABE QUEM É O HIPÓCRITA QUE EXPLORA A FÉ E QUEM É FIEL
ü  Apocalipse 2.2a... Conheço as tuas obras,
* Quem quer ser fiel a Cristo deve apresentar obras consistentes
ü  Tiago 2.18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
4. JESUS VÊ QUEM É CONSTANTE E NÃO RECUA EM SITUAÇÃO ADVERSA
Ø  Apocalipse 2.2b...e o teu trabalho, e a tua paciência,
* Quem quer prosseguir com Cristo não recua nas adversidades
ü  Hebreus 10.38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
5. JESUS NÃO ADMITE QUE SE INTRODUZA QUALQUER HEREZIA NA IGREJA
Ø  Apocalipse 2.2c...e que não podes sofrer os maus;
* Quem quer continuar salvo não entre no caminho da heresia
ü  Tito 3.10.11 Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.
6. JESUS QUER QUE OS MINISTROS SEJAM PROVADOS PELO QUE PREGAM
Ø  Apocalipse 2.2d...e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
* Quem quer ser aprovado por Cristo deve pregar a verdade
ü  II Jo 1.9 Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
7. JESUS RECONHECE O HOMEM ESPIRITUAL QUE SUPORTA TODA PROVAÇÃO
Ø  Apocalipse 2.3 E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
* Quem quer lutar pela causa de Cristo deve superar aflições
ü  2 Timóteo 2.3 Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo
8. JESUS REPREENDE QUEM NAS AFLIÇÕES TEM A DEVOÇÃO ESTAGNADA
Ø  Apocalipse 2.4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
* Quem quer ser transformado não descuida da espiritualidade
ü  Gálatas 3.3 Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
9. JESUS DIZ QUE A NEGLIGÊNCIA AO ARREPENDIMENTO TRÁZ JUÍZOS
Ø  Apocalipse 2.5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
* Quem quer estar firmado em Cristo não pode viver relaxado
ü  Jeremias 48.10a... Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR fraudulosamente;
10. JESUS QUER UM EVANGELHO AUTÊNTICO FOCADO NA SANTIFICAÇÃO
Ø  Apocalipse 2.6 Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
* Quem quer se santificar deve obediência aos preceitos divinos
ü  I Tessalonicenses 5.23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
11. JESUS DIZ QUE A ETERNIDADE COM ELE É SÓ PARA OS VENCEDORES
Ø  Apocalipse 2.7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
* Quem quer ser eterno com Cristo deve superar as tribulações
ü  Atos 14.22 Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.


  • Nesta lição estudaremos sobre a igreja de Éfeso, que tinha fidelidade na doutrina, pureza teológica, doutrinariamente sólida, forte e ativa, ainda que seu amor estivesse esfriado.
  • Analisaremos informações como sua localização, fundação e líderes.
  • Veremos ainda que esta igreja foi chamada a lembrar-se, arrepender-se, e voltar-se à prática das primeiras obras (Ap 2.5).


  1. CONTEXTO HISTÓRICO - GEOGRÁFICO
    1. Localização.

                                         i.    O nome Éfeso significa “Desejável” .
                                        ii.    A cidade encontra-se no pequeno continente da Ásia Menor.
                                       iii.    Esta era a capital da província romana da Ásia.
                                      iv.    Com Antioquia da Síria e Alexandria no Egito, formavam o grupo das três maiores cidades do litoral leste do Mar Mediterrâneo.
                                        v.    O templo da Diana dos efésios (At 19.28) foi considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. Éfeso era conhecida, também, como o foco de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana (At 19.27).
                                      vi.    Historiadores calculam a população da cidade de Éfeso no primeiro século entre 250 e 500 mil habitantes.

    1. Fundação da igreja.
                                         i.    A igreja de Éfeso foi fundada por Paulo e, provavelmente, por Áquila e Priscila, por volta do ano 52 d.C. (At 18:18-28).
                                        ii.    “ A mensagem de Paulo atingiu o coração de tudo o que aquele povo considerava mais precioso” (At 19.26).
                                       iii.    Paulo levou o Evangelho a esta cidade durante a sua segunda viagem missionária (At 18.19), e ensinou a Palavra de Deus ali, durante três anos (At 20.31).
                                      iv.    “Assim, a Palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente” (At 19.20).
                                        v.    Pelo menos duas vezes Paulo esteve nessa cidade (At 18.19 e 19.1).
                                      vi.    Em sua terceira viagem por aquela região, ele não chegou até lá, mas, estando em Mileto, “mandou a Éfeso chamar os anciãos da Igreja” (At 20.17).
                                     vii.    Durante a sua primeira prisão em Roma, Paulo escreveu a carta aos efésios, agradecendo a Deus o profundo amor que havia na igreja.

    1. Liderança.
                                         i.    Essa igreja recebeu duas cartas: uma de Paulo, a Epístola aos efésios (Ef 1.1-5), e outra de Cristo (Ap. 2.1-7).
                                        ii.    A primeira em 64 d. C., a segunda em 96 d. C. (SILVA, 1996, p. 29).
                                       iii.    “Na igreja de Éfeso […] estabelecida por Paulo e pastoreada por João (segundo a tradição cristã dos primeiros séculos ), foi assistida por dois outros excelentes obreiros: Timóteo e Tíquico […] Éfeso era a igreja teológica por excelência” (ANDRADE, 2012, p.15 grifo nosso).
                                      iv.    A igreja de Éfeso era afortunada por ter tido o ministério de Paulo.
                                        v.    A igreja tinha muitos inimigos, alguns ferozes como animais selvagens (1Co 15.32), e isso explica ainda mais a proximidade de Paulo com a congregação. Ser crente em Éfeso não era popular.
                                      vi.    Muitos crentes estavam sendo perseguidos e até mortos por não se dobrarem diante de César.
                                     vii.    Outros estavam sendo perseguidos por não adorar a idolatrada Diana dos Efésios.

  1. CARACTERÍSTICAS DA IGREJA DE ÉFESO
    1. A igreja de Éfeso, “Além de viver nas regiões celestiais, possuía um ministério completo” (ANDRADE, 2012, p.18).
    2. O NT diz que Paulo esteve em Éfeso, levando consigo Priscila e Áquila; e deixou-os ali (At 18.19); retornou mais tarde e desta vez permaneceu dedicado à pregação do Evangelho onde pregou a palavra de Deus por três anos (Atos 19:10; 20:31). “porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus” (At 20.27).
    3. Pelo teor e conteúdo da Epístola de Paulo aos Efésios, observa-se que aquela igreja era muito espiritual.
    4. “[...]  Dessa maneira, todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra sobre o Senhor Jesus, assim judeus como gregos " (At 19.10).
    5. Éfeso chegou mesmo a tornar-se o centro do mundo cristão.
    6. Vejamos o que encontramos nesta distinta igreja:
                                         i.    Uma igreja poderosa no combate aos falsos líderes (Ap 2.2-b). “[...] os que dizem ser apóstolos e [...]”.o não são
1.   Está em foco neste versículo, os chefes Gnósticos, que tinham arrogado para si o título de apóstolos de Cristo.
2.   Paulo diz que tais “[...] falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo” (2Co 11.13-b). 
3.   Paulo os chamou de “[...] lobos cruéis, que não perdoarão ao rebanho” (At 20.29-a).
4.   A igreja de Éfeso não suportava os tais gnósticos, e, por isso, foi louvada pelo Senhor: “puseste à prova”.
5.   Esta expressão é o equivale no grego a “reprovaste-os”.
6.   Paulo já havia avisado os presbíteros dessa igreja sobre os lobos que penetrariam no meio do rebanho (At 20:29-30).
7.   A igreja de Éfeso tinha discernimento espiritual e tornou-se intolerante com a heresia e com o pecado moral.
                                        ii.    Uma igreja poderosa na paciência e no trabalho (Ap 2.3-a). “...tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome”.
1.   É evidente que os que tem esperança, esperam.
2.   E, “os que esperam no Senhor renovarão as suas forças...” (Is 40.29, 31; Sl 89.19).
3.   A inatividade na vida espiritual é condenada por Deus.
4.   No livro de Provérbios fala-se do “preguiçoso” cerca de 17 vezes (Pv 21.25; 26.13).
5.   A igreja de Éfeso era conhecida pelas obras:
a.     perseverava no trabalho;
b.    não cansava no serviço de Cristo.
6.   Note como se repete a palavra “paciência”; eram perseverantes no lidar (v. 2 ), e perseverantes no sofrer (v. 3).

                                       iii.    Uma igreja poderosa nas Escrituras, mas atrofiada na prática do amor (Ap 2.4). “...deixaste a tua primeira caridade ”.

1.   A presente expressão não significa “declínio da fé” como alguns pensam, mas, antes, sugere um esfriamento no amor (Mt 24.12).
2.   Paulo chegou até a convidá-los a participarem da “...largura, e a altura e a profundidade” do amor de Deus,  […] que excede todo o entendimento” (Ef 3.18-19).
3.   O desaparecimento gradual do amor fraternal no coração do salvo (Mt 24.12), tem como resultado, o abandono da “primeira caridade”.
4.   Pedro disse aos seus leitores: “...sobretudo, tende ardente caridade...” (1Pd 4.8).
5.   Se o cristão não tem amor, a vida espiritual também não tem sentido (1Co 13.3-4).

                                      iv.    Uma igreja poderosa no combate as heresias (Ap 2.6). “[...] Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas [...]”
1.   Os nicolaítas pregavam um evangelho sem exigências, liberal e sem proibições.
2.   Eles queriam gozar o melhor da igreja e o melhor do mundo.
3.   Eles incentivavam os crentes a comer comidas sacrificadas aos ídolos, ensinavam que o sexo antes e fora do casamento não era pecado e acabavam estimulando a imoralidade.
4.   Mas, a igreja de Éfeso não tolerou as obras dos Nicolaítas.

  1. LIÇÕES APRENDIDAS DA IGREJA DE ÉFESO
    1. O problema dos cristãos da cidade de Éfeso não foi uma questão de doutrina incorreta, mas, como vimos, de falta do primeiro amor (alegria da salvação, desejo de orar, de jejuar, de ler a Palavra, de louvar etc. Sl 51.12; 116.1).
    2. Eles abandonaram o seu primeiro amor e não lembravam dos grandes mandamentos que formam a base para todos os ensinamentos de Deus (Mt 22:37-40).
    3. Analisemos algumas lições da igreja de Éfeso:
                                         i.    Voltar ao primeiro amor.

1.   “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor” (Ap 2.4).
2.   O primeiro amor, é Cristo ter primazia em tudo em nossa vida.
3.   Paulo instruiu os efésios sobre a importância do amor como alicerce da vida do cristão (Ef 3:17; 4:2,16: 5:2; 6:23).
4.   Não devemos distorcer esta advertência para criar um conflito entre o amor e a verdade.
5.   Podemos defender a verdade, como os efésios fizeram e, ao mesmo tempo, praticar o amor.
6.   Foi exatamente isso que Paulo pediu aos efésios: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.(Ef 4:15).

                                        ii.    Lembrar de onde caiu.

1.   “Lembra-te, pois, de onde caíste” (Ap 2.5 -a).
2.   É do ponto onde caímos que Cristo nos espera.
3.   Para os efésios se arrependerem, teriam que lembrar da comunhão com Deus que deixaram para trás.
4.   O Filho pródigo não só se lembrou da Casa do Pai, mas voltou para lá.
5.   Lembrança sem arrependimento é remorso. Essa foi a diferença entre Pedro e Judas.
6.   Arrepender é mudar a mente, é mudar a direção, é voltar-se para Deus.
7.   É deixar o pecado.
8.   É romper com o que está entristecendo o Noivo.
9.   Uma vez que caímos, é necessário desenvolver novamente o amor para com Ele.

                                       iii.    Arrepender-se.
1.   “Arrepende-te” (Ap 2.5 -b).
2.   Arrependimento não é emoção, é decisão.
3.   É atitude.
4.   Não precisa existir         choro, basta decisão.
5.   O arrependimento é a mudança de atitude.
6.   Quando decidimos deixar o pecado e fazer a vontade de Deus, nós nos arrependemos.
7.   O pecador precisa se arrepender para obter perdão dos pecados (At 2:38).
8.   O cristão que tropeça precisa se arrepender (At 8:22).
9.   Aqui, uma igreja cujo amor esfriou-se precisou se arrepender.

                                      iv.    Voltar as primeiras obras.
1.   “Volta à prática das primeiras obras” (Ap 2.5 -c).
2.   A mudança de atitude (o arrependimento) produzirá frutos (Mt 3:8).
3.   Pelas obras, a pessoa arrependida mostrará a sinceridade da sua decisão.
4.   A igreja em Éfeso precisava voltar à prática do amor.
5.   Não basta saber que é preciso arrepender-se. Precisamos perguntar:
a.    Para onde precisamos retornar?
b.    Para o ponto do qual nos desviamos.
c.    Retornar para um lugar qualquer só nos levaria para outros descaminhos.
                                        v.    Ouvir a voz do Espírito Santo.
1.   “Quem tem ouvidos, ouça” (Ap 2.7-a):
a.    Frequentemente, Jesus chama os ouvintes a ouvirem a sua mensagem (Mt 11:5; 13:9,43).
b.    O problema de um coração teimoso se reflete nos ouvidos tapados que recusam ouvir a verdade (Mt 13:15).
c.    Os efésios provaram àqueles que falavam, agora eles seriam provados pela maneira de ouvirem.

                                      vi.    Perseverar para salvação.
1.   “Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida [...]” (Ap 2.7-c):
a.    A recompensa aguarda os vencedores que perseveram no amor e na verdade.
b.    Aqueles que desistem, abandonando para sempre o seu amor, não receberão o galardão.
c.    Aqueles que andam com Deus têm a esperança da vida no paraíso do Senhor.



  • Como pudemos ver, o Senhor Jesus mencionou diversas qualidades da igreja de Éfeso, mas, nem por isso deixou de mencionar o esfriamento do amor.
  • Significa dizer que apesar de qualquer esforço, e de toda sinceridade, será gravíssimo o nosso estado espiritual se nos faltar o amor.
  • Como disse o apóstolo Paulo:
  • “...ainda que tivesse o dom de ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria... Ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso (1 Co 13.3-4).



REFERÊNCIAS

ANDRADE, Claudionor de. Os sete castiçais de ouro. CPAD.
__________, Claudionor de. Dicionário Teológico. CPAD.
SILVA, Severino Pedro da. Apocalipse versículo por versículo. CPAD
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
VINE, W.E, et al. Dicionário Vine. CPAD.


SITES CONSULTADOS:




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 METAS DIÁRIAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

1) Cultuar a Deus, o que inclui adoração profunda, renúncia, intercessão, leitura bíblica com meditação e, eventualmente, jejum.
2) Esforçar-se para conduzir pessoas a Cristo e, quando possível, estar em paz e comunhão com os irmãos (Hb 12.14), exceto quando estes se enquadrarem em 1 Coríntios 5.11.
3) Defender a verdade do Evangelho, mas com mansidão e temor (Fp 1.16; Gl 1.8; 1 Pe 3.15).
4) Refletir a cada momento se tem andado conforme a Palavra de Deus (Sl 119.105).
5) Estar preparado para o Arrebatamento da Igreja (1 Jo 3.1-3; 1 Ts 5.23).
6) Estar mais cheio do Espírito Santo hoje do que ontem (Ef 5.18, gr.).
7) Ler bons livros, principalmente de autores que amam a Jesus e respeitam a sua Palavra.

Todo Dia Fm 106,5

Tododia 106,5 FM - Frequência Feliz!

KerYgma Chat

PARA PARTICIPAR DO CHAT SIGA AS INSTRUÇÕES:
1-Digite seu nome no espaço onde esta escrito apelido.
2-Click em Conectar.
3-Seja bem vindo a Família WebRábio KerYgma!!!

Passa Tempo

Hamster virtual

CHAT PERMANECER EM JESUS

Pedidos de Oração

------>LOCAIS ONDE O KERYGMA EVANGÉLICO JÁ ALCANÇOU?<------

----------------------------------->CURSOS ON LINE<---------------------------------

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More